Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Varrer as redes sociais para debaixo do tapete não é solução

Foto de Daniela Machado
Autor Daniela Machado Coordenadora EducaMídia Sobre o autor

Escolas podem contribuir para uso mais crítico e responsável das plataformas

Imagem de destaque do post

📸: Keiny Andrade

O Brasil caminha para fechar o ano com mais de 171 milhões de usuários de redes sociais, de acordo com o portal de estatísticas Statisa. Desse contingente, fazem parte crianças e jovens que, mesmo sem idade para oficialmente criarem contas e perfis nas plataformas, têm algum tipo de contato com o conteúdo que transita por elas.

Diante desse fato, há dois caminhos possíveis: proibir ou educar. A proibição, embora tentadora, significa ignorar que pré e adolescentes já estão expostos ao que as redes sociais têm de melhor e de pior, sem que necessariamente estejam preparados para fazer essa distinção. Educar é trabalhoso, mas talvez seja a solução mais efetiva diante daquilo que parece um caminho sem volta: a influência de novas tecnologias digitais na maneira como nos comunicamos, interagimos com o mundo e vivemos. 

No início do mês, uma decisão do governo do Estado de São Paulo provocou debates acalorados sobre o tema. A Secretaria de Educação decidiu bloquear o uso de redes sociais e streamings (serviços como Netflix e Globoplay) nas escolas estaduais, argumentando que a restrição visa “garantir um ambiente adequado para o aprendizado e evitar usos considerados inapropriados e/ou excessivo de redes, que podem prejudicar a qualidade da conexão e interferir no andamento das atividades pedagógicas”. 

Enxergar tais plataformas apenas como obstáculo é, de certa forma, se eximir da responsabilidade de guiar seu uso consciente e crítico. É privar os estudantes do acesso a conteúdos que podem enriquecer as aulas e torná-las mais conectadas com a realidade em que vivem. É dificultar o exercício da autoexpressão, já que jovens poderiam usar as redes de maneira positiva para mobilizar e engajar a comunidade escolar na resolução de problemas de sua região. 

Isso não significa uma defesa incondicional das redes. Pelo contrário: só poderemos participar da construção de um ecossistema digital melhor se pudermos conhecê-lo, entendendo a engrenagem por trás das plataformas, seu modelo de negócios, o modus operandi dos algoritmos, o papel dos influenciadores e tantos outros fenômenos que, feliz ou infelizmente, já fazem parte de nossas vidas. 

“As redes sociais são fonte de coisas magníficas e de coisas malignas; depende do uso que fazemos delas”, afirmou o ex-ministro e atual secretário de educação do Pará, Rossieli Soares, em evento organizado pelo YouTube esta semana. Nas escolas, ressaltou, é essencial que o uso da tecnologia tenha intencionalidade pedagógica clara. 

Não se trata de, simplesmente, autorizar o uso de celulares, tablets e outros dispositivos no ambiente escolar sem qualquer mediação ou planejamento. As tecnologias digitais só farão sentido se gestores e educadores puderem responder uma questão essencial antes de adotá-las: para quê?

Hoje, currículos já são construídos levando em consideração a relevância da internet em nossas vidas e a necessidade de “desvendá-la”, de modo a minimizar os riscos e ampliar as oportunidades de quem está conectado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz essa preocupação e, em diversos momentos, trata da construção de habilidades ligadas ao universo digital, levando os estudantes a compreender fenômenos como o da desinformação e atuar para enfrentá-la.

Educar para as redes proporcionará aos estudantes um olhar mais crítico para consumir as informações que por elas transitam e responsabilidade para produzir e compartilhar conteúdos, entendendo o alcance que sua voz pode ter. A construção de tais competências é também pilar para que as crianças e jovens de hoje se tornem adultos mais conscientes do poder da comunicação, aptos a compreender que as redes sociais podem ser usadas para propagar fake news e discurso de ódio mas também para o exercício da cidadania e a diversidade de vozes numa sociedade cada vez mais conectada.

Num país de dimensões continentais e tamanha desigualdade como o Brasil, não se pode ignorar que uma parte dos estudantes sequer conta com internet estável nas escolas. Ainda assim, ignorar a existência das redes sociais não é uma boa solução — e pode, inclusive, ampliar a distância entre os jovens que têm a oportunidade de vivenciá-las com criticidade e aqueles que simplesmente não têm a chance de discuti-las em um ambiente mais seguro e mediado por educadores. Nesse caso, educar é melhor do que proibir.

 

Foto de Daniela Machado

Daniela Machado

Coordenadora EducaMídia

Coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta que tem como focos a formação de professores e a produção de conteúdos sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade