Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Verificar informações é algo que deve ser aprendido na escola

Foto de Mariana Mandelli
Autor Mariana Mandelli Coordenadora de comunicação Sobre o autor

Pouco mais da metade das crianças e adolescentes afirma dominar essa habilidade

Imagem de destaque do post

📸: ArtPhoto_studio

Podemos não lembrar exatamente qual letra ou termo designa a geração atual – afinal, são muitas as definições –, mas há um senso comum quando se fala das habilidades dessas crianças e jovens que estão crescendo com acesso ininterrupto ao TikTok e aos conteúdos de influenciadores digitais: a ideia de que eles sabem e entendem como usar as plataformas digitais muito melhor do que os adultos de suas famílias. Como se esse conhecimento fosse algo inato a esses nativos digitais, que “já nasceram sabendo”. Este é um mito que precisa ser desconstruído, e quem nos mostra isso são os próprios jovens.

Dados da mais recente TIC Kids Online Brasil mostram que 57% da população entre 11 e 17 anos afirma ser verdade que crianças e adolescentes sabem verificar se uma informação encontrada na internet está correta, o que significa que quase metade deles admite ter dificuldades para realizar essa checagem. Quando questionados sobre como verificar se um site é confiável, a taxa é de 62%. A pesquisa é realizada desde 2012 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) com o objetivo de detalhar como essa faixa etária usa as redes. 

É interessante observar as diferenças percentuais nas respostas do levantamento. Ao serem perguntados se crianças e adolescentes sabem instalar aplicativos e proteger um aparelho com algum recurso de segurança, as taxas são de 94% e 84%, respectivamente. Ou seja, quando se trata de habilidades consideradas operacionais, os números aumentam consideravelmente. Já entre habilidades vinculadas à compreensão do universo informacional, eles próprios assumem que se trata de algo mais dificultoso.

Acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos e modelos, o que abrange veículos impressos e digitais, são requisitos fundamentais na formação de qualquer cidadão no contexto em que vivemos. Este conhecimento deve ser construído – não é algo dado, como nos acostumamos a pensar – e a escola tem um papel basilar na educação midiática de alunos e alunas desde o ingresso no sistema de ensino.

Se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que “a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania”, apoiar esse processo é uma atribuição das unidades escolares e suas equipes pedagógicas, que devem ser preparadas para isso. A mediação dos professores e professoras é essencial para que crianças e jovens aprendam a ler, escrever e participar de forma consciente, autônoma, responsável e crítica dos ambientes informacionais, o que inclui desenvolver habilidades como as descritas na TIC Kids Online Brasil.

A novela Travessia, que teve seu último capítulo exibido na semana passada, foi bem didática nesse aspecto, por meio de três personagens adolescentes: um garoto que fez uma montagem fotográfica que viralizou, prejudicando a vida da protagonista da trama; um menino que apresentava dependência de games online, e uma garota que, ao fazer uma amizade com uma suposta influenciadora, acabou enredada por um pedófilo. Nas três histórias, os jovens precisaram da ajuda da família e de apoio especializado para compreenderem a dimensão das suas atitudes e consequências.

Por mais que seja ficção, não faltam dados para entendermos que a realidade é bastante semelhante ao narrado na trama. Denúncias recentes feitas pelo Fantástico e por esta Folha, revelaram como menores de idade têm atuado em grupos no Discord, divulgando e compartilhando vídeos extremamente cruéis e criminosos, envolvendo violência sexual e outros delitos gravíssimos.

Ao passo que as big techs e os governos precisam atuar de forma macro, com mais transparência nos processos e por meio da criação de políticas públicas, respectivamente, é preciso também incentivar a educação midiática das crianças e jovens tanto nas famílias como nas escolas, para que formemos jovens capazes de distinguir entre informação e desinformação no Tik Tok e nas futuras plataformas que ainda surgirão, num mundo em constante e acelerada mudança.

 

 

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade