Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Live EducaMídia dá dicas de saúde digital

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Visando a busca do estabelecimento de uma relação saudável com o ambiente digital, a live do EducaMídia dessa semana debateu a importância da educação midiática nesse processo. As...

Imagem de destaque do post

Visando a busca do estabelecimento de uma relação saudável com o ambiente digital, a live do EducaMídia dessa semana debateu a importância da educação midiática nesse processo.

As coordenadoras do EducaMídia Mariana Ochs e Daniela Machado apresentaram dicas e discutiram o assunto de modo educativo e propositivo.

Educação midiática
Em sua fala inicial, Mariana Ochs ressaltou que a evolução tecnológica se deu de modo muito rápido e, com isso, as pessoas estão cada vez mais imersas em relacionamentos mediados por telas sem necessariamente terem refletido de maneira crítica sobre esse contexto.

“Um estudo mostrou que isso é parecido com um cenário em que todos nós estivéssemos saindo as ruas dirigindo sem ter habilitação”, explicou Daniela Machado, fazendo uma analogia com o uso inconsciente das redes sociais.

Segundo ela, é preciso que as pessoas deixem de serem consumidoras passivas para se tornarem usuárias conscientes e ativas nos espaços digitais.

Dicas preciosas
Mariana Ochs lembrou a importância de termos consciência sobre o rastro digital de informações que deixamos em todos os sites que entramos, sem perceber. Esse rastro funciona como a construção da nossa imagem na internet a partir de todas as informações que são deixadas a cada acesso que fazemos nas redes.

Mariana indicou também a leitura do manual de boas práticas feito pela Safernet, que explica como combater o discurso de ódio e a optar por uma comunicação não-violenta nas redes sociais.

Sobre a reflexão que trata das diferenças entre o que vivemos e o que mostramos nas redes, Daniela Machado destacou a importância de um exemplo deixado por Vera Iaconelli, psicanalista e umas das conselheiras do EducaMídia. Vera propõe o exercício simples de fazer um sábado de verdade e um sábado virtual, comparando o que você escolhe postar com o que realmente aconteceu com você naquele dia. Essa reflexão é importante, segundo Daniela, para termos a consciência da glamourização que ocorre nas mídias digitais e como isso pode afetar nossa saúde mental.

Para assistir ao vídeo com Daniela Machado e Mariana Ochs na íntegra, clique aqui.

Inscreva-se também no canal de Youtube.

 

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade