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— Planos de aula

Leitura Visual II: autoria e edição

Toda imagem é resultado de escolhas feitas por seu autor. Neste plano de aula vamos examinar de que forma essa intervenção pode causar desinformação, nos ajudar na compreensão dos fatos ou promover leituras enviesadas da realidade.

Eixo EducaMídia


  • Habilidades midiáticas

Objetivos

Toda imagem é resultado de escolhas feitas por seu autor, que decide o que mostrar, e como. As escolhas incluem desde o ângulo e recorte da foto até o retoque ou a manipulação da imagem. O autor pode interferir em uma imagem para melhorá-la, mas também para ocultar ou ressaltar informações de forma a provocar diferentes sentimentos e interpretações em quem vê. Representar determinados grupos de pessoas de forma incompleta ou estereotipada é também uma escolha que interfere na nossa compreensão de mundo. 

Neste plano de aula vamos examinar de que forma a intervenção criativa do autor da imagem pode causar desinformação, ou nos ajudar na compreensão dos fatos. Vamos discutir até que ponto a manipulação de uma imagem é aceitável em diversos contextos, e explorar o tema das imagens sintéticas (geradas por inteligência artificial). Finalmente, vamos explorar como as imagens que vemos (e as que não vemos) podem perpetuar exclusão ou preconceitos.

Roteiro de aula

Opcional: atividade prévia. Peça aos alunos que tragam de casa alguma imagem fotográfica que eles tenham criado – pode ser uma selfie, foto de sua casa, de algum evento ou passeio. As imagens podem ser reunidas fisicamente em um mural na sala de aula, em um álbum de fotos digital (como o Google Fotos) ou mural digital (como o Padlet). Os alunos devem incluir uma breve legenda para a imagem que contribuíram. 

Ao explorar as imagens, peça aos alunos que expliquem como chegaram à imagem final. Utilizaram filtros? Com que objetivo? Como escolheram o enquadramento? O que quiseram destacar, e o que ficou de fora? O objetivo dessa atividade é entender que todas as imagens projetam determinadas mensagens segundo as escolhas que fizeram como autores.  

Utilize os slides da aula. Para as aulas a seguir será importante projetar ou reproduzir as imagens a serem analisadas. Os conceitos no slide 21 podem ajudar a direcionar as conversas. Os comentários nas anotações do apresentador servem para orientar o professor.  

 

AULA 1 – Intervenções criativas.

ATIVAÇÃO: Esta imagem parece ser real?

Projete ou pendure na sala a imagem do tubarão na rua alagada (slide 3 da apresentação) e realize, com a turma, um exercício de observação: o que está acontecendo nessa imagem? Deixe que os alunos discutam livremente em duplas ou trios por alguns minutos, e em seguida promova uma discussão mais estruturada, utilizando a matriz VPI (o que eu vejo, o que eu penso, o que eu imagino) no slide 4; se preferir, distribua cópias impressas. Os alunos devem preencher as colunas em seus grupos, e em seguida compartilhar os resultados com a turma. Esse exercício tem por objetivo introduzir uma forma mais estruturada de analisar imagens, distinguindo entre o que é evidência e o que é inferido ou imaginado.  

Procure dirigir a discussão para a seguinte pergunta: essa imagem parece ser real? Repara que essa pergunta é diferente de “essa imagem é real?” Ao final desta atividade, introduzimos o conceito de manipulação e autoria.    

DESENVOLVIMENTO 

Neste bloco mais expositivo, vamos discutir o papel do autor e como as possibilidades da criação e manipulação de imagens podem interferir no entendimento das mensagens e em nossa concepção de mundo Utilize os slides 5 a 11 para explorar alguns exemplos de edição ou criação de imagens e discutir os temas abaixo. Pause a cada slide para fazer perguntas e dar a palavra aos alunos (as anotações dos slides trazem algumas ideias para apoiar a discussão). 

— Edição e manipulação: compare as imagens manipuladas ou editadas. Como o uso de filtros, a manipulação das imagens e escolhas como enquadramento podem interferir na nossa concepção dos fatos? Pergunte aos alunos o que muda na sua compreensão (ou na sua reação às imagens) em cada caso apresentado. 

— Expressando ideias: observe os exemplos de ilustrações conceituais e discuta como expressam ideias. Que legendas os alunos ofereceriam para cada imagem? A turma criou as mesmas legendas? Por que?

— Revelando o invisível: discuta como a ilustração pode ajudar a esclarecer  coisas complexas (como o funcionamento de máquinas, processos sociais ou naturais) e revelar o que não conseguiríamos ver (como detalhes dos nossos órgãos internos). Em que situações a ilustração pode ser preferível à fotografia? Que cuidados devemos tomar?

(se preferir, utilize os três tópicos acima para uma atividade de rotação em estações.)

 

AULA 2 – As muitas realidades

Nesta aula, vamos discutir como as escolhas de edição – incluindo quem está representado nas imagens (e como), ou mesmo o que não aparece – pode criar ou perpetuar injustiças sistêmicas. Avançando o conceito de “realidades construídas”, vamos explorar imagens geradas por inteligência artificial e problematizar o seu uso.

ATIVAÇÃO

— Mostre a imagem dos indígenas brasileiros no slide 12 e utilize o protocolo VPI para analisá-la.

— A seguir problematize a imagem: esta imagens dos índios Xambioas é fiel ao que os alunos imaginam sobre a aparência e a vida dessas pessoas? Esta representação dos indígenas brasileiros é familiar? Mas será que é fiel à realidade de todos os indígenas brasileiros? Será que todos se vestem e vivem dessa maneira?

DESENVOLVIMENTO 

Divida a sala em grupos. Peça que alguns grupos analisem o slide 13, “Como você é representado?”, outros analisem o slide 14, “Que imagens a gente não vê?”, e ainda outros o slide 15, “Quem escolhe o que vemos?” Esses exemplos problematizam a formação da nossa visão de mundo a partir do que vemos ou não vemos nas mídias – e até mesmo a partir do que encontramos ao pesquisar imagens. 

Chame um representante de cada grupo, primeiro de um tema, depois do outro,  para que apresentem à turma o que discutiram.   

FECHAMENTO

Peça a todos que escrevam (individualmente) uma frase sobre o que descobriram nessa exploração sobre o papel do autor, das mídias e dos algoritmos na nossa relação com as imagens , destacando uma só ideia em um post-it ou papel. Para encerrar a aula, reúna as frases na parede e dê aos alunos alguns minutos para percorrer o resultado.

Para explorar mais

Atividades opcionais: Atividades sobre autoria, edição e verificação. Estas atividades criativas podem gerar projetos ou atividades avaliativas.

Este webinar de formação docente reproduz os principais temas desta unidade e modela uma discussão a partir dos exemplos utilizados nesta aula.

O Glossário Interativo sobre leitura visual proporciona uma exploração multimídia do tema com várias possibilidades pedagógicas.

Um conjunto de imagens para estimular a reflexão dos estudantes, com notas e referências detalhadas para o educador.

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