Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Uma ponte entre a escola e a democracia

Foto de Daniela Machado
Autor Daniela Machado Coordenadora EducaMídia Sobre o autor

Educação midiática pode ajudar crianças e jovens a ampliar sua participação na vida pública

Imagem de destaque do post

Imagem: Marina Pekin

No próximo domingo começam a ser escolhidos mais de 60 mil prefeitos e vereadores no Brasil. Eleitos a cada quatro anos, eles tomam decisões que envolvem desde assuntos simples, como o nome de ruas e avenidas até aqueles com potencial de afetar significativamente nossas vidas, incluindo as opções de lazer e transporte público ou o plano de educação de cada município. Política e eleições são, portanto, assunto para todo mundo —ou deveriam ser.

Infelizmente, sabemos que há muito desinteresse ou desconhecimento (e até uma mistura de ambos) sobre esses assuntos, principalmente entre o público mais jovem. Segundo o Politize, organização sem fins lucrativos voltada para a educação política, muitos estudantes saem da escola sem conhecer a diferença entre um prefeito e um vereador ou sem saber como exercer direitos básicos de cidadãos.

O que pode ser feito para mudar esse cenário? Como levar para a sala de aula projetos sobre política capazes de engajar crianças e adolescentes?

Ao preparar os alunos para ler o mundo de forma mais reflexiva, estabelecer uma atitude inquisitiva diante da informação e incentivar a produção de mídias para uma audiência real, a educação midiática busca ampliar a voz de crianças e adolescentes, proporcionando-lhes as condições para participar ativamente da sociedade. Projetos que envolvam a criação de mídias, como cartilhas, podcasts, conteúdo para redes sociais e até memes, são uma forma interessante de chamar a atenção dos estudantes para o uso fortalecedor da tecnologia com a qual já interagem.

O TikTok, por exemplo, pode ir além da diversão e tornar-se o palco a partir do qual campanhas de utilidade pública sobre as eleições são produzidas por e para jovens. É o que propõe uma ação da Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto Palavra Aberta: o projeto “Questione-se” convida adolescentes a usar essa plataforma para refletir não só sobre a escolha de candidatos, mas também sobre o que acontece após a eleição, incentivando o exercício contínuo da cidadania.

O Prêmio Educador Nota 10 conquistado este ano pelo professor de geografia Diogo Jordão é outro modelo de como levar a política — e a defesa da democracia — para a escola, com boas pitadas de educação midiática.

A partir da realidade dos alunos e de sua comunidade, em uma escola de Campos dos Goytacazes (RJ), Jordão foi o guia de uma jornada que despertou a consciência de uma turma do 2o ano do Ensino Médio.

“Eles sempre viram a política como muito distante e o que a gente tentou fazer foi justamente desmistificar isso, trazer a política para o dia a dia, para a escola, porque a merenda que eles comem depende de decisões políticas, o ônibus que eles pegam ou a ausência de uma linha também é questão política. Nosso papel foi fazer com que eles entendessem que esses direitos só serão exercidos se eles agirem”, conta Diogo Jordão sobre o projeto “Nos trilhos da democracia”. Ele participou recentemente da live de lançamento da parceria entre a Câmara dos Deputados e o Palavra Aberta.

Ao mesmo tempo, os estudantes também puderam desenvolver habilidades de educação midiática, ao analisar criticamente reportagens sobre serviços públicos, pesquisar e selecionar informações confiáveis, planejar enquetes e entrevistas etc.

Para o professor, democracia e uso fortalecedor das mídias são indissociáveis. “Nossos jovens fazem política sem perceber. Eles estão subindo uma hashtag, compartilhando um post no Instagram para se manifestar sobre a violência contra a mulher… Nossos jovens têm voz, eles têm opinião, mas nem sempre sabem como dizer. É nosso papel fazer com que tenham capacidade de ampliar suas vozes, melhorar sua participação política nesta sociedade que é cada vez mais conectada.”

Foto de Daniela Machado

Daniela Machado

Coordenadora EducaMídia

Coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta que tem como focos a formação de professores e a produção de conteúdos sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade