Imagem de carregamento
Ler Escrever Participar

— Formação

Explore o site com as coleções temáticas

A educação midiática desenvolve um conjunto de habilidades essenciais à cidadania e ao aprendizado no século 21. E é para todos: podemos trabalhar com todas as faixas etárias, e em qualquer contexto educativo – da educação formal à sensibilização da sociedade em geral, da pré-alfabetização até a idade adulta.

Se você está interessado em aprender, ou quer saber como utilizar a educação midiática na sua prática educativa, nossas formações, planos de aula e recursos avulsos ajudam você a começar. Acesse as coleções abaixo para uma visita guiada ao conteúdo do nosso site.

Coleções EducaMídia

Ilustração do item

Descobrindo a educação midiática

O campo jornalístico-midiático é um dos campos de atuação da Língua Portuguesa na BNCC. Se você é professor da área ou quer conhecer mais sobre os conteúdos exigidos, acesse o nosso curso EAD gratuito de 30h, A Educação Midiática na BNCC. O curso é autoguiado e oferece certificação.

Mas se quer se aprender lado a lado com uma comunidade de educadores o que é educação midiática e como integrá-la à sua prática diária em qualquer disciplina, ou como levá-la para a sua escola ou região, o nosso Curso de Certificação de Multiplicadores é para você. Conheça mais sobre o curso aqui e fique de olho em nossas redes para a próxima oportunidade.

Finalmente, conheça o Guia da Educação Midiática, uma obra completa de referência sobre como praticar a educação midiática no dia a dia. Disponível para download gratuito.

Ilustração do item

Fake news e confiabilidade da informação

A poluição informacional é um problema crítico do nosso tempo, e se contrapõe ao direito de acessarmos informações de qualidade para construir conhecimento e exercer os nossos direitos de escolha numa sociedade democrática. O papel do educador vai além de ensinar o aluno a checar informações – precisamos conduzir uma reflexão sobre as formas e as nuances da desinformação, desenvolvendo o hábito da leitura crítica. Só assim conseguiremos combater esse problema de forma consistente.

ACESSE A COLEÇÃO
Ilustração do item

Leitura crítica: textos, imagens, infográficos e mais

Em tempos de infodemia, em que a abundância de informações disponíveis (e nem sempre confiáveis) pode transformar-se em uma armadilha. Assim, saber ler criticamente todos os tipos de mídia é essencial. Textos, imagens, vídeos, áudio e até memes… qualquer tipo de mensagem demanda um olhar apurado que vai além da mera leitura e passa pelo desenvolvimento de uma postura mais reflexiva e inquisidora diante do universo de informações que estão ao alcance de um clique.

ACESSE A COLEÇÃO

Dúvidas ou sugestões?

Mande uma mensagem pra gente pelo e-mail educamidia@palavraaberta.org.br com suas sugestões.

Fale com a gente
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade