Imagem de carregamento
— Notícias

Saiba como foi o webinário Educação para a Cidadania

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Os temas educação midiática, democracia e o combate à desinformação no âmbito escolar foram amplamente debatidos no webinário Educação para a Cidadania, realizado na sexta-feira, dia 7, pelo Instituto...

Imagem de destaque do post

Os temas educação midiática, democracia e o combate à desinformação no âmbito escolar foram amplamente debatidos no webinário Educação para a Cidadania, realizado na sexta-feira, dia 7, pelo Instituto Palavra Aberta em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O evento, que foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do Palavra Aberta e do EducaMídia, contou com a participação de três convidados especiais: o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso; a presidente executiva e co-fundadora do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e a representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto. O webinário, que teve duração de 1h30, foi mediado por Patrícia Blanco, presidente do Palavra Aberta.

Defensor da educação como um pressuposto fundamental para a formação de uma cidadania consciente e participativa, o ministro Luís Roberto Barroso fez uma avaliação em que aponta a existência de pelo menos três erros no sistema educacional básico brasileiro: a falta de alfabetização na idade certa e adequada; a evasão escolar no ensino médio; e o déficit de aprendizado nos níveis fundamental e médio, período em que, ao concluir estas etapas do ensino curricular, o aluno não demonstra conhecimento apreendido. Uma constatação evidenciada com base em estudos feitos pelo Todos pela Educação.

Pandemia
De acordo com Marlova Noleto, da Unesco, é de fundamental importância que os professores que atuam na educação básica dominem as novas tecnologias para, decisivamente, contribuírem para a vida educacional dos seus alunos. Neste aspecto, ela destacou o papel da parceria com o Instituto Palavra Aberta no sentido de dar ênfase para a educação midiática e informacional, com foco no aprimoramento dos professores, ainda mais tendo em vista a pandemia e do ensino remoto.

“O quadro é extremamente preocupante, pois a Covid-19 deixou 258 milhões de crianças, adolescentes e jovens de fora dos sistemas educacionais. Conforme dados apurados pela Unesco, estima-se que a pandemia tenha atingido em torno de 1,6 bilhão de estudantes em todo o mundo”, explicou.

Para Priscila Cruz, do Todos pela Educação, a educação básica no Brasil deveria ser entendida como um direito difuso capaz de abarcar pessoas de todos os níveis sociais e econômicos, já que “a falta de educação é a mãe da desigualdade socioeconômica”. Ela salientou também que a pandemia do coronavírus deixou ainda mais claras essas diferenças estruturais, impactando na educação, na economia e na saúde. “A pandemia escancarou as desigualdades”, sublinhou, pontuando que o ensino remoto está muito aquém do presencial.

Discurso de ódio
O webinário também tratou das ofensas e preconceitos que povoam muitas postagens na internet. Segundo Marlova, da Unesco, “estamos assistindo a uma proliferação do discurso do ódio” nos últimos anos. Em contrapartida, ela pontua a importância da checagem obrigatória das fontes, incluindo a educação midiática e a informação relevante, não só na área da saúde, mas, igualmente, em outras esferas sociais, que vem crescendo em diversos aspectos.

Já o ministro Luís Roberto Barroso reforçou que a tolerância ao outro é fundamental, pois representa “o respeito por quem pensa diferente de nós, algo básico para a saúde das relações humanas”. Barroso falou também sobre a violência digital, correlacionand0 alguns casos à psicopatia. “A maior punição para tais pessoas é a de serem quem são”, arrematou.

Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, concorda. “O discurso do ódio é disseminado em razão da falta de educação para a tolerância, para a diversidade de opiniões e a educação precisa ir na contramão de uma escola sem partido”, enfatizou. Para ela, as pessoas não sabem discernir fontes e informações, o que as levam a aderir, inclusive, a ataques que, a rigor, contribuem para a aceitação de “absurdos que passam despercebidos e que, em alguns momentos, são até aplaudidos”.

Liberdade de expressão e democracia 

Durante o webinário, o ministro Luís Roberto Barroso falou também sobre a importância de as pessoas não serem intolerantes. Citou o respeito democrático que deve haver com a população LGBTQI+ e a importância de se debater  as questões referentes à igualdade racial e as causas feministas no âmbito dos direitos humanos.

E isso deve começar na escola. De acordo com Priscila Cruz, é importante que a tolerância seja trabalhada no ensino básico e chamou a atenção para as eleições municipais majoritárias que estão próximas, alertando para que os candidatos mostrem suas propostas e sinalizem como as crianças poderão aprender a lidar com a tolerância e o respeito à diversidade por meio da educação básica.

Para assistir ao webinário na íntegra, clique aqui.

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade