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— Planos de aula

Números que contam histórias

Como podemos desenvolver a leitura crítica de dados e gráficos?

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Habilidades BNCC EF08MA23, EF09MA21, EM13CNT303, EM13LGG202, EM13LGG302, EM13LP45, EM13MAT101, EM13MAT102
  • Segmento Ensino Fundamental 2
    Ensino Médio
  • Duração sugerida1 a 2 aulas

Objetivos

Demonstrar que interagimos com gráficos e estatísticas o tempo todo e em diversos veículos e que estes dados em forma de imagem servem para informar, persuadir e, ocasionalmente, desinformar. Analisando gráficos de diversos veículos, iremos perceber que para compreendê-los precisamos de uma observação cuidadosa e crítica e um protocolo simples podem auxiliar nessa missão.

Roteiro de aula

ATIVAÇÃO

Se quiser, utilize os slides da aula (disponíveis abaixo na seção Materiais da Aula) para apoiar esta sequência. 

10 min | Mostre um gráfico/mapa (retirado de uma matéria jornalístico ou publicitária) para seus alunos, omitindo detalhes como título e outras informações que induzam a interpretações dele.

Depois de algum tempo olhando atentamente para o gráfico, peça para que os alunos respondam essas três perguntas:

– O que você percebe?

– O que você imagina? O que fez com que você ficasse curioso sobre o gráfico?

– O que está acontecendo neste gráfico? Escreva um título atraente que capture a ideia principal do mapa.

DESENVOLVIMENTO

5 min | Agora é hora de os alunos, em duplas, escreverem as respostas às perguntas da ativação. Elas foram pensadas sequencialmente, então devem ser respondidas em ordem. Comece com “eu percebo”, depois “eu imagino” e termine com um título atraente. Eles podem responder verbalmente, digitalmente (mentimeter.com, forms etc) ou em papéis. O trabalho em dupla estimula a troca de ideias e a resposta deve vir de um consenso entre os dois alunos.

10 min | Respondidas as perguntas o professor abre uma discussão entre os alunos, mostrando algumas das respostas e evidenciando as divergências e convergências entre elas. Depois de algum tempo de conversa, o professor mostra mais um ou dois gráficos diferentes, mas que representam a mesma informação. Podem ser de matérias (e veículos) diferentes ou da mesma matéria do primeiro gráfico. O que mudou na maneira de ler as informações? Os alunos mudaram de ideia em relação ao primeiro gráfico depois de ver o segundo?

5 min | É hora de conhecer as fontes dos gráficos e comparar a percepção inicial dos alunos (especialmente o título criado) com o contexto em que ele foi apresentado pelo veículo de informação. Os gráficos sozinhos levaram às mesmas conclusões que acompanhados de textos?

10 min | E quando os gráficos nos enganam? Algumas vezes os gráficos podem ser usados de maneira enganosa (mesmo que bem-intencionada). Divida os alunos em 3 grupos (ou múltiplos de 3) e distribua as atividades que trazem a mesma informação apresentada em dois gráficos diferentes. Os alunos devem escolher qual gráfico é mais adequado e justificar textualmente e/ou por meio de apresentação para a turma.

FECHAMENTO

Promova uma discussão com os alunos. Por que é importante saber ler dados e gráficos? Qual a importância desse tipo de comunicação na sociedade? Qual a diferença entre os gráficos estáticos e os interativos, em termos de compreensão? Discuta a afirmação: “os números contam histórias”.

Criado por Estêvão Zilioli para EducaMídia.
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

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