Imagem de carregamento
— Planos de aula

Checagem de informações

Como funcionam as agências de checagem de informações e qual a importância desse trabalho?

Eixo EducaMídia

Ler Participar

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Cidadania digital
  • - Participação cívica
  • Habilidades BNCC EM13LGG701, EM13LP36, EM13LP39, EM13LP42
  • Segmento Ensino Médio
  • Duração sugerida2 aulas ou mais

Objetivos

Analisar os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno. Entender e refletir sobre o papel das agências de checagem de informações e o papel de cada um no combate à desinformação.

Roteiro de aula

(Este plano de aula faz parte do projeto #FakeToFora – Quem vota se informa. Para conhecer o projeto completo, clique aqui.)

AULA 1 – O QUE EU PENSO / O QUE EU SEI

ATIVAÇÃO

10 min | Inicie o encontro com uma conversa sobre o processo de votação no Brasil. Talvez nenhum aluno da turma tenha votado até agora, mas tente conversar sobre o que eles sabem a respeito do processo eleitoral, do ponto de vista técnico. 

  • Como o eleitor vota?
  • Como os votos são contados?
  • Quem é responsável por organizar as eleições?
  • A eleição é segura?

Conduza a conversa perguntando de onde vieram as informações que os alunos trouxeram para a conversa. Televisão, redes sociais, aplicativos de mensagem, conversa com amigos e familiares?

15 min | Exiba o vídeo “Entenda como funciona a votação eletrônica no Brasil”, da BBC Brasil (5’53”) e, se tiver tempo, desenvolva a rotina de pensamento detalhada a seguir:

Este é um bom momento para realizar a rotina de pensamento: “antes eu pensava… agora eu penso…”. Essa rotina resume-se em pedir para que os alunos completem as frases (Antes eu pensava que a votação ____. Agora eu penso que ____.) e serve para analisar ou avaliar como mudaram de opinião e desenvolveram novas ideias a respeito de um tema. A atividade pode ser realizada oralmente ou por escrito, utilizando as frases da rotina como elemento para explicitar as ideias que os alunos tinham sobre a votação antes e depois de assistirem ao vídeo.

 

DESENVOLVIMENTO

20 min | Pesquisa

Apesar de o Brasil ter eleições bastante respeitáveis e que nunca tiveram nenhuma denúncia séria de fraude, o tema segurança tem sido foco de algum debate, tanto no meio acadêmico quanto político. É legítimo e democrático que os cidadãos queiram aumentar a segurança do processo eleitoral e muitos pesquisadores sérios têm auxiliado no avanço das condições técnicas que garantam uma maior confiança no processo, por meio de críticas bem fundamentadas. Mas também é possível encontrar vários textos, vídeos e posts nas redes sociais que apenas alegam a existência de fraudes, sem apresentar evidências.

Neste momento do encontro, os alunos devem se dividir em grupos de quatro ou cinco pessoas e acessar o site do projeto da Justiça Eleitoral “Fato ou Boato” em justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato. Entre outras coisas, o site traz checagens de informações sobre o processo eleitoral. Algumas das checagens são feitas pelo próprio TSE, mas a maioria é feita por agências parceiras especializadas em checagem de informações. Para manter o foco da atividade, os alunos podem filtrar as checagens usando o termo “urna” e escolher os artigos que mais interessarem.

Caso não haja conexão com a internet, é possível levar alguns artigos impressos. Seguem algumas sugestões:

Inicialmente, peça aos grupos que leiam os artigos e preparem uma breve apresentação para a turma. Se a apresentação for no próximo encontro ou houver tempo e recursos em sala, é possível pedir algum recurso audiovisual (cartazes, slides, infográficos etc.) para a apresentação. O mais importante é que todos contem qual postagem deu origem ao artigo de checagem, como foi feita a checagem e quais foram as conclusões.

AULA 2 – ETIQUETAS DA INFORMAÇÃO

35 min | Produção

Retome com os alunos as principais descobertas da aula anterior e reforce que um dos aprendizados que podemos levar da checagem de informações é que não existem apenas informações inteiramente verdadeiras ou falsas. Algumas agências e projetos de checagem optam por criar selos ou etiquetas que trazem mais informações a respeito da maneira que o conteúdo desinforma. Proponha que os grupos criem selos próprios e escolham os mais apropriados para os conteúdos discutidos na atividade. 

Algumas categorias sugeridas de selos:

  • fake news: conteúdo criado com o propósito de enganar, que parece uma notícia mas não é;
  • sátira: conteúdo feito para entreter, deixa claro (às vezes não tanto) que o objetivo é humorístico;
  • opinião: o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema, comumente usando linguagem forte e tendenciosa;
  • título incompleto ou impreciso: o conteúdo completo pode levar a conclusões muito diferentes do que a leitura apenas do título indica;
  • conteúdo sensacionalista: apela para a emoção do leitor e geralmente exagera no tom;
  • fora de contexto: quando a informação é verdadeira mas aconteceu em outro lugar ou numa data diferente da que está sendo alegada;
  • conclusões exageradas: os dados apresentados não são suficientes para sustentar as conclusões. 

Seus alunos podem se inspirar nas etiquetas e selos da Agência Lupa e do Projeto Hoaxbusters

FECHAMENTO

10 min | Reflexão

Grande parte da discussão gerada pelas informações que circulam na sociedade vem da nossa própria incapacidade de discernir adequadamente os tipos de informação. Aproveite a criação dos selos para discutir com seus alunos a importância de ler atentamente as mensagens que recebemos para entender as nuances que estão além do falso e verdadeiro. Nem sempre uma desinformação parte de algo completamente inventado e facilmente desmentido. Não basta impedir a circulação de fake news; é preciso impedir também a propagação de mensagens duvidosas, incompletas, tendenciosas ou maliciosas.

Educador(a): A fim de que você se sinta seguro para conduzir essa reflexão, conheça o material do Educamídia “Muito além das fake news (caso queira e tenha tempo, aplique também o plano de aula sugerido).

 

Criado por Estevão Zilioli para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Para explorar mais

Urna eletrônica: Entenda o debate sobre a auditoria das urnas e o funcionamento do sistema do TSE (BBC News Brasil)

– Fato ou Boato? (Tribunal Superior Eleitoral) 

– [PLANO DE AULA] Muito além das “fake news”

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade