
No dia 7 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista! Essa é uma excelente oportunidade para aproximar o jornalismo da sala de aula, já que a trilha percorrida por jornalistas é muito parecida com a que estudantes podem ter em sua jornada de aprendizagem em qualquer disciplina. Isso porque jornalistas pesquisam, apuram e confirmam fontes, informações e dados antes de escrever e publicar reportagens e artigos.
Esse percurso é importante para mostrar às crianças e aos jovens a importância de verificarmos os conteúdos antes de engajarmos mensagens suspeitas. É importante que as novas gerações valorizem o trabalho da imprensa e saibam como combater a desinformação!
No nosso site, você encontra uma série de recursos GRATUITOS para discutir o tema com seus alunos, com base na BNCC. Confira, acesse e implemente:
– Plano de aula: Leitura visual: A Imagem no Jornalismo;
– Plano de aula: Checagem de informações;
– Plano de aula: A construção da notícia;
– Plano de aula: Números que contam histórias;
– Plano de aula: Uma história e muitos ângulos;
– Série Me Explica, Vai!: Episódio Jornalismo;
– Série Me Explica, Vai!: Episódio Fato x Opinião;
– Série Me Explica, Vai!: Edição;
– Vídeo EducaMídia na Prática: BNCC: o campo de atuação jornalístico-midiático;
– Vídeo EducaMídia na Prática: Jornalismo visual: como o design conta histórias;
– Vídeo EducaMídia na Prática: Por que tem jornalismo na BNCC?;
– Vídeo EducaMídia na Prática: Fontes: crer ou não crer, eis a questão;
– Coleção de recursos Fake news e confiabilidade da informação;
– Leitura Crítica de Notícias / BBC;
– Série MídiaMundo: Episódio Fonte | Onde nasce a notícia;
– Série MídiaMundo: Episódio Dieta da informação;
– Websérie Jornalismo – Conhecer para Defender;
– Artigo da Folha de S. Paulo: Quando o jornalismo encontra a sala de aula.