Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

O que a Nigéria pode nos ensinar sobre educação midiática?

Foto de Elisa Thobias
Autor Elisa Thobias Assistente de comunicação Sobre o autor

País sede da Global MIL Week 2022 enfrenta o desafio de disseminar o conceito entre as camadas sociais menos favorecidas

Imagem de destaque do post

📸: ASphotofamily

Em outubro, o mundo esteve reunido em Abuja, na Nigéria, para celebrar a Global MIL Week, a Semana Mundial de Alfabetização Midiática e Informacional, promovida pela UNESCO. Com o tema “O aumento da confiança: um imperativo para a educação midiática e informacional”, o evento convidou atores de diversos países para realizarem ações em conjunto e lideranças globais discutiram a temática em painéis de discussão.

Não foi por acaso que o país fora escolhido para sediar a MIL Week. Apesar de contar com um dos índices mais altos do mundo de crianças fora da escola, cerca de 13,2 milhões segundo dados de 2020, a Nigéria tem iniciativas interessantes voltadas à educação midiática e à checagem de fatos. E, em vias de realizar uma eleição presidencial, marcadas para fevereiro de 2023, não há momento mais oportuno para discutir a importância da informação de qualidade. 

Um exemplo de trabalho voltado ao desenvolvimento da educação midiática são as iniciativas realizadas pelo educador Martins Akpan. Segundo a UNESCO, o fundador do Teen Resources Center, trabalha diretamente com crianças e adolescentes e seu grande desafio é desenvolver neles, por meio das atividades, o pensamento crítico. Nos últimos dezoito anos, ele assistiu ao desenvolvimento do currículo da educação midiática em todo o mundo e sua integração à sociedade nigeriana. 

Akpan tem utilizado jogos educativos com excelentes resultados. Em entrevista, I Remi, uma das alunas de Akpan, disse que “realmente amava o assunto.” “Hoje tenho uma postura crítica com relação aos desenhos animados a que assistia quando criança, graças aos jogos de educação midiática e informacional.” 

O país mais populoso da África também enfrenta os desafios da desinformação. Um dos principais candidatos a presidência do país transformou a checagem em seu slogan de campanha. Ao falar de seu histórico político, Peter Obi termina com a frase “vá lá e verifique”. 

O uso de deepfakes e conteúdos audiovisuais manipulados também já faz parte do cotidiano da Nigéria. Como relatou o jornalista David Ajkobi para a Agência Lupa, circulou nas redes sociais do país um vídeo afirmando que Elon Musk, o bilionário dono da Tesla, era apoiador de Obi. A produção, vista milhares de vezes, na verdade, foi criada por inteligência artificial. 

Na contramão das informações falsas, está a Coalização de Checadores de Fatos da Nigéria. De acordo com o portal Poynter, o grupo, formado por oito entidades locais ou regionais de verificação de fatos, tem o objetivo de realizar apurações com mais acuracidade, elevar o nível do campo informacional e promover campanhas de educação midiática. 

O que as lideranças da organização temem é que o pleito eleitoral nigeriano seja semelhante às últimas edições brasileiras e estadunidenses, marcadas pelo aumento da desinformação. Notícias falsas nas mídias sociais destinadas a agendas políticas distintas e discursos que atacam questões éticas e religiosas são muito comuns, gerando preocupação nos comunicadores e na sociedade nigerianos. Somado a isso, a checagem de fatos em idiomas locais ainda é uma barreira a ser superada. 

Como estratégia de enfrentamento, o grupo pretende usar a prática do prebunking, ou seja, publicar explicações e análises de especialistas sobre temas que podem gerar desinformação. A ideia é explicar rapidamente os fatos antes que qualquer controvérsia se instale. E, antes de possíveis alegações de fraude eleitoral, a coalizão, conforme a reportagem do repórter Seth Smalley, quer divulgar materiais explicativos sobre como o processo eleitoral, o financiamento de campanhas políticas e as pesquisas de opinião funcionam. 

Assim como o Brasil, a Nigéria enfrenta o problema do acesso à internet nas regiões mais pobres. Isso pode fazer com que a checagem de fatos leve ainda mais tempo para acontecer, facilitando o caminho para que informações falsas sejam disseminadas. O avanço da educação midiática nesse sentido fica prejudicado, fazendo com que as camadas menos privilegiadas da população não sejam atendidas a tempo, sendo que esse segmento da sociedade tem, historicamente, grande participação nas eleições do país.

Por mais que seja arriscado comparar países, em terras brasileiras, a legislação caminha para que o desenvolvimento de ações de educação midiática esteja juridicamente assegurado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem uma sólida ênfase na cultura digital como uma das principais competências a serem desenvolvidas no ensino fundamental e médio. Em junho, o Senado Federal aprovou a PEC 47/2021, que assegura a todos os brasileiros o direito à inclusão digital e obriga o poder público a promover políticas públicas que ampliem o acesso à internet em todo o território nacional.

Mesmo com diferenças econômicas, sociais e culturais entre Brasil e Nigéria, é importante reconhecer iniciativas que geram resultados positivos, sobretudo se desenvolvidas a longo prazo. Precisamos descolonizar nossos olhares que tendem a valorizar somente o que vem da Europa e da América do Norte. Ao redor do mundo, há diversos atores realizando trabalhos admiráveis para promover a educação. Valorizar tais projetos é se aproximar das raízes de muitos brasileiros e brasileiras. 

Mais uma vez, a tríade educação de qualidade, imprensa livre e conscientização sobre a desinformação se mostra decisiva para o futuro de uma população. Estes são elementos essenciais para a democracia e fundamentais para o mundo conectado em que vivemos. 

 

Foto de Elisa Thobias

Elisa Thobias

Assistente de comunicação

Educomunicadora, é assistente de comunicação.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade