Objetivos
Demonstrar que interagimos com gráficos e estatísticas o tempo todo e em diversos veículos e que estes dados em forma de imagem servem para informar, persuadir e, ocasionalmente, desinformar. Analisando gráficos de diversos veículos, vamos perceber que para compreendê-los precisamos de uma observação cuidadosa e crítica, e um protocolo simples podem auxiliar nessa missão.
Roteiro de aula
AULA 1 – O QUE O GRÁFICO ME DIZ
ATIVAÇÃO
10 min | Mostre um gráfico/mapa (retirado de uma matéria jornalístico ou publicitária) para seus alunos, omitindo detalhes como título e outras informações que induzam a interpretações dele.
Depois de algum tempo olhando atentamente para o gráfico, peça para que os alunos respondam essas três perguntas:
– O que você percebe?
– O que você imagina? O que fez com que você ficasse curioso sobre o gráfico?
– O que está acontecendo neste gráfico? Escreva um título atraente que capture a ideia principal do mapa.
Educador(a): Se preferir, utilize os slides da aula (disponíveis neste link, com animações, ou em versão PDF na seção “Materiais da Aula”) para apoiar esta sequência.
DESENVOLVIMENTO
10 min | Agora é hora de os alunos, em duplas, escreverem as respostas às perguntas da ativação. Elas foram pensadas sequencialmente, então devem ser respondidas em ordem. Comece com “eu percebo”, depois “eu imagino” e termine com um título atraente. Eles podem responder verbalmente, digitalmente (mentimeter.com, forms etc.) ou em papéis. O trabalho em dupla estimula a troca de ideias e a resposta deve vir de um consenso entre os dois alunos.
10 min | Respondidas as perguntas, o professor abre uma discussão entre os alunos, mostrando algumas das respostas e evidenciando as divergências e convergências entre elas. Depois de algum tempo de conversa, o professor mostra mais um ou dois gráficos diferentes, mas que representam a mesma informação. Podem ser de reportagens (e veículos) diferentes ou da mesma reportagem do primeiro gráfico. O que mudou na maneira de ler as informações? Os alunos mudaram de ideia em relação ao primeiro gráfico depois de ver o segundo?
5 min | É hora de conhecer as fontes dos gráficos e comparar a percepção inicial dos alunos (especialmente o título criado) com o contexto em que ele foi apresentado pelo veículo de informação. Os gráficos sozinhos levaram às mesmas conclusões que acompanhados de textos?
FECHAMENTO
5 min | Explique aos estudantes que o assunto e os materiais serão retomados na aula seguinte.
AULA 2 – QUANDO OS GRÁFICOS ENGANAM
ATIVAÇÃO
10 min | Relembre as atividades da aula anterior.
DESENVOLVIMENTO
25 min | E quando os gráficos nos enganam? Algumas vezes os gráficos podem ser usados de maneira enganosa (mesmo que bem-intencionada). Divida os alunos em 3 grupos (ou múltiplos de 3) e distribua as atividades que trazem a mesma informação apresentada em dois gráficos diferentes. Os alunos devem escolher qual gráfico é mais adequado e justificar textualmente e/ou por meio de apresentação para a turma.
FECHAMENTO
5 min | Promova uma discussão com os alunos. Por que é importante saber ler dados e gráficos? Qual a importância desse tipo de comunicação na sociedade? Qual a diferença entre os gráficos estáticos e os interativos, em termos de compreensão? Discuta a afirmação: “os números contam histórias”.
Criado por Estêvão Zilioli para EducaMídia.
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Materiais da aula
Para explorar mais
- Sugestões de matérias para serem trabalhadas.
- Esta atividade foi inspirada no projeto What’s Going on in this Graph, do Learning Network / The New York Times.
- Matérias do Nexo sobre como mentir usando gráficos: Como mentir com gráficos: 7 detalhes que podem te enganar e Como mentir com gráficos: mais 7 detalhes que podem te enganar