Imagem de carregamento
— Notícias

Live EducaMídia faz retrospectiva de 2020

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Para fazer uma retrospectiva de tudo que ocorreu no ano de 2020, o Instituto Palavra Aberta, por meio do EducaMídia, fechou o ano fazendo um resumo das atividades...

Imagem de destaque do post

Para fazer uma retrospectiva de tudo que ocorreu no ano de 2020, o Instituto Palavra Aberta, por meio do EducaMídia, fechou o ano fazendo um resumo das atividades durante a live semanal do programa. A live foi ao ar na última quinta-feira, dia 10, conduzida por Mariana Ochs e Daniela Machado, coordenadoras do EducaMídia.

Desafios
Mariana iniciou a live ressaltando a importância que a educação midiática exerceu durante um ano que foi tão doloroso e difícil por conta da pandemia. Evitar desinformação sobre a Covid-19 foi uma questão fundamental, já que passamos a lidar também com um quadro de infodemia, fenômeno caracterizado pelo excesso de informações que nem sempre são confiáveis.

“O momento reforçou o debate sobre algumas questões da educação midiática que são cruciais nos modos como a gente se relaciona e aprende no século XXI, além de serem fundamentais para a manutenção da democracia”, lembrou.

Daniela acrescentou ainda que os impactos sofridos pelo sistema de educação, por professores e por alunos em razão da pandemia foram desafiadores, já que o ensino passou a ser mediado por tecnologias, trazendo à tona um quadro de desigualdades. “A pandemia só exacerbou ainda mais as demandas do que é aprender no século XXI, o que a rigor passa, necessariamente, pela educação midiática”, afirmou.

Jornalismo
Mariana Ochs enfatizou a relevância do jornalismo no contexto de desinformação reforçado pela pandemia, lembrando que na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) há o campo de jornalismo-midiático. “O objetivo é construir sempre um leitor/espectador consciente, de modo que ele saiba o que está consumindo, de onde vêm as informações e, sobretudo, saiba criar uma “dieta informacional” benéfica ao seu senso crítico.

A Websérie Jornalismo: Conhecer para Defender, promovida e lançada pelo Instituto Palavra Aberta neste ano também foi lembrada na live. “É preciso que o cidadão conheça os procedimentos da imprensa e, a partir daí, tenha como criticar e cobrar que o jornalismo cometa menos erros”, explicou Daniela. “Até mesmo para termos críticas mais assertivas.”

Sorteio
Ao longo da live, as coordenadoras revelaram os perfis das pessoas sorteadas para ganhar o exemplar físico do Guia da Educação Midiática: @prof.gih.alves, @fabiiinogarol, @annadarlenes2, @vinimidia, @prof.tatielen, @falardf, @prof_juliosantos, @leticia.schach, @lilian.santos143 e @vitorsabbi.

Recursos
Acesse alguns dos recursos citados durante a live.

Baixe o Guia da Educação Midiática gratuitamente aqui.
Consulte e baixe também os recursos do EducaMídia aqui.
Para assistir ao vídeo com Daniela Machado e Mariana Ochs na íntegra, clique aqui.

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade