Imagem de carregamento
— Notícias

Palavra Aberta participa de live com Google e TSE sobre checagem e eleições

A partir desta quarta-feira (28/10), o Instituto Palavra Aberta vai mediar uma série de lives promovidas pelo Google em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os convidados...

Imagem de destaque do post

A partir desta quarta-feira (28/10), o Instituto Palavra Aberta vai mediar uma série de lives promovidas pelo Google em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os convidados são especialistas em eleições e outros temas importantes relacionados ao pleito.

O objetivo é ampliar o conhecimento do eleitor brasileiro em torno de assuntos essenciais para a segurança e a realização do  processo eleitoral de 2020, como o combate à desinformação e os cuidados sanitários que estão sendo definidos pela Justiça Eleitoral para o dia da votação.

A primeira live da série, em 28/10, vai promover um debate sobre a importância da checagem de fatos e informações na luta contra fake news e o trabalho de agências de checagem, veículos de jornalismo e de todo o ecossistema para averiguar conteúdo enganoso sobre o pleito. Os debatedores serão Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa, e Diogo Rais, professor de Direito Eleitoral da Mackenzie e da FGV-SP.

Na sequência, no dia 04/11, a secretária-geral do TSE, Aline Osorio, e o secretário de Tecnologia da informação do tribunal, Giuseppe Janino, conversam sobre os mitos mais frequentes sobre eleições, e desmistificam lendas e boatos, sobre o processo eleitoral, a segurança da urna eletrônica, entre outros temas.

Por fim, pouco antes do primeiro turno das eleições municipais, no dia 9 de novembro, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, vai conversar com o médico Roberto Kalil Filho, cardiologista e presidente do InCor, sobre recomendações e cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio com o novo coronavírus no dia da eleição. Kalil tem ajudado o TSE, na campanha publicitária, a divulgar os protocolos sanitários que guiarão os eleitores durante o processo de votação neste ano. O médico não cobrou cachê.

Todas as lives terão a mediação da presidente-executiva do Palavra Aberta, Patrícia Blanco.

A transmissão será realizada pelo YouTube do Palavra Aberta e também nos canais do Google Brasil e do tribunal.

Confira a agenda completa:

 28/10, 18h30
A importância da checagem de informações
Onde: canais do TSE e Google Brasil no YouTube do Palavra
Convidados: Cristina Tardáguila (Agência Lupa) e Diogo Rais (FGV)

04/11, 18h30
Desmistificando lendas eleitorais
Onde:  canais do TSE e Google Brasil no YouTube
Convidados: Aline Osorio (Secretária-geral – TSE) e Giuseppe Janino (Secretário de Tecnologia da Informação – TSE)

09/11,18h30
Como votar de maneira segura: protocolos sanitários e outras dicas
Onde:  canais do TSE e Google Brasil no YouTube
Convidados: Ministro Luís Roberto Barroso (Presidente do TSE) e Roberto Kalil Filho (InCor/USP)

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade