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— Planos de aula

Leitura visual I: a imagem no jornalismo

Imagens são poderosas, influenciam nossa percepção sobre os fatos e podem até mudar o curso da história. Este plano de aula explora a decodificação e análise das imagens no jornalismo.

Eixo EducaMídia

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  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Segmento Ensino Médio

Objetivos

Imagens são poderosas, influenciam nossa percepção sobre os fatos e podem até mudar o curso da história. Para analisá-las, precisamos entender o contexto em que foram produzidas, a intenção do autor, as escolhas estéticas e editoriais feitas ou mesmo quem ou o que foi destacado ou omitido no clique. 

Neste plano de aula vamos aprender a decodificar as imagens que encontramos no jornalismo, observando como elas nos ajudam a compreender os fatos ou direcionam nossas percepções; iremos identificar as escolhas feitas pelos autores ou editores, analisando suas intenções e impactos, e observando as técnicas utilizadas; finalmente iremos discutir a responsabilidade dos veículos de comunicação ao escolher as imagens que publicam.

Roteiro de aula

Opcional: atividade prévia. Peça aos alunos que tragam de casa alguma imagem que tenha transmitido a eles alguma informação no dia anterior. As imagens podem ser reunidas fisicamente em um mural na sala de aula, em um álbum de fotos digital (como o Google Fotos) ou mural digital (como o Padlet). O objetivo é construir uma colagem, física ou digital, representando a multiplicidade de imagens a que estamos expostos todos os dias, incluindo: imagens jornalísticas, publicitárias, embalagens, memes, selfies, posts, infográficos, charges, imagens em filmes ou games. Os alunos devem também traduzir, em uma breve legenda, a mensagem que puderam depreender da imagem escolhida, incluindo a legenda no mural.

Esse mural pode disparar discussões sobre o quanto das informações que consumimos – e portanto de nossas percepções de mundo – são, hoje em dia, provenientes de imagens; e, por isso, como é importante saber lê-las.  

Utilize os slides da aula. Para as aulas a seguir será importante projetar ou reproduzir as imagens a serem analisadas. Os conceitos no slide 16 podem ajudar a direcionar as conversas. Os comentários nas anotações do apresentador servem para orientar o professor.  

 

AULA 1 – A imagem como testemunho.

ATIVAÇÃO: O que essa imagem quer de mim?

Projete ou pendure na sala a imagem do urso polar (slide 3 da apresentação) e realize, com a turma, um exercício de observação: o que está acontecendo nessa imagem? Deixe que os alunos discutam livremente em duplas ou trios por alguns minutos, e em seguida promova uma discussão mais estruturada, utilizando a matriz VPI (o que eu vejo, o que eu penso, o que eu imagino) no slide 4; se preferir, distribua cópias impressas. Os alunos devem preencher as colunas em seus grupos, e em seguida compartilhar os resultados com a turma. Esse exercício tem por objetivo introduzir uma forma mais estruturada de analisar imagens, distinguindo entre o que é evidência e o que é inferido ou imaginado.  

Procure dirigir a discussão para a seguinte pergunta: o que essa imagem quer de mim? Qual será a intenção do autor, e que técnicas ele utilizou para conseguir esse efeito sobre nós, os leitores? Ao final desta atividade, estabelecemos que toda imagem tem autoria, e seus autores fazem determinadas escolhas de acordo com a mensagem que querem transmitir.    

DESENVOLVIMENTO 

Neste bloco mais expositivo, vamos discutir a importância e o papel da imagem no jornalismo. Utilize os slides 6 a 11 para apresentar alguns exemplos de fotojornalismo e discutir os temas abaixo. Pause a cada slide para fazer perguntas e dar a palavra aos alunos (as anotações dos slides trazem algumas ideias para apoiar a discussão). 

O olhar do autor: compare as diferentes maneiras de retratar o drama das populações refugiadas. Como as escolhas de ângulo e enquadramento enfatizam determinadas características ou provocam diversas sensações? Pergunte aos alunos quais das imagens os impactaram mais, e por que. 

— Uma imagem, mil palavras: através do exemplo da crise do Covid-19 em Manaus, em 2020, observe o poder de síntese das imagens. O que tem mais impacto, na opinião dos alunos – a manchete ou a imagem? Por que?

— O impacto das imagens: discuta como escolhas de imagens diferentes podem enfatizar ou minimizar a gravidade da crise climática, e qual é a responsabilidade dos veículos de jornalismo em uma situação como essa.

(se preferir, utilize os três tópicos acima para uma atividade de rotação em estações.)

 

AULA 2 – Fato ou opinião?

Nesta aula, vamos discutir se a imagem fotojornalística pode ser considerada “neutra”, e os diferentes graus de interferência do autor – desde o recorte e enquadramento até a recriação da imagem em outra linguagem, como o desenho.

ATIVAÇÃO

— Mostre a imagem A Mãe Migrante, de Dorothea Lange (slide 12) e utilize o protocolo VPI para analisá-la. Será necessário oferecer aos alunos um pouco de contexto histórico (ver anotações do slide). Depois faça a pergunta: essa imagem mostra um fato ou uma opinião?

— Depois de solicitar algumas respostas, mostre a folha de contatos no slide seguinte. Retorne à pergunta anterior: esta imagem é fato ou opinião? Por que? Agora que os alunos viram os contatos, a sua opinião mudou?

DESENVOLVIMENTO 

Divida a sala em grupos. Peça que alguns grupos analisem o slide 14, “Documento ou comentário”, e outros analisem o slide 15, “Edição e recorte”. Esses exemplos mostram como uma imagem opinativa (charge) pode derivar de uma foto documental, e como o simples ato de recortar uma foto pode gerar interpretações completamente distintas. 

Chame um representante de cada grupo, primeiro de um tema, depois do outro,  para que apresentem à turma o que discutiram.  

FECHAMENTO

Peça a todos que escrevam (individualmente) uma frase sobre o que descobriram nessa exploração sobre o fotojornalismo, destacando uma só ideia em um post-it ou papel. Para encerrar a aula, reúna as frases na parede e dê aos alunos alguns minutos para percorrer o resultado.

Para explorar mais

As atividades “Sobre fotografia” e “Fotojornalismo” podem expandir a unidade com projetos criativos e investigativos.

— Este webinar de formação docente reproduz os principais temas desta unidade e modela uma discussão a partir dos exemplos utilizados nesta aula.

O Glossário Interativo sobre leitura visual proporciona uma exploração multimídia do tema com várias possibilidades pedagógicas.

Um conjunto de imagens para estimular a reflexão dos estudantes, com notas e referências detalhadas para o educador.

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