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— Planos de aula

Infância, diversidade e representações

Atividade de decodificação de imagens sobre a diversidade nas representações de famílias em capas de livros infantis, com crianças de 4 a 6 anos, da educação infantil

Eixo EducaMídia

Escrever Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Autoexpressão
  • - Análise Crítica da Mídia
  • Habilidades BNCC EI03EF01, EI03EF06, EI03ET01, EI03ET06, EI03TS02
  • Segmento Educação Infantil
  • Duração sugerida3 a 4 horas

Objetivos

As habilidades de análise crítica das mídias e de autoexpressão podem começar na educação infantil, com crianças refletindo sobre as representações visuais presentes nas embalagens de produtos, jogos de tabuleiro e capas de livros infantis, nas quais as narrativas já se desenvolvem, bem como produzindo as próprias representações dos contextos em que estão inseridas. 

Dessa forma, podemos estimular as crianças a interpretar cuidadosamente as representações em capas de livros infantis, com a intenção de fazê-las refletir, por exemplo, sobre a diversidade de famílias existentes, valorizando os diferentes arranjos familiares. Outros materiais, que apresentam narrativas ou representações de grupos e pessoas também podem ser usados, como aberturas ou trechos de filmes e animações, por exemplo.

Neste plano de aula, sugerimos uma sequência didática que pode ser desenvolvida entre 4 e 8 horas, que contempla interpretação, análise comparativa e produção da própria representação que crianças de 4 a 6 anos podem realizar, a partir da mediação docente. Para isso, escolhemos as capas de dois livros infantis: “Mãe não é uma só, eu tenho duas” (Saíra Editorial), das autoras Nanda Matheus e Raphaela Comisso, com ilustrações de Veridiana Scarpelli, e “Para onde vamos” (Editora Pulo do Gato), dos autores Jairo Buitrago e Rafael Yockteng, que serão comparadas pelas crianças em certo momento da atividade. 

Caso prefira, você pode trabalhar com suas próprias referências de capas de livros (e outros materiais), desde que possibilitem a reflexão sobre o respeito e a valorização da diversidade de composições familiares.

Roteiro de aula

Ativação

Comece exibindo a capa do livro “Mãe não é uma só, eu tenho duas” (Saíra Editorial), disponível no slide 2. Peça que as crianças, num primeiro momento, apenas observem em silêncio. Na sequência, estimule a interpretação da capa pela turma, a partir de três conjuntos de perguntas, disponíveis no slide 3 de forma sucinta e que não precisam ser exibidas para as crianças:

Comece incentivando-as a descrever o que veem a partir das seguintes perguntas:

O que você vê na capa? 

Há quantas mulheres na imagem? 

Quem mais está na capa? 

O que essas pessoas estão fazendo?

Explore, em cada questão, a ampla participação das crianças. Muitas podem responder a cada uma das quatro perguntas propostas. Nesse processo, quando necessário, incentive as crianças a aprofundar sua reflexão sobre suas interpretações, lançando perguntas complementares, como: 

Como você sabe disso?

O que te faz pensar assim?

Busque destacar as respostas que mais contribuem para o entendimento de uma família composta por duas mães, uma criança e um cachorro. 

Após ampla participação na descrição da imagem e na apresentação de evidências pela turma, incentive-a a tirar conclusões sobre o que vem, a partir da pergunta:

Isso é uma família? Por quê?

Desenvolvimento

Após discussão sobre a representação de uma família composta por duas mães, vamos estimular as crianças a uma análise comparativa. Agora, introduzimos a obra “Para onde vamos” (Editora Pulo do Gato). Para isso, exiba o slide 4, em que a capa desse livro aparece ao lado de “Mãe não é uma só, eu tenho duas”.

Para incentivar a comparação entre as diferentes narrativas visuais, lance as seguintes perguntas à turma:

Essas famílias são as mesmas? 

Como é a família da primeira capa? 

Quem são as mulheres da primeira família? 

E na segunda família, quem é a mulher ou a menina? 

Quem é o homem da segunda família?

Quem está com o homem da segunda família?

Assim como na etapa anterior, explore a participação das crianças, incentivando múltiplas respostas a cada uma das questões propostas. Aqui também vale incentivar as crianças a aprofundar sua reflexão sobre suas interpretações, lançando perguntas complementares que as façam evidenciar suas descrições, como:

Como você sabe disso?

O que te faz pensar assim?

Por fim, incentive-as a tirar conclusões, a partir das perguntas a seguir, destacando e elogiando respostas que respeitem os diferentes arranjos de famílias e sua diversidade de composições:

As famílias podem ser diferentes umas das outras?

No que essas famílias se parecem com a sua?

Fechamento

Essa reflexão deve ser encerrada com uma proposta de produção, em que as crianças, individualmente, devem criar a capa dos próprios livros sobre suas famílias, por meio de desenhos ou colagem. 

Você pode recortar o título “Minha família”, reproduzido no último slide, e entregar um para cada criança, para que colem na ilustração ou colagem criada.

Outra possibilidade é pedir que as crianças possam representar outros tipos de família, que não necessariamente a delas, que podem ser imaginárias, envolvendo elementos não humanos: como uma família de animais, plantas, objetos etc.

Depois de finalizadas as capas, as crianças devem explicar suas representações umas às outras. Esse momento pode, inclusive, ser gravado pela(o) docente, em vídeo ou áudio, para ser disponibilizado às famílias das crianças após a atividade. Caso a gravação seja em áudio, o arquivo sonoro pode ser disponibilizado com a imagem da capa digitalizada.

Depois desse processo, caso haja possibilidade, pode ser criado um mural com todas as capas em algum espaço da escola ou da sala de aula.

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