O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, também é uma oportunidade para discutir temas ligados à educação midiática, como representação, viés de gênero das ferramentas de inteligência artificial, discurso de ódio e influência das redes sociais na definição de padrões de beleza, entre outros.

As inúmeras mensagens de mídia a que estamos expostos diariamente — no noticiário, em anúncios publicitários, nas plataformas de redes sociais ou mesmo em cartazes pelas ruas — influenciam a maneira como enxergamos o mundo. Podem, por exemplo, dar visibilidade a mulheres em funções de liderança no trabalho ou, por outro lado, reforçar estereótipos de gênero e atrelar a imagem feminina a tarefas domésticas.

O EducaMídia conta com uma série de recursos para apoiar educadores no desenvolvimento de atividades que incentivem a análise crítica e a produção responsável de conteúdos. Veja, a seguir, alguns desses materiais:

ARTIGOS

O que a inteligência artificial nos conta sobre mulheres e estereótipos

Por que homens odeiam mulheres jogando futebol?

Como a internet amplifica a misoginia entre os jovens

Ataques a mulheres ganham novos formatos no ambiente online

Por que seguir um agressor de mulheres nas redes sociais?

Mulheres desafiam padrão de beleza nas redes

Nem tudo é belo no mundo dos filtros

PLANOS DE AULA

Infância, diversidade e representações

Leitura visual: a imagem no jornalismo

Leitura visual II: autoria e edição

Quem é quem nas redes sociais

GLOSSÁRIO INTERATIVO

Representação

FORMAÇÃO DE PROFESSORES (vídeos)

Algoritmos, viés e representação

Representação e preconceito nas mídias