Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Teorias da conspiração ameaçam a ciência e a democracia

Foto de Mariana Mandelli
Autor Mariana Mandelli Coordenadora de comunicação Sobre o autor

Pandemia expõe a força perniciosa desse gênero de desinformação

Imagem de destaque do post

coronavírus foi criado em um laboratório chinês como arma biológica para reduzir a população e as torres de 5G estão ajudando a espalhar a doença mundo afora. Além disso, a causa da pandemia que assola o planeta desde dezembro estaria diretamente relacionada com os projetos obscuros de Bill Gates, o fundador da Microsoft, que financia vacinas para essa e outras enfermidades com o objetivo de inserir microchips nas pessoas imunizadas.

A miscelânea de ideias do parágrafo anterior pode soar absurda, mas para muita gente essas frases fazem sentido. A chance de alguma delas ter aparecido na sua timeline ou no seu WhatsApp desde a chegada da Covid-19 no Brasil também não é pequena. Comumente chamadas de “fake news”, essas mensagens se adequam melhor a outro tipo de desinformação que ganhou uma dimensão maléfica com as redes sociais: as teorias conspiratórias.

A conceituação do que seria uma teoria da conspiração é variada e motiva pesquisas em diversas áreas do conhecimento. John Michael Carey, professor da Universidade de Dartmouth, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos, estuda o tema há anos e definiu esse tipo de narrativa da seguinte maneira em entrevista ao jornal universitário da mesma instituição, em janeiro: “[…] é a crença de que existem forças invisíveis que não podemos identificar ou observar, mas que estão controlando as coisas e fazendo coisas ruins para nós”.

A fantasia de que existem grupos secretos tramando contra o bem comum não é nenhuma novidade, muito menos na internet, onde esse tipo de coisa sempre teve espaço, especialmente em páginas de curiosidades e bizarrices. O problema é que essa premissa passou a ser manipulada em larga escala nas redes sociais, criando bolhas de desinformação que usam mecanismos de monetização para crescerem e espalharem suas ideias baseadas em achismos, o que pode ser exemplificado com a dimensão que o discurso dos negacionistas climáticos e do movimento antivacina tomou.

Além disso, autoridades e líderes políticos, com a intenção de manipular a opinião pública, usufruem dessas narrativas neuróticas para reforçarem ideologias específicas com argumentos que, além de serem desonestos intelectualmente, simplificam ideias complexas em histórias de fácil apreensão – exemplos não faltam: “marxismo cultural” e o nazismo ser classificado como uma “filosofia de esquerda” são apenas alguns.

Existem pesquisas que tentam explorar justamente o que faz com que as pessoas acreditem nesse tipo de discurso. Segundo um estudo publicado em agosto de 2018 no European Journal of Social Psychology, que descreve o conspiracionismo com um “fenômeno psicológico social”, existem quatro aspectos que caracterizam a crença nessas ideias: a consequencialidade, uma vez que acreditar nessas teorias traz efeitos para a saúde e o bem-estar das pessoas; a universalidade, pois são encontradas em qualquer época da história humana e nas mais diferentes sociedades; a emoção, já que mitigam a racionalidade em prol de influenciar sentimentos; e a questão social, já que interferem nas relações entre grupos, culturas e nacionalidades.

Ou seja: as teorias da conspiração fornecem uma resposta rápida e lógica para problemas aparentemente inescrutáveis que muitas vezes dependem de longos processos de investigação e pesquisa –demora essa que contraria a ânsia geral por um diagnóstico que faça sentido e atenda a necessidades urgentes, como é justamente o caso da pandemia que vivenciamos. Essas narrativas fantasiosas também reforçam preconceitos estruturais e confirmam vieses –afinal, como mais uma vez o coronavírus nos mostra, é muito mais fácil vilanizar um país (a China, no caso) sobre o qual pouco sabemos do que admitir que não temos conhecimento suficiente sobre ele e sobre a doença.

Ao contrário das soluções simples que as teorias conspiratórias propõem para questões complexas, combater esse tipo de desinformação é bastante laborioso. Para além do exaustivo trabalho que checadores de informação do mundo inteiro fazem, é preciso também que as plataformas digitais combatam a disseminação desses conteúdos que violam as diretrizes das próprias empresas, como algumas já vêm fazendo.

Mas, ainda mais urgente do que essas duas providências citadas, é preciso educar o cidadão para que ele identifique e refute essas ideias mirabolantes, compreendendo que, mais do que narrativas envolventes, as teorias da conspiração são maléficas porque endossam discursos de ódio, colocam a saúde pública em risco, negam a ciência e enfraquecem a democracia. Dependemos de uma educação que incentive o pensamento crítico e científico para que os maniqueísmos que distorcem os fatos tenham cada vez menos espaço no debate público e, consequentemente, na vida em sociedade.

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade