Objetivos
Analisar diferentes formatos de narrativas a partir de dados obtidos em uma pesquisa de intenção de voto, refletindo sobre seu impacto na compreensão das informações e no processo eleitoral.
Roteiro de aula
(Este plano de aula faz parte do projeto #FakeToFora – Quem vota se informa. Para conhecer o projeto completo, clique aqui.)
AULA 1 – PESQUISAR PARA DESCOBRIR
ATIVAÇÃO
10 min | Inicie a atividade conversando com os alunos a respeito do que eles sabem sobre pesquisas eleitorais. Pergunte se eles conhecem alguém que já disse ter sido entrevistado em uma pesquisa. É provável que nenhum ou poucos alunos respondam de maneira afirmativa e isso não é um problema (é até esperado). Permita que os alunos compartilhem suas impressões sobre as pesquisas e estimule a discussão com três perguntas:
- Para que servem as pesquisas de intenção de votos?
- Como você acredita que essas pesquisas são feitas?
- Quais são os critérios usados para escolher os entrevistados?
Educador(a): A sensação de descrédito com as pesquisas pode ser algo que apareça na turma. Tente mostrar que a melhor maneira de emitir uma opinião sobre um assunto é conhecendo o tema ou mesmo vivenciando uma experiência relacionada a ele, e isso será feito ao longo desta atividade.
DESENVOLVIMENTO
30 min | Para conhecer mais sobre as pesquisas eleitorais, usaremos uma dinâmica chamada rotação por estações. A ideia é criar um circuito com diferentes atividades, que chamaremos de estações. Cada estação irá tratar do termo a partir de um ponto de vista diferente (no nosso caso, usando mídias diversas). Os alunos serão divididos em três grupos, que passarão pelas três estações de maneira rotativa (um grupo, por vez, estará em uma estação e, ao final do tempo, irá para a estação seguinte até que todos tenham completado as três). Cada grupo deverá ter um aluno responsável, que será encarregado de ler as instruções da estação e conduzir as atividades. Cada estação terá a duração de 15 minutos, totalizando 45 minutos para a atividade.
– ESTAÇÃO 1: VÍDEO
Nesta estação, os alunos deverão assistir ao vídeo “Como funciona uma pesquisa eleitoral”, do Nexo Jornal (4′ 34”). O vídeo explica, de maneira bem visual, os conceitos de amostra, margem de erro e intervalo de confiança, abordando a importância desses conceitos nas sondagens de intenção de voto. Após assistir ao vídeo, os alunos devem debater e pontuar quais das informações do vídeo eram desconhecidas.
– ESTAÇÃO 2: INFOGRÁFICO
É o momento de fazer a leitura e a interpretação do infográfico “Como é feita uma pesquisa eleitoral”, do Politize!. Os infográficos são recursos que mesclam textos, imagens e informações quantitativas, para facilitar o entendimento de assuntos, e sua leitura requer bastante atenção, podendo ser enriquecida pela discussão em grupo. Estimule essa discussão, estando presente nesta estação e apontando partes do infográfico que podem passar despercebidas pelo grupo.
– ESTAÇÃO 3: TEXTO JORNALÍSTICO
Os alunos farão a leitura do texto “Agência Brasil explica como funcionam as pesquisas eleitorais”, da Agência Brasil. Uma das informações mais interessantes desse texto é a que trata do Sistema de Consulta às pesquisas registradas. Se houver conexão com a internet, peça aos alunos para consultarem o sistema e realizarem uma busca, a fim de entenderem como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) integra e disponibiliza as informações sobre as pesquisas realizadas de forma legal no país.
Educador(a): Caso não haja conexão disponível no local da atividade, é possível preparar o encontro previamente, imprimindo o infográfico e o texto jornalístico. O vídeo pode ser baixado no app do YouTube, disponível para tablets, celulares e alguns computadores.
AULA 2 – COMO AS PESQUISAS FUNCIONAM
ATIVAÇÃO
10 min | Retome brevemente o conteúdo exposto aos estudantes na aula anterior durante a atividade por estações.
DESENVOLVIMENTO
30 min | Comece a aula propondo uma análise da atividade anterior. Divida a lousa em três partes e coloque o nome das estações trabalhadas na aula anterior em cada uma delas. Peça aos alunos que escrevam (com giz, caneta apropriada ou post-its) quais foram as informações que mais chamaram a atenção em cada uma das estações.
Use o quadro como um ponto de partida para retomar a discussão do início da atividade e pergunte se eles têm as mesmas impressões sobre as pesquisas eleitorais que tinham antes de percorrerem as estações. O que mudou? O que se manteve? Por que tantas pessoas usam as redes sociais (e outros veículos de comunicação) para satirizar o resultado das pesquisas e colocá-las em descrédito? Essas pessoas usaram quais argumentos para embasar a opinião? O objetivo das pesquisas é prever o resultado das eleições?
AULA 3 – PRAZER, SOU PESQUISADOR(A)!
ATIVAÇÃO
10 min | Explique aos alunos que a atividade da aula seguinte será a produção de uma pesquisa, relacionada a algum assunto que tenha relação com o ambiente escolar. Em casa, os estudantes podem pensar em sugestões de temas.
DESENVOLVIMENTO
15 min | Chegou a hora de colocar em prática o que os estudantes aprenderam. Explique que a ideia não é realizar uma pesquisa de intenção de votos, já que vimos que essas pesquisas seguem regras específicas de amostragem e registro que não se encaixariam no contexto escolar. Mas é possível pesquisar sobre temas de interesse na escola, ou mesmo focar a pesquisa no processo eleitoral, por exemplo utilizando a pergunta “Você acredita que jovens a partir de 16 anos poderiam ser candidatos nas eleições?” como um ponto de partida.
Pode ser interessante também realizar uma pesquisa mais relacionada ao cotidiano da escola, como tempo de intervalo, alimentação na cantina ou funcionamento da biblioteca. Se você for da área de Exatas ou puder contar com a ajuda de um colega, aproveite para aprofundar os conceitos e aplicações da estatística, mas não é necessário trabalhar essas questões de maneira tão profunda.
15 min | Definido o tema, é hora de elaborar a pergunta e colocar a pesquisa em prática. Uma ferramenta que pode ajudar no delineamento da pesquisa é a Calculadora de margem de erro da SurveyMonkey. Nela, é possível inserir o tamanho da população, o grau de confiança desejado e o tamanho da amostra, para calcular a margem de erro da pesquisa. Será possível perceber que em populações pequenas (como é o caso dos alunos de uma escola) é necessária uma amostra proporcionalmente maior para obter boas margens de erro.
Se possível, projete a calculadora e simule diversas situações, para que os alunos percebam como os cenários mudam. Não se esqueça de que, além das questões numéricas da pesquisa, é preciso reproduzir na amostra a proporção de gênero, idade e outras variáveis que sejam consideradas importantes para a pergunta que está sendo feita.
AULA 4 – A PESQUISA
ATIVAÇÃO
5 min | Explique aos alunos a dinâmica da pesquisa. Combine por quanto tempo poderão percorrer a escola, relembre quem é o público-alvo e as demais regras que você estipular de antemão.
DESENVOLVIMENTO
35 min | Após a fundamentação da importância das pesquisas de opinião, dos principais elementos dessas pesquisas e da elaboração da enquete a ser aplicada, chegou a hora de ir a campo. Na pesquisa realizada pelos alunos, os aprendizados se tornarão mais significativos e toda aquela teoria poderá se tornar um exercício de cidadania.
Após a coleta dos dados, respeitando o desenho experimental, é hora de tabular as informações, transformar valores absolutos em porcentagens e apresentar esses dados na forma de tabelas, gráficos e infográficos. Prepare um mural ou outro recurso de divulgação que alcance o maior número de estudantes. Posts em redes sociais ou uma ação em aplicativos de mensagem também podem ser uma boa forma de divulgar os resultados da pesquisa.
AULA 5 – JOGO DE NARRATIVAS
ATIVAÇÃO
5 min | Apresente o resultado da pesquisa na lousa ou em um mural e divida a turma em grupos para analisar as mensagens que podem ser obtidas a partir desse resultado.
DESENVOLVIMENTO
25 min | Aproveite a divulgação dos resultados para falar sobre diferentes narrativas a respeito de um mesmo resultado. Peça aos alunos que criem títulos e chamadas para a divulgação da pesquisa e reflita sobre como esses elementos textuais podem interferir na interpretação dos resultados. Por exemplo, vamos imaginar que em uma pesquisa sobre alimentação na escola 60% dos entrevistados disseram que apoiam a oferta de produtos mais saudáveis na cantina e 40% preferem que tudo fique como está. Os dois títulos abaixo poderiam ser usados para a divulgação:
- “Mais da metade dos alunos da escola apoia uma alimentação saudável”
- “Quatro em cada dez alunos estão satisfeitos com os alimentos oferecidos na escola”
FECHAMENTO
10 min | A partir dos exemplos de títulos anteriores é possível perceber que o primeiro deles destaca um apoio à mudança nos hábitos alimentares dos estudantes, enquanto o segundo não aponta muita empolgação com uma possível mudança. Reflita com os alunos: existe um jeito “certo” e completamente imparcial de contar uma história?
Criado por Estevão Zilioli para www.educamidia.org.br
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Materiais da aula

Como funciona uma pesquisa eleitoral (Nexo Jornal
Vídeo do Nexo Jornal sobre os principais conceitos das conceitos nas pesquisas de intenção de voto.
Para explorar mais
– Glossário para pesquisas eleitorais: o que são margem de erro e amostragem