Com informações circulando em mais formatos e chegando a nós por mais canais, e com recursos de criação disponíveis em vários ambientes e aplicativos, fica cada vez mais fácil criar e disseminar desinformação online. E cada vez mais cabe a nós, os usuários, saber em que confiar. Afinal, uma mensagem pode conter fatos equilibrados e verificados, mas também pode ser enviesada, esconder interesses comerciais ou ideológicos, ou apresentar conteúdo deliberadamente fabricado para tentar nos enganar.
É por isso que as habilidades de busca e verificação são essenciais. Em parceria com o Google Search, trouxemos para o Basil o programa Craques da Busca, que desenvolve habilidades e oferece ferramentas que ajudam os usuários a pesquisar informações on-line de maneira mais eficaz, bem como desenvolver sua autonomia crítica na verificação de informações. São passos simples, apresentados de forma clara, mas que podem transformar nossa relação com as informações que recebemos.
O programa Craques da Busca foi criado em colaboração com o especialista Mike Caulfield, da Universidade de Washington, autor do popular método PIER (em inglês, SIFT) para verificação de fatos (Parar, Investigar, Encontrar informações mais completas e Rastrear alegações). Também são apresentadas as ferramentas de educação para a informação do buscador Google, como as que permitem saber mais sobre uma fonte ou sobre uma imagem.
O treinamento com esses materiais pode ser oferecido para participantes de qualquer idade, e em qualquer contexto, com uma sessão de cerca de 45 minutos. Use e dissemine, pois todos podem – e devem – se engajar no combate à desinformação.
Em parceria com Google Search