Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

'Tiktokização' do Instagram gera novo debate sobre bolhas

Foto de Mariana Mandelli
Autor Mariana Mandelli Coordenadora de comunicação Sobre o autor

Vídeos curtos viram prioridade e geram debate sobre nossa experiência nas redes

Imagem de destaque do post

Imagem: Franck|Unsplash

Ao anunciar mudanças na plataforma há alguns meses, o Instagram confirmou algo que já era comentado entre pesquisadores e usuários de redes sociais: está em curso um processo de “tiktokzação” da vida digital. Entre as alterações, está a priorização de conteúdos em vídeo, o que significa que esse formato terá mais chance de ser selecionado pelo algoritmo para aparecer nas nossas timelines. Este foi o caminho que a plataforma encontrou para rivalizar à altura com o TikTok, aplicativo de criação e disseminação de vídeos curtos que se tornou febre nos últimos tempos.

Ou seja: para manter sua audiência engajada, recebendo curtidas e comentários dos seguidores, será preciso produzir e publicar conteúdo nesse formato. Caso contrário, é bem provável que seus posts sejam “esquecidos”, não aparecendo para ninguém. “Nós não somos mais um app de compartilhamento de fotos. Em uma pesquisa, a primeira coisa que as pessoas dizem sobre como usam o Instagram, elas falam que é para entretenimento”, disse o presidente do Instagram, Adam Mosseri, em julho.

É sabido que, cada vez mais, as redes sociais determinam o que é ou não relevante para o usuário em termos de discursos e, agora, também de formatos. Porém, cada um de nós faz um uso próprio da internet de acordo com nossos gostos, opiniões e posicionamentos. A ideia de relevância é, portanto, ligada às preferências pessoais, sendo exponencialmente diversa: o que a rede entende como relevante para mim pode ser completamente diferente do que ela vê como importante para você. Temos acesso a recortes diferentes da realidade, sendo que alguns nem contato com a realidade têm, já que consomem discursos fictícios e neuróticos, fechando-se em bolhas de teorias conspiratórias.

O debate sobre vivermos imersos em uma “cultura algorítmica” (“algorithmic culture”, em inglês) também não é novo. O termo se refere ao modo com que a tecnologia vem condicionando nossas experiências culturais e formas de ver e apreender a realidade. Nas palavras de Ted Striphas, professor da University of Colorado Boulder e autor do livro The Late Age of Print, o que vivenciamos nas plataformas digitais “é o envolvimento do pensamento humano, da conduta, da organização e da expressão na lógica do big data e da computação em grande escala”.

Para ele, esse movimento provoca transformações profundas nas formas com que a cultura é “praticada, vivenciada e compreendida”. É justamente por isso que a mudança no Instagram eleva a nossa vivência digital para outro patamar: a partir do momento em que a plataforma passa a priorizar mensagens em vídeos de curta duração para que sejamos vistos e ouvidos, isso altera a maneira com que criamos e disseminamos ideias e narrativas.

Tal reflexão não vale apenas para influenciadores digitais hoje, todos somos criadores de conteúdo. A busca pelo like não é apenas daqueles que têm milhões de seguidores, mas de todos nós, que diariamente postamos fotos, trocamos mensagens e tuitamos nossas opiniões sobre tudo o que nos cerca. 

E mais: isso afeta a difusão de informação e a produção de conhecimento nas redes, incluindo trabalhos de ativismo social e divulgação científica que, se não se adequarem aos novos parâmetros, podem perder a corrida por engajamento para conteúdos de entretenimento e baixo teor informativo. No limite, será mais fácil visualizar vídeos de dancinhas do que acompanhar debates técnicos, jurídicos e sociais sobre temas como, por exemplo, o marco temporal e o movimento Black Lives Matter.

É possível unir entretenimento e conhecimento? Para responder, basta olhar para a infinidade de canais e perfis produzindo conteúdo de ótima qualidade há anos no YouTube, por exemplo. Existe uma infinidade de professores, pesquisadores e especialistas em diversas áreas criando material sério e embasado em suas respectivas áreas de atuação. Mas como transformar tudo isso em minivídeos de 30 segundos para fazer a mensagem chegar em canais como o TikTok e o Reels do Instagram? 

Essa é também uma discussão sobre saúde digital e, consequentemente, sobre educação midiática. Saber o quanto, como e para que usar cada rede parte também da da nossa consciência e responsabilidade na busca e compartilhamento de informações. Acompanhar as mudanças nas plataformas é importante para termos noção do quanto tudo isso pauta nosso jeito de enxergar e se relacionar com o mundo através das telas e também fora delas.

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade