Objetivos
Reconhecer que um mesmo fato pode ser relatado em formatos, linguagens e tons diferentes. Avaliar situações em que tais diferenças são positivas por apresentarem visões complementares e mais ricas sobre um mesmo assunto e, por outro lado, situações em que há prejuízo da interpretação e do próprio conteúdo.
Reconhecer que não há neutralidade total no trato com a informação, embora a busca pela objetividade e pela imparcialidade seja essencial no jornalismo. Entender como história de vida, repertório e mesmo crenças pessoais podem interferir na produção de uma informação: desde a definição do tema até as escolhas gramaticais para apresentá-lo.
Avaliar a influência de viés tanto de quem produz quanto de quem consome informação, refletindo sobre seus vários tipos (viés político-partidário, viés corporativo etc).
Roteiro de aula
AULA 1 – VERSÕES DE UM FATO
ATIVAÇÃO
15 min | Apresente aos alunos a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” de 2015, realizada pelo Instituto Pró-Livro.
DESENVOLVIMENTO
20 min | Solicite que cada aluno crie um resumo, tweet ou título para sintetizar a informação principal da pesquisa (que está nas tabelas apresentadas entre as páginas 183 e 190). Peça que compartilhem o resultado com o grupo e mostre os títulos de duas matérias jornalísticas que noticiaram a pesquisa (material disponível nos slides desta aula).
FECHAMENTO
5 min | Discuta com a turma o que há de diferente nos relatos? Por que um mesmo fato gerou relatos diferentes. Isso é ruim ou bom? Por quê?
AULA 2 – RECONHECENDO DIFERENTES ABORDAGENS
ATIVAÇÃO
5 min | Reapresente aos alunos as duas matérias jornalísticas que noticiaram a pesquisa trabalhada na aula anterior.
DESENVOLVIMENTO
15 min | Apresente aos alunos outros dois conjuntos de reportagens em que um mesmo assunto é abordado de maneiras diferentes e provoque uma discussão sobre a intenção por trás de cada título ou manchete. Pergunte se eles enxergam algum tipo de viés.
15 min | Introduza a ideia de que não só os produtores mas nós também, enquanto consumidores de informação, temos viés – o que pode interferir na nossa leitura de qualquer conteúdo. Mostre aos alunos alguns elementos que influenciam a maneira como narramos ou interpretamos os fatos, incluindo:
- Ponto de vista: repertório, crenças e história de vida influenciam suas escolhas e a maneira como produz e processa as informações;
- Contexto: influência da situação ou do momento em que o relato foi produzido ou consumido;
- Viés: novos tons para um mesmo assunto COM ou SEM intenção. Aqui é importante explorar a ideia de que não só quem produz uma informação mas também que a consome tem viés;
- Complementaridade X oposição: é importante analisar se os conteúdos diversos que consumimos sobre um mesmo fato apresentam visões complementares ou opostas.
FECHAMENTO
5 min | Sistematizar o processo de leitura reflexiva da informação a partir da percepção dos vários tipos de viés, de acordo com classificação do News Literacy Project. Link para o poster na área de “Materiais para a aula”.
Educador(a): Se houver tempo, explore o conceito de “dieta informacional” como importante aliado para consumir informações de fontes variadas e que se complementam, de modo a ter a visão mais abrangente possível sobre determinado assunto. Passe para a sessão “Para explorar mais” deste plano de aula.
Criado por Daniela Machado para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Materiais da aula
Para explorar mais
Caso você tenha mais tempo ou queira transformar a aula em um projeto:
(A atividade de aprofundamento pode ser realizada individualmente ou em grupos.)
1. Peça aos alunos que acompanhem a cobertura jornalística de um mesmo assunto em várias fontes ao longo de uma semana ou mais (você pode pedir que a turma acompanhe um mesmo assunto ou deixar os alunos ou grupos optarem por assuntos diferentes, dependendo do interesse de cada um).
2. Durante o período pré-definido de tempo (sugestão: uma ou duas semanas), eles devem fazer os registros do nome do veículo de comunicação consultado, do título da reportagem, pessoa(s) entrevistada(s), uso de imagens para ilustrar e quaisquer outros detalhes que chamarem atenção. (Ver sugestão de tabela na área de “Materiais para a aula”).
3. Após o período de pesquisa, os alunos identificam eventual viés presente em cada mensagem, de acordo com os conceitos propostos pelo News Literacy Project, e compartilham suas reflexões com a turma.
4. Como atividade de encerramento, os alunos podem produzir seu próprio material informativo sobre o tema pesquisado. Ao apresentar para a turma, eles devem refletir se seu histórico de vida, crenças pessoais e ponto de vista também influenciaram o relato e de que maneira.