Imagem de carregamento
— O que é

Educação Midiática

Como preparar as crianças e os jovens para aprender com senso crítico e responsabilidade na Era da Informação?

O que é educação midiática?

Conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.

Todo mundo produz e todo mundo consome conteúdo – e o excesso de informações é um desafio ao nosso senso crítico. Como diferenciar fatos de opiniões? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade?

Lidar com esses obstáculos altera profundamente nossa ideia de alfabetização. Não basta ler o que chega às nossas mãos. É preciso interpretar intenção, autoria e contexto. É preciso dominar as ferramentas e as linguagens que nos permitem ter voz nesse ambiente.

Como podemos facilitar esse aprendizado?

Acreditamos que o caminho é a educação midiática, a habilidade de ler criticamente e participar de forma ativa do mundo conectado em que vivemos. Essa necessidade não é nova, mas ganha cada vez mais urgência à medida que saber filtrar e dar sentido ao grande fluxo de informação é um exercício diário, além de fator de inclusão ou exclusão social.

Educar para a informação é um jeito de formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes. É mudar a relação dos jovens com o conhecimento, para que saibam aprender a aprender. É educar para a vida em um mundo cada vez mais conectado.

Conheça nossa formação de educação midiática e outros recursos práticos

LEITOR, PRODUTOR DE CONTEÚDO, CRÍTICO OU CURADOR? A ERA DA INFORMAÇÃO ACABOU COM ESSA SEPARAÇÃO DE PAPÉIS.

Era da informação animação

Para que serve a educação midiática?

Ler

Escrever

Participar

Para que serve a educação midiática?

O amplo acesso à informação expande os caminhos da aprendizagem, mas traz novos desafios. Em uma sociedade em que as mudanças são constantes, é preciso aprender a ler criticamente, escrever com responsabilidade e participar ativamente da sociedade conectada.

Ler criticamente

Na Era da Informação, saber ler o que está escrito no papel é só o começo. É preciso ir além. Entre as habilidades contempladas no eixo Ler do currículo do EducaMídia estão dominar técnicas de busca e curadoria da informação, avaliar criticamente a intenção e a qualidade da informação encontrada, compreender o papel da mídia e o direito à comunicação e até refletir sobre o que não foi dito.

Escrever com responsabilidade

Deixamos de ser meros espectadores do que acontece no mundo. Agora podemos ser também produtores e disseminadores de conteúdo – o que exige novas habilidades. No eixo Escrever, o currículo do EducaMídia propõe o desenvolvimento da fluência digital, para que os alunos dominem um repertório básico de ferramentas de produção e compartilhamento de conhecimento, desenvolvam a autoria e tenham condições de se expressar nos mais diversos formatos.

Participar ativamente

Ler e escrever devem ser ferramentas para que os alunos possam participar de forma crítica e responsável da sociedade. Pensando nisso, o eixo Participar do currículo do EducaMídia trata de temas ligados à cidadania digital e à participação cívica dos alunos. Entre os objetivos estão habilitar os alunos para que entendam as práticas de curtir, comentar e compartilhar, atuem no combate à desinformação e ao discurso de ódio e construam narrativas midiáticas dedicadas a alguma causa ou serviço.

Conheça as Habilidades da Educação Midiática

A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NÃO É UMA DISCIPLINA ESCOLAR ISOLADA, MAS UM JEITO DE FORMAR CIDADÃOS LIVRES E APTOS A FAZER ESCOLHAS CONSCIENTES.

Educação midiática animação

Educação midiática na escola

A Era da Informação democratizou o acesso ao conhecimento e expandiu os limites da sala de aula. O papel dos educadores, cada vez mais essencial, é preparar o jovem para tirar o melhor proveito desse ambiente.

O contexto de abundância de informação multiplica as possibilidades de aprendizagem e ressignifica o papel do professor. Construímos conhecimento no relacionamento com o outro, ao tentar resolver problemas, e também ao explorar o mundo do conteúdo, das notícias e da informação no ambiente digital.

A capacidade de relacionar-se com toda essa informação permite a construção autônoma de conhecimento – essa habilidade tão necessária em um mundo de transformações rápidas e constantes. Mas se o conhecimento está em toda parte, a mediação do professor e da escola tornam-se, paradoxalmente, cada vez mais importantes.

A internet e as ferramentas digitais oferecem inúmeros recursos para apoiar não só a aprendizagem, mas também a construção de uma cidadania plena. É nessa condição que o jovem deixa de ser um mero consumidor de entretenimento ou informações, passando a ser produtor de conhecimento com voz ativa na nossa sociedade conectada, capaz de mobilizar as ferramentas necessárias para seu crescimento pessoal e o benefício de toda a comunidade.

Entendemos que a escola deve guiar esse letramento, estimulando de forma segura e fortalecedora a autonomia e o senso crítico do aluno em relação ao ambiente informacional.

Aprenda e Aplique

O que você encontra aqui

Planos de aula

Roteiros detalhados para levar a educação midiática para a escola, incluindo o passo a passo da aula e sugestões de recursos.

Planos de aula

Recursos

Seleção de cursos, materiais didáticos e outras ferramentas do EducaMídia e de parceiros para entender e aplicar a educação midiática.

Recursos

Habilidades

Explore as competências gerais e os objetivos da educação midiática para os alunos e para os educadores.

Habilidades

Biblioteca

Acesse artigos, colunas e outras referências em educação midiática produzidos pelo EducaMídia e por parceiros do programa.

Biblioteca

Glossário

Encontre termos e palavras que ajudam a entender o universo da informação e a sociedade conectada em que vivemos.

Glossário
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade