Imagem de carregamento
— Notícias

Retrospectiva EducaMídia 2020: veja tudo o que fizemos nesse ano

Foto de Elisa Thobias
Autor Elisa Thobias Assistente de comunicação Sobre o autor

2020 foi um ano completamente atípico. Em tempos de tamanha incerteza, todo mundo teve que se reinventar, e com o EducaMídia não foi diferente. Nesse sentido, manter o contato...

Imagem de destaque do post

2020 foi um ano completamente atípico. Em tempos de tamanha incerteza, todo mundo teve que se reinventar, e com o EducaMídia não foi diferente. Nesse sentido, manter o contato com o público foi o grande desafio, já que os educadores e jovens também estavam passando por momentos críticos e de muitas novidades.

Por isso, nossas ações buscaram ampliar o alcance da educação midiática no País, utilizando o universo digital para isso. Lançamos recursos, formamos educadores e recheamos nossas redes com MUITO CONTEÚDO!

Vamos relembrar os momentos importantes do programa ao longo de 2020? Vem com a gente!

  • Lançamento do Guia da Educação Midiática: Uma produção gratuita que apresenta conceitos e práticas de educação midiática para educadores e gestores. Rico em conteúdo e com um projeto gráfico especial, tem o objetivo de fortalecer o ensino e aprendizagem desse tema no Brasil.
  • Série Me Explica, Vai!, em parceria com a TV Cultura: Com dramaturgia e depoimentos de nomes como Marcelo Tas e Rosana Hermann, cada um dos 24 programetes buscou educar midiaticamente crianças e jovens, os ajudando a lidar com o excesso de informações e as fake news.
  • Global MIL Week: A Semana Mundial da Educação Midiática e Informacional, promovida pela UNESCO, reuniu uma série de atividades e reflexões ao redor do mundo para o uso crítico e responsável das mídias. Ao longo desta semana, recebemos nomes como Drauzio Varella, Felipe Neto, Marlova Noleto e o jornalista  Alexandre Sayad para lives especiais.
  • Lives especiais: Em parceria com instituições de renome como o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) e a UNESCO, bate papos sobre temas urgentes durante o ano, como a realização das eleições municipais e a desinformação em meio a pandemia de coronavírus. O biólogo Átila Iamarino, o juiz Luís Roberto Barroso e a presidente executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, foram alguns dos convidados.
  • Lives semanais: Foram 39 encontros, sempre às quintas, nas redes sociais do EducaMídia. Apresentamos recursos, ferramentas do site EducaMídia, entrevistamos especialistas como Vera Iaconelli e Claudia Costin. Com audiência fiel, atingimos mais de 62 mil espectadores.
  • Formação de multiplicadores EducaMídia: A versão online do nosso programa de multiplicadores foi um sucesso. Mais de 300 participantes receberam uma formação online de 30 horas e acompanhamento da equipe Educamídia para a implementação de seus projetos de multiplicação, além de certificado emitido pelo Instituto Palavra Aberta.
  • Parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo:  Em parceria com a Secretaria de Educação/SP participamos de diversas ações voltadas para alunos e professores da rede estadual, como o Centro de Mídias, Centro de Inovação, o Movimento Inova e aulas da disciplina de Tecnologia e Inovação.
  • Formação EAD “A educação midiática na BNCC”: Mais de 17 mil pessoas já fizeram nosso curso online gratuito sobre educação midiática e a BNCC. A formação é voltada para professores, mas é aberta a todos que tiverem interesse no tema. Ainda dá tempo de terminar o ano com mais um certificado. Acesse o site e realize a sua inscrição!
  • WebSérie MídiaMundo: A série MídiaMundo foi criada com o objetivo de desbravar e explicar os temas relacionados à educação midiática e cultura digital para um público geral, de maneira simples, direta e clara. Trata-se uma co-produção entre o ABC da Notícia a e ZeitGeist, com apoio do Educamídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta.
  • WebSérie Conhecer para Defender: A websérie “Jornalismo: Conhecer para Defender” é um projeto do Instituto Palavra Aberta, com apoio do Facebook, para mostrar à sociedade a importância do jornalismo profissional.
Foto de Elisa Thobias

Elisa Thobias

Assistente de comunicação

Educomunicadora, é assistente de comunicação.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade