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— Planos de aula

A construção da notícia

O caminho da notícia desde a ideia de pauta até a publicação para o público

Eixo EducaMídia

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  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Habilidades BNCC EF08LP01, EF67LP09, EF69LP06, EF69LP08, EF69LP10, EF69LP16, EF89LP08, EF89LP09
  • Segmento Ensino Fundamental 2
  • Duração sugerida1 ou 2 aulas

Objetivos

Conhecer o método de produção do jornalismo, desde a ideia inicial da pauta (assunto a ser abordado) até a publicação da notícia ou reportagem. Descobrir o que faz um acontecimento virar notícia, enquanto tantos outros que ocorrem todos os dias no mundo não vão parar nos jornais, revistas, programas de rádio ou TV.

Roteiro de aula

AULA 1 – O QUE É JORNALISMO?

ATIVAÇÃO

5 min | Promova uma roda de conversa sobre como nos mantemos informados e como é o trabalho de quem nos traz as notícias — os jornalistas. Tópicos para reflexão:

  • Como você acha que os jornalistas escolhem o que vai parar no jornal? 
  • Como eles descobrem as informações? Escreva algumas palavras-chave e hipóteses no quadro (ou em um doc compartilhado).

DESENVOLVIMENTO

5 min | Apresente aos alunos o episódio 3 da websérie “Jornalismo: Conhecer para Defender”, que explica quais são as etapas e os cuidados seguidos por um jornalista para produzir uma notícia.

Oriente-os para que prestem atenção aos termos PAUTA, FONTE e CHECAGEM, e façam anotações sobre o que entenderam, para discutir na fase seguinte. Peça que os alunos compartilhem suas observações.

20 min | Selecione previamente um conjunto de reportagens sobre um tema de interesse dos alunos ou que tenha relação com o conteúdo curricular que você quer trabalhar. A partir desse material, proponha a seguinte discussão (em grupos ou com a classe toda):

  • Como você acha que o jornalista ficou sabendo dos acontecimentos que retratou?
  • Quem (ou o que) o jornalista consultou para produzir a notícia? Identifique as fontes e diga se elas são apresentadas com nome ou se estão protegidas por um recurso conhecido como OFF (quando a fonte não pode aparecer por questões de segurança ou para evitar retaliações, por exemplo).
  • Como o jornalista organizou a reportagem? Quais informações apareceram primeiro e quais foram deixadas para o fim? Essa hierarquia da informação tem algum significado?

Educador(a): nos slides de apoio para a aula você encontra um conjunto de reportagens sobre o tema “50 anos da chegada do homem à Lua. Trata-se apenas de uma sugestão, que pode ser substituída por qualquer outro assunto.

FECHAMENTO

10 min | Peça que os alunos voltem às hipóteses iniciais sobre os termos PAUTA, FONTE e CHECAGEM para reescrevê-las a partir do conhecimento que construíram na atividade. Sistematize com eles o significado dos termos, com apoio do glossário abaixo:

PAUTA – Relação de assuntos ou temas que nortearão o trabalho jornalístico. Em geral, a pauta é definida em uma reunião a partir da qual o jornalista começará a executar seu trabalho de apuração e checagem. Pode surgir a partir de um fato, de uma pista passada por alguém ou mesmo da curiosidade do repórter.

FONTE – Portadores de informação consultados pelos jornalistas para elaborar reportagens. Podem ser autoridades, especialistas ou mesmo documentos, dados e gráficos. As fontes transmitem as informações aos repórteres e, no caso de pessoas, podem ou não ser identificadas (quando a identidade da fonte é preservada, para evitar retaliações, por exemplo, chamamos de fonte ‘em off’). 

CHECAGEM – Processo de verificação das informações, para garantir que sejam confiáveis. O próprio jornalista que está escrevendo uma reportagem precisa procurar diversas fontes para confirmar uma mesma informação. Além disso, existe no jornalismo a figura do editor, que vai ler, ouvir e ver tudo o que foi produzido pelo repórter e também questionar a veracidade das informações antes de divulgá-las ao público.

 

Criado por Daniela Machado para www.educamidia.org.br

Este conteúdo foi produzido em parceria com o Twitter Brasil.
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

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