Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Idoso, em 1 de outubro, o Instituto Palavra Aberta lança o EducaMídia 60+, um programa criado para promover a educação midiática de pessoas acima de 60 anos, tornando-as aptas a ler e produzir informações de maneira reflexiva e responsável e, assim, participando plenamente da sociedade conectada. A iniciativa tem o intuito de engajar e treinar os idosos, que segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), têm se tornado alvo frequente de golpes digitais.
“O percentual de pessoas com mais de 60 anos no País com acesso à rede mundial de computadores cresceu de 68% para 97%, nos últimos quatro anos. Essa nova era de conexão tem promovido debates e iniciativas para auxiliar esse público. E é nesse contexto que o EducaMídia60+ pretende atuar: como uma prestação de serviço à sociedade”, comenta Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta
O projeto EducaMídia 60+ disponibiliza uma coleção de materiais gratuitos, como guias, cartilhas digitais e outros recursos pedagógicos que podem auxiliar, além dos idosos, profissionais que estejam interessados em organizar oficinas e cursos de educação midiática para esse público. Os conteúdos são divididos em cinco módulos temáticos, que podem ser utilizados em sequência ou de forma independente:
- Módulo 1 | Introdução ao mundo conectado – neste módulo, o EducaMídia 60+ apresenta um guia básico de navegação pela internet, com dicas práticas de como buscar informações e avaliar os resultados encontrados.
- Módulo 2 | O universo da informação – o segundo módulo auxilia o leitor a identificar os diversos tipos de conteúdo disponíveis nas redes ou recebidos por amigos e familiares. Este módulo auxilia o público a compreender qual é o propósito de cada conteúdo, a partir de uma leitura crítica e reflexiva.
- Módulo 3 | Muito além das “Fake News” – aqui, o EducaMídia 60+ conta um pouco da história da desinformação, mostra os perigos reais que uma informação falsa pode representar para a sociedade e apresenta uma série de dicas simples de como evitar cair em armadilhas na internet. Também provoca a reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo nas redes sociais.
- Módulo 4 | Quem sou eu nas redes sociais – no quarto módulo, o programa apresenta as principais redes sociais e convida o leitor a refletir sobre como usá-las de maneira mais segura e fortalecedora, a fim de minimizar os riscos e aproveitar os benefícios das redes.
- Módulo 5 | Golpes – no último módulo, o EducaMídia 60+ traz orientações sobre como pessoas acima de 60 anos podem se proteger de crimes financeiros na internet e orienta sobre os canais mais adequados para denunciar golpes.