Imagem de carregamento
— Guia Prático para Gestores

Educação Midiática em Rede

Este Guia, elaborado pelo EducaMídia, é um convite para que sua rede embarque agora em um projeto sustentável de educação midiática. Nele você encontrará um passo a passo de como sensibilizar, engajar e/ou formar a comunidade escolar para que a educação midiática seja integrada às práticas pedagógicas de forma sustentada.
Entre em contato
ilustração da capa de um livro

A educação midiática é direito básico e pré-condição para o exercício da cidadania em um mundo cada vez mais conectado. Sua prática pode ser inserida no dia a dia da escola, para que todas as crianças e jovens tenham a oportunidade de desenvolver um conjunto de habilidades imprescindíveis para consumir e produzir informações de maneira responsável e reflexiva. Além disso, entendemos a educação midiática como abordagem essencial para um aprendizado mais autêntico e significativo no século 21. Neste Guia, gestores, diretores e outras lideranças educacionais encontrarão o apoio necessário para implementar um projeto de educação midiática que faça sentido em seu contexto, a partir de quatro passos:

1. SENSIBILIZARConheça os conceitos, a importância e a urgência da educação midiática

2. ENGAJARCrie as condições para transformar as práticas pedagógicas da rede e inserir a educação midiática no dia a dia da escola

3. FormarPrepare a comunidade escolar para as práticas da educação midiática

4. SustentarApoie todo o ecossistema para que a educação midiática seja sustentável e permanente em sua rede

Por que adotar a proposta do EducaMídia em sua rede?

O EducaMídia apoia a expansão do conceito de letramento para incluir as múltiplas linguagens e os fenômenos comunicativos da nossa sociedade conectada, em sintonia com as competências gerais e diversas habilidades da BNCC. Além disso, nossa proposta visa inserir a educação midiática como prática cotidiana em qualquer disciplina ou ciclo, reforçando a aprendizagem dos conteúdos curriculares sem disputar espaço e tempo na grade escolar.

Como projetos de educação midiática relacionam-se com o uso de tecnologia?

Na abordagem proposta pelo EducaMídia, ​a educação midiática oferece contexto e dá sentido ao uso da tecnologia, tirando o foco apenas das ferramentas e permitindo que os alunos se conectem de forma mais consciente e significativa com a cultura digital. Isso não quer dizer que uma rede ou escola menos favorecida em termos de estrutura tecnológica não possa abraçar um projeto de educação midiática.

O EducaMídia é sensível à diversidade cultural e socioeconômica dos diversos cantos do país. Por ser um programa nacional e com experiência na formação de diferentes públicos, pode adequar suas entregas e oferecer sugestões e adaptações para atender às mais variadas necessidades na implementação da educação midiática. Conte conosco!

Contato

Email: educamidia@palavraaberta.org.br

Telefone: 11 3034 5295

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade