O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, também é uma oportunidade para discutir temas ligados à educação midiática, como representação, viés de gênero das ferramentas de inteligência artificial, discurso de ódio e influência das redes sociais na definição de padrões de beleza, entre outros.
As inúmeras mensagens de mídia a que estamos expostos diariamente — no noticiário, em anúncios publicitários, nas plataformas de redes sociais ou mesmo em cartazes pelas ruas — influenciam a maneira como enxergamos o mundo. Podem, por exemplo, dar visibilidade a mulheres em funções de liderança no trabalho ou, por outro lado, reforçar estereótipos de gênero e atrelar a imagem feminina a tarefas domésticas.
O EducaMídia conta com uma série de recursos para apoiar educadores no desenvolvimento de atividades que incentivem a análise crítica e a produção responsável de conteúdos. Veja, a seguir, alguns desses materiais:
ARTIGOS
– O que a inteligência artificial nos conta sobre mulheres e estereótipos
– Por que homens odeiam mulheres jogando futebol?
– Como a internet amplifica a misoginia entre os jovens
– Ataques a mulheres ganham novos formatos no ambiente online
– Por que seguir um agressor de mulheres nas redes sociais?
– Mulheres desafiam padrão de beleza nas redes
– Nem tudo é belo no mundo dos filtros
PLANOS DE AULA
– Infância, diversidade e representações
– Leitura visual: a imagem no jornalismo
– Leitura visual II: autoria e edição
– Quem é quem nas redes sociais
GLOSSÁRIO INTERATIVO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES (vídeos)
– Algoritmos, viés e representação
– Representação e preconceito nas mídias