Imagem de carregamento
— Planos de aula

Números que contam histórias

Como podemos desenvolver a leitura crítica de dados e gráficos?

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Habilidades BNCC EF08MA23, EF09MA21, EM13CNT303, EM13LGG202, EM13LGG302, EM13LP45, EM13MAT101, EM13MAT102
  • Segmento Ensino Fundamental 2
    Ensino Médio
  • Duração sugerida2 aulas

Objetivos

Demonstrar que interagimos com gráficos e estatísticas o tempo todo e em diversos veículos e que estes dados em forma de imagem servem para informar, persuadir e, ocasionalmente, desinformar. Analisando gráficos de diversos veículos, vamos perceber que para compreendê-los precisamos de uma observação cuidadosa e crítica, e um protocolo simples podem auxiliar nessa missão.

Roteiro de aula

AULA 1 – O QUE O GRÁFICO ME DIZ

ATIVAÇÃO

10 min | Mostre um gráfico/mapa (retirado de uma matéria jornalístico ou publicitária) para seus alunos, omitindo detalhes como título e outras informações que induzam a interpretações dele.

Depois de algum tempo olhando atentamente para o gráfico, peça para que os alunos respondam essas três perguntas:

– O que você percebe?

– O que você imagina? O que fez com que você ficasse curioso sobre o gráfico?

– O que está acontecendo neste gráfico? Escreva um título atraente que capture a ideia principal do mapa.

Educador(a): Se preferir, utilize os slides da aula (disponíveis neste link, com animações, ou em versão PDF na seção “Materiais da Aula”) para apoiar esta sequência.

DESENVOLVIMENTO

10 min | Agora é hora de os alunos, em duplas, escreverem as respostas às perguntas da ativação. Elas foram pensadas sequencialmente, então devem ser respondidas em ordem. Comece com “eu percebo”, depois “eu imagino” e termine com um título atraente. Eles podem responder verbalmente, digitalmente (mentimeter.com, forms etc.) ou em papéis. O trabalho em dupla estimula a troca de ideias e a resposta deve vir de um consenso entre os dois alunos.

10 min | Respondidas as perguntas, o professor abre uma discussão entre os alunos, mostrando algumas das respostas e evidenciando as divergências e convergências entre elas. Depois de algum tempo de conversa, o professor mostra mais um ou dois gráficos diferentes, mas que representam a mesma informação. Podem ser de reportagens (e veículos) diferentes ou da mesma reportagem do primeiro gráfico. O que mudou na maneira de ler as informações? Os alunos mudaram de ideia em relação ao primeiro gráfico depois de ver o segundo?

5 min | É hora de conhecer as fontes dos gráficos e comparar a percepção inicial dos alunos (especialmente o título criado) com o contexto em que ele foi apresentado pelo veículo de informação. Os gráficos sozinhos levaram às mesmas conclusões que acompanhados de textos?

FECHAMENTO

5 min | Explique aos estudantes que o assunto e os materiais serão retomados na aula seguinte. 

 

AULA 2 – QUANDO OS GRÁFICOS ENGANAM

ATIVAÇÃO

10 min | Relembre as atividades da aula anterior.

DESENVOLVIMENTO

25 min | E quando os gráficos nos enganam? Algumas vezes os gráficos podem ser usados de maneira enganosa (mesmo que bem-intencionada). Divida os alunos em 3 grupos (ou múltiplos de 3) e distribua as atividades que trazem a mesma informação apresentada em dois gráficos diferentes. Os alunos devem escolher qual gráfico é mais adequado e justificar textualmente e/ou por meio de apresentação para a turma.

FECHAMENTO

5 min | Promova uma discussão com os alunos. Por que é importante saber ler dados e gráficos? Qual a importância desse tipo de comunicação na sociedade? Qual a diferença entre os gráficos estáticos e os interativos, em termos de compreensão? Discuta a afirmação: “os números contam histórias”.

 

Criado por Estêvão Zilioli para EducaMídia.
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Para explorar mais

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade