Programa do Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org criado para capacitar professores e organizações de ensino, e engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens.
EducaMídia é o programa do Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.
Foi construído a partir de três competências centrais: interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade.
Atua na formação de professores, no apoio a formuladores de políticas públicas e na sensibilização para o tema. A plataforma centraliza conteúdos para formação e pesquisa, além de materiais e recursos para a sala de aula alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões.
A partir de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática.
ACESSE O SITE DO PALAVRA ABERTAEducador, jornalista, diretor da ZeitGeist e membro diretivo da aliança GAPMIL (UNESCO/Paris)
Jornalista e educador, com especialização na University of California - Berkeley. É fundador da ZeitGeist - Educação, Cultura e Mídia, além de co-chairman internacional da GAPMIL (Aliança Global em Mídia e Educação), da UNESCO. É autor do livro “Idade Mídia - A Comunicação Reinventada na Escola” (Editora Aleph), membro do Conselho Científico da Revista Comunicar (Universidad de Huelva - Espanha) e da Associação Brasileira dos Profissionais de Educomunicação (ABPEDUCOM).
Jornalista, colunista de educação do jornal O Globo e presidente da Jeduca
Presidente da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e colunista de educação do jornal O Globo. Cobre o tema desde 1996. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, sempre com reportagens sobre educação. Autor do livro “Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil”.
Professora universitária e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ
Fundadora e diretora do CEIPE - Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ). Foi professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard, Diretora Global de Educação do Banco Mundial e Secretária Municipal de Educação no Rio de Janeiro. Também atuou como Secretária-Executiva e Ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2000) e secretária de Cultura do Estado de São Paulo (2003-2005).
Professora e pró-reitora nacional de pesquisa e pós-graduação da ESPM
Professora e pró-reitora nacional de pesquisa e pós-graduação da ESPM, avaliadora de curso do Ministério da Educação e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formada em Ciências Econômicas, com doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). É membro acadêmico do Committee of Global Business Conferences (Innovation za Institute) e editora associada da Revista de Economia Política.
Professor, pesquisador e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom)
Jornalista e Professor Titular da ECA/USP. Fundou o Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Presidente da ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Assessorou a criação de políticas públicas neste campo em áreas como educação formal, saúde e meio ambiente. Foi membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Brasília (2015-2017). Recebeu o “Prêmio Educare 2007”, com o título de Educador do Ano no Brasil, a partir da escolha dos internautas.
Diretor de TV, escritor e gerente-geral do Canal Futura
Doutor em Educação, especializado em mídia-educação e com forte atuação em tecnologia e inovação na aprendizagem. Sua trajetória profissional se deu no campo da comunicação, tendo trabalhado como autor e diretor audiovisual para os principais grupos de comunicação do país. Escreveu e publicou livros infanto-juvenis. Atualmente é Gerente Geral do LEd - Laboratório de Educação, na Fundação Roberto Marinho, e professor do Curso de Design em Mídia Digital da PUC-Rio.
Psicanalista e colunista do jornal Folha de S.Paulo
Psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela USP, membro do Fórum do Campo Lacaniano SP, membro do Instituto Sedes Sapientiae, diretora do Instituto Gerar, autora de “Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna” (Annablume, 2015) e “Criar filhos no século XXI” (Contexto, 2019). É também colunista do jornal Folha de S. Paulo.
Presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta
Relações Públicas, com pós-graduação em Marketing, atua na área de Comunicação e Relações Governamentais desde 1990. Integra a Comissão Permanente de Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, o Conselho de Comunicação Social do Congresso e o Conselho de Ética do Conar.
Gerente de projetos do Instituto Palavra Aberta
Publicitária, com pós-graduação em Marketing, é responsável pela gestão e pelo monitoramento dos projetos do Instituto Palavra Aberta. Antes disso, na iniciativa privada, atuou nas áreas de atendimento e planejamento de agências de publicidade e em grandes empresas de bens de consumo.
Coordenadora do EducaMídia
Jornalista pós-graduada em Educação Digital e Midiática pela Universidade de Rhode Island (EUA), é corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. Tem experiência de 20 anos como repórter e editora em grandes veículos de comunicação, incluindo a agência de notícias Reuters e o jornal Valor Econômico. É coautora do Guia da Educação Midiática.
Coordenadora do EducaMídia
Designer, jornalista e especialista em narrativas visuais, tecnologias na educação e formação docente. É pós-graduada em Letramento Digital e Midiático pela Universidade de Rhode Island, mestranda em educomunicação na USP e educadora Google Innovator. Responsável por conteúdo e formações no EducaMídia, e é co-autora do Guia da Educação Midiática.
Coordenador pedagógico
Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP. Possui licenciatura em Educação Profissional de Nível Médio, pelo IFSP. Atuou como professor de Comunicação e Desenvolvimento Social, no Senac-SP, como consultor de alfabetização midiática e informacional da UNESCO e formador de professores de redes públicas de ensino.
Coordenadora de comunicação
Jornalista e cientista social, com mestrado em Antropologia Social. Atua na área de comunicação com foco em educação e políticas públicas há dez anos. Já passou por redações e terceiro setor, trabalhando com produção e edição de conteúdo e coordenação de comunicação institucional e corporativa, sempre buscando trabalhos com impacto social.
Assistente de projetos
Relações Públicas, formada pela faculdade Cásper Líbero. Atua como assistente de projetos e parcerias no Instituto Palavra Aberta. Já teve experiência no setor público, de varejo e educação.
Receba gratuitamente nossa newsletter
Siga nossas redes sociais
Que tal usar nossa hashtag?
Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.
Política de privacidade