Imagem de carregamento
— Sobre

Quem somos

Programa do Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org criado para capacitar professores e organizações de ensino, e engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens.

Logotipo Educamídia

O EducaMídia

EducaMídia é o programa do Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.

Foi construído a partir de três competências centrais: interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade.

Atua na formação de professores, no apoio a formuladores de políticas públicas e na sensibilização para o tema. A plataforma centraliza conteúdos para formação e pesquisa, além de materiais e recursos para a sala de aula alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Logotipo Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões.

A partir de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática.

ACESSE O SITE DO PALAVRA ABERTA

O Conselho

O conselho consultivo do EducaMídia é formado por importantes nomes ligados à educação no Brasil e tem como missão orientar as estratégias e zelar pela qualidade das ações do programa. Seus integrantes atuam como embaixadores da educação midiática junto à sociedade brasileira.
Foto de Alexandre Le Voci Sayad
Alexandre Le Voci Sayad

Educador, jornalista, diretor da ZeitGeist e membro diretivo da aliança GAPMIL (UNESCO/Paris)

Jornalista e educador, com especialização na University of California - Berkeley. É fundador da ZeitGeist - Educação, Cultura e Mídia, além de co-chairman internacional da GAPMIL (Aliança Global em Mídia e Educação), da UNESCO. É autor do livro “Idade Mídia - A Comunicação Reinventada na Escola” (Editora Aleph), membro do Conselho Científico da Revista Comunicar (Universidad de Huelva - Espanha) e da Associação Brasileira dos Profissionais de Educomunicação (ABPEDUCOM).

Foto de Antônio Gois
Antônio Gois

Jornalista, colunista de educação do jornal O Globo e presidente da Jeduca

Presidente da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e colunista de educação do jornal O Globo. Cobre o tema desde 1996. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, sempre com reportagens sobre educação. Autor do livro “Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil”.

Foto de Claudia Costin
Claudia Costin

Professora universitária e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ

Fundadora e diretora do CEIPE - Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). Foi professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard, Diretora Global de Educação do Banco Mundial e Secretária Municipal de Educação no Rio de Janeiro. Também atuou como Secretária-Executiva e Ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2000) e secretária de Cultura do Estado de São Paulo (2003-2005).

Foto de Cristina Helena Pinto de Mello
Cristina Helena Pinto de Mello

Professora e pró-reitora nacional de pesquisa e pós-graduação da ESPM

Professora e pró-reitora nacional de pesquisa e pós-graduação da ESPM, avaliadora de curso do Ministério da Educação e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formada em Ciências Econômicas, com doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). É membro acadêmico do Committee of Global Business Conferences (Innovation za Institute) e editora associada da Revista de Economia Política.

Foto de Ismar de Oliveira Soares
Ismar de Oliveira Soares

Professor, pesquisador e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom)

Jornalista e Professor Titular da ECA/USP. Fundou o Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Presidente da ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Assessorou a criação de políticas públicas neste campo em áreas como educação formal, saúde e meio ambiente. Foi membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Brasília (2015-2017). Recebeu o “Prêmio Educare 2007”, com o título de Educador do Ano no Brasil, a partir da escolha dos internautas.

Foto de João Alegria
João Alegria

Diretor de TV, escritor e gerente-geral do Canal Futura

Doutor em Educação, especializado em mídia-educação e com forte atuação em tecnologia e inovação na aprendizagem. Sua trajetória profissional se deu no campo da comunicação, tendo trabalhado como autor e diretor audiovisual para os principais grupos de comunicação do país. Escreveu e publicou livros infanto-juvenis. Atualmente é Gerente Geral do LEd - Laboratório de Educação, na Fundação Roberto Marinho, e professor do Curso de Design em Mídia Digital da PUC-Rio.

Foto de Vera Iaconelli
Vera Iaconelli

Psicanalista e colunista do jornal Folha de S.Paulo

Psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela USP, membro do Fórum do Campo Lacaniano SP, membro do Instituto Sedes Sapientiae, diretora do Instituto Gerar, autora de “Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna” (Annablume, 2015) e “Criar filhos no século XXI” (Contexto, 2019). É também colunista do jornal Folha de S. Paulo.

A Equipe

Patricia Blanco

Patricia Blanco

Presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta

Relações Públicas, com pós-graduação em Marketing, atua na área de Comunicação e Relações Governamentais desde 1990. Integra a Comissão Permanente de Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, o Conselho de Comunicação Social do Congresso e o Conselho de Ética do Conar.

Email: patriciablanco@palavraaberta.org.br

Saula Ramos

Saula Ramos

Gerente de projetos do Instituto Palavra Aberta

Publicitária, com pós-graduação em Marketing, é responsável pela gestão e pelo monitoramento dos projetos do Instituto Palavra Aberta. Antes disso, na iniciativa privada, atuou nas áreas de atendimento e planejamento de agências de publicidade e em grandes empresas de bens de consumo.

Email: saula@palavraaberta.org.br

Daniela Machado

Daniela Machado

Coordenadora do EducaMídia

Jornalista pós-graduada em Educação Digital e Midiática pela Universidade de Rhode Island (EUA), é corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. Tem experiência de 20 anos como repórter e editora em grandes veículos de comunicação, incluindo a agência de notícias Reuters e o jornal Valor Econômico. É coautora do Guia da Educação Midiática.

Email: danielamachado@palavraaberta.org.br

Mariana Ochs

Mariana Ochs

Coordenadora do EducaMídia

Designer, jornalista e especialista em narrativas visuais, tecnologias na educação e formação docente. É pós-graduada em Letramento Digital e Midiático pela Universidade de Rhode Island, mestranda em educomunicação na USP e educadora Google Innovator. Responsável por conteúdo e formações no EducaMídia, e é co-autora do Guia da Educação Midiática.

Email: marianaochs@palavraaberta.org.br

Bruno Ferreira

Bruno Ferreira

Coordenador pedagógico

Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP. Possui licenciatura em Educação Profissional de Nível Médio, pelo IFSP. Atuou como professor de Comunicação e Desenvolvimento Social, no Senac-SP, como consultor de alfabetização midiática e informacional da UNESCO e formador de professores de redes públicas de ensino.

Email: brunoferreira@palavraaberta.org.br

Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Jornalista e cientista social, com mestrado em Antropologia Social. Atua na área de comunicação com foco em educação e políticas públicas há dez anos. Já passou por redações e terceiro setor, trabalhando com produção e edição de conteúdo e coordenação de comunicação institucional e corporativa, sempre buscando trabalhos com impacto social.

Email: marianamandelli@palavraaberta.org.br

Catarina Porto Alegre

Catarina Porto Alegre

Assistente de projetos

Relações Públicas, formada pela faculdade Cásper Líbero. Atua como assistente de projetos e parcerias no Instituto Palavra Aberta. Já teve experiência no setor público, de varejo e educação.

Email: catarinaportoalegre@palavraaberta.org.br

Quem faz parte

Logo Abap
Logo ABERT
Logo ABPEducom
Logo Abraji
Logo
Logo ANJ
Logo BBC News Brasil
Logo ÉNOIS
Logo Embaixada/Consulado dos EUA
Logo ESTADÃO
Logo A Folha de São Paulo
Logo Fundação Demócrito Rocha
Logo Instituto GAPMIL
Logo Instituto GRPCom
Logo Jeduca
Logo Nova Escola
Logo Politize!
Logo Projor
Logo Unesco no Brasil
Logo Google.org
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade