Imagem de carregamento
— Notícias

Live EducaMídia mostra como o design pode nos ajudar a contar histórias

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Tendo em vista a importância do profissional de design para o jornalismo e para a produção de conteúdos no mundo digital, as coordenadora do EducaMídia Daniela Machado e...

Imagem de destaque do post

Tendo em vista a importância do profissional de design para o jornalismo e para a produção de conteúdos no mundo digital, as coordenadora do EducaMídia Daniela Machado e Mariana Ochs explicaram como compreender a linguagem dos gráficos e imagens na live semanal.

Para introduzir o tema, Mariana falou das diversas facetas do jornalismo visual, destacando que já exerceu durante muitos anos a função de diretora de arte em redações.

Na avaliação dela, uma reportagem deve ser a combinação equilibrada e complementar de textos, fotos e elementos gráficos que foi pensada para contar uma história da melhor maneira possível.

Na escola
A compreensão da linguagem gráfica é uma habilidade de educação midiática que precisa ser desenvolvida desde cedo, para podermos avaliar, analisar e compreender o jornalismo visual. Ou seja: é preciso, desde a escola, mostrar aos alunos como funcionam e são criadas as mídias, para que eles aprendam a consumi-las de maneira crítica e reflexiva.

Daniela, por sua vez, apontou como essa reflexão sobre mídias no ambiente escolar pode ser dar por meio do design nas mais diversas disciplinas. “A compreensão das imagens é uma atividade bem simples e ao mesmo tempo muito interessante e poderosa, pois articula multiletramento, leitura crítica e pensamento crítico”, disse.

As coordenadoras ressaltaram que a leitura de imagens envolve diversos aspectos, como pensar na autoria e audiência delas; na mensagem que está sendo construída por meio do recurso visual; nos significados da escolha de cores, tipografia, diagramação e símbolos; e na representação das várias realidades e contextos que estão sendo representados ou não.

“É importante analisar, ao olhar uma capa de revista, por exemplo, como a mulher está sendo retratada, além de prestar atenção na representatividade de pessoas negras e outras minorias”, destacou Daniela.

Na prática
De acordo com Mariana Ochs, existem diversos recursos gratuitos na internet para que os educadores usufruam do jornalismo visual. Ela sugeriu dois bancos de imagens: o brasileiro Nas Capas e o inglês Cover Junkie.

“É importante oferecer e construir com os alunos uma coleção de capas pré-selecionadas com temas relacionados a determinado componente curricular. É uma atividade legal para sala de aula”, afirmou ela.

Para assistir ao vídeo com Daniela Machado e Mariana Ochs na íntegra, clique aqui

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade