A era da superabundância de informações exige que nossa visão do que é letramento seja expandida. Além do acesso ao universo de mensagens, dados ou imagens proporcionado pela tecnologia, como podemos garantir que as crianças e jovens tenham uma experiência positiva nas redes, condições reais de transformar informação em conhecimento e voz efetiva em suas comunidades?

01. sociedade conectada
Um universo se expandindo
A educação midiática precisa ser encarada como um direito dos estudantes. A primeira parte do Guia traz as justificativas para não adiarmos mais essa conversa, tão relevante no mundo todo.

02. Ensinar e aprender hoje
A escola e seu tempo
Como as novas tecnologias moldam o conceito de alfabetização e até o papel da escola? Este bloco mostra que a educação midiática está no cerne do processo de ensino e aprendizagem que faz sentido no século 21.

03. a abordagem do educamídia
Ler, escrever e participar no século 21
A partir de referências locais e práticas consolidadas no exterior, o EducaMídia propõe que a educação midiática seja inserida em todas as disciplinas, ampliando e reforçando a aprendizagem do que já está no currículo.

04. EDUCAÇÃO MIDIÁTICA TODO DIA
Do conceito à prática
A quarta parte do Guia aterrissa os conceitos da educação midiática na sala de aula (seja ela física ou virtual), com sugestões de atividades que podem ser adaptadas e remixadas para várias disciplinas e séries.