Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Violência contra jornalistas também é atentado à democracia

Foto de Mariana Mandelli
Autor Mariana Mandelli Coordenadora de comunicação Sobre o autor

Observatório criado pelo governo pode ajudar a brecar os ataques à imprensa

Imagem de destaque do post

Os atentados terroristas e golpistas aos Três Poderes em 8 de janeiro não agrediram somente o patrimônio público brasileiro, promovendo a destruição de obras de arte e da mobília histórica dos prédios mais importantes de Brasíllia (DF). Outro tipo de violência, que também atinge o coração da democracia, foi registrado naquela data, mas pouco falado diante das cenas deploráveis da invasão bolsonarista: a violência contra jornalistas. De acordo com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ao menos 15 profissionais foram atacados na ocasião, com ocorrências que vão de intimidações verbais a ataques físicos, passando pela quebra de celulares e equipamentos fotográficos.

Tais casos configuram o ápice do processo de recrudescimento da violência contra a imprensa que o Brasil vem experimentando nos últimos anos. Agressões contra jornalistas, infelizmente, já se tornaram rotineiras. De acordo com levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em 2022 foram registrados 376 casos. O dado consta na última edição do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, divulgado nos últimos dias. Vale lembrar que, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o País está na 110ª posição do ranking mundial de liberdade de imprensa, que utiliza informações de 180 países.

O cenário brasileiro não é exceção nessa escalada de ameaças à vida dos profissionais da área. Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicado neste mês mostra que as mortes de jornalistas aumentaram 50% em 2022, registrando 86 óbitos no mundo — o equivalente a um a cada quatro dias.

Nesse contexto, a notícia de que o Ministério da Justiça criará o Observatório da Violência contra Jornalistas é muito bem-vinda, pois delega ao poder público a tarefa de ajudar a proteger um direito fundamental não só dos trabalhadores do jornalismo, mas de toda a sociedade brasileira: a liberdade de imprensa.

Assim como liberdade de expressão não dá a um cidadão o direito de dizer o que bem entende sem as consequências previstas na Constituição, a liberdade de imprensa não é simplesmente sinônimo de jornalistas escreverem e publicarem o que querem. Parece algo ingênuo de se afirmar, mas ainda falta o entendimento geral de que este é um direito vinculado ao direito à informação, e de que toda agressão a um profissional dessa área, além de não ter justificativa, é também uma demonstração de ódio à democracia. Críticas a veículos e suas respectivas linhas editoriais devem ser feitas dentro dos limites constitucionais, sem remeter ao período ditatorial, em que repórteres eram perseguidos, presos e torturados.

Embora a deslegitimação do trabalho da imprensa não seja um fenômeno dos últimos quatro anos, esse processo tem se agravado de forma preocupante. As causas para isso são diversas, como a incerteza financeira dos veículos de comunicação e a intensificação do fenômeno da pós-verdade, com a consequente profusão de desinformação. Mas quando falamos em proteger a democracia de atentados como os vistos em 8 de janeiro, esse tema não pode ser visto como secundário. O fortalecimento da prática jornalística e a proteção de seus profissionais são requisitos basilares para a sustentabilidade de qualquer sistema democrático.

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade