Carregando...
— Notícias

Série de oficinas ensina conceitos de educação midiática a jornalistas, organizações e produtores de conteúdos

Iniciativa é uma parceria entre o Instituto Palavra Aberta, o TikTok e a Associação de Jornalismo Digital

Imagem de destaque do post

Em um mundo no qual todos produzem e todos consomem conteúdo, o  excesso de informações se torna um desafio ao nosso senso crítico. Como diferenciar fatos de opiniões? Como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade? Como não cair em desinformações? 

É buscando responder a estas perguntas que nasce o “Educação Midiática – o que é e porque importa”, um projeto feito em parceria pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), o Instituto Palavra Aberta e o TikTok que aproximar comunicadores e organizações dos conceitos-chave da educação midiática, ajudando na formação de audiências mais críticas durante o processo eleitoral no Brasil. 

Durante o mês de setembro, a iniciativa vai oferecer uma série de quatro oficinas, direcionadas a grupos que são peças fundamentais no ecossistema da informação digital e no combate à desinformação: jornalistas, organizações da sociedade civil, jovens usuários e criadores de conteúdos. 

Os treinamentos foram desenvolvidos pelo EducaMídia, programa do Palavra Aberta criado com o objetivo de engajar a sociedade no processo de educação midiática. As sessões serão ministradas por Daniela Machado, jornalista e coordenadora do EducaMídia, e Mariana Ochs, designer e coordenadora do EducaMídia. 

“Educação midiática é sinônimo de cidadania no mundo conectado. Hoje, sem ler e interpretar criticamente as mensagens que chegam até nós, é impossível participar de forma ativa e responsável da sociedade”, ressalta Patrícia Blanco, presidente do Palavra Aberta. “Envolver profissionais da imprensa, terceiro setor e influenciadores nessa missão é fundamental para termos um ambiente digital mais saudável.”

Sobre os encontros
A primeira sessão acontece no dia 13 de setembro e é voltada a criadores de conteúdo do TikTok. Moderado por Mariana Ochs, o treinamento vai abordar os deveres e responsabilidades dos influenciadores digitais, o que eles podem fazer para minimizar a desinformação e como construir narrativas dedicadas a alguma causa ou serviço.

No dia 14, é a vez de jornalistas de todo o país  participarem do encontro intitulado “Jornalismo e educação midiática – como construir audiências críticas”. A sessão, sob o comando de Daniela Machado, vai abordar como a educação midiática pode apoiar os profissionais da imprensa a irem além do fact-checking. A jornalista também apresenta a sessão seguinte, no dia 15, direcionada a funcionários de organizações da sociedade civil que são parceiras das organizações.

Mariana Ochs volta para apresentar o último encontro, no dia 19 de setembro. Em uma parceria com a Unicef e Girl UP, a oficina vai destrinchar conceitos da educação midiática, porque ela importa a jovens e como podemos mobilizar habilidades criativas e de resolução de problemas para atuar na sociedade fazendo uso de recursos de mídia.

Campanha
Levando em conta o cenário de desinformação eleitoral e a necessidade do envolvimento dos jovens no processo democrático, o Instituto Palavra Aberta lançou em agosto a campanha “É fake news? A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR: Verifique Antes de Repassar”, com o objetivo de envolver principalmente a população jovem no processo eleitoral e no debate sobre cidadania.

A campanha conta com pílulas de vídeo e outros materiais que fazem parte da iniciativa #FakeToFora, lançada pelo instituto para levar essa discussão para a sala de aula.  Os vídeos estão sendo veiculados em diversas plataformas digitais, inclusive o Tik Tok, que apoiará a ação por meio da concessão de créditos de anúncio, para que os conteúdos sejam impulsionados e, assim, cheguem a mais jovens.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade