Imagem de carregamento
— Notícias

Retrospectiva 2022: o que rolou de mais importante no EducaMídia

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Não é segredo para ninguém que 2022 foi um ano bastante turbulento no quesito informação, especialmente no cenário político brasileiro, por conta das eleições. Consequentemente, foi um ano...

Imagem de destaque do post

Não é segredo para ninguém que 2022 foi um ano bastante turbulento no quesito informação, especialmente no cenário político brasileiro, por conta das eleições. Consequentemente, foi um ano de MUITO trabalho para o EducaMídia, em que criamos, realizamos, produzimos, implementamos e vimos diversas das nossas iniciativas em prol da educação midiática tomarem forma.

Conheça algumas delas e saiba o que rolou no nosso 2022! E, claro, fique conosco em 2023!

#FakeToFora
O projeto #FakeToFora foi criado no primeiro semestre de 2022 com o objetivo de apoiar os professores a falarem sobre desinformação no período eleitoral. Foram criados sete planos de aula com os temas “Democracia de eleições”, “Pesquisa eleitoral”, “Resultados das pesquisas”, “Processo eleitoral”, “Difamação e desinformação”, “Os três poderes” e um e-book com o passo a passo de como implementar um coletivo de checagem nas escolas.

Campanha VAR: Verifique Antes de Repassar
O combate à desinformação durante uma eleição é fundamental para a manutenção e o fortalecimento da democracia. Pensando nesse cenário desafiador, lançamos em agosto a campanha “É fake news? A pergunta é sempre a melhor resposta. Na dúvida, pratique o VAR: Verifique Antes de Repassar”, com o objetivo de envolver principalmente a população jovem no processo eleitoral e no debate sobre cidadania. Alcançamos mais de 135 milhões de visualizações e 518 mil comentários e curtidas.

Virada da checagem #FakeToFora
No mês de agosto fizemos oficinas de checagem de informação em duas escolas da cidade de São Paulo (Colégio Lourenço Castanho e EMEF MBoi Mirim II). Também foram contemplados com a “Virada da Checagem” o CIEP Paulo Pontes, o Projeto Inclusão de São João do Meriti, a ONG AMAC, o Quilombo da Gamboa e o projeto Ser Alzira, na capital do RJ.

•  Novos e-books
Dando continuidade à série Biblioteca EducaMídia, produzimos os e-books 5 contribuições da educação midiática à educação antirracista e 5 contribuições da educação midiática à liberdade de expressão. Os materiais têm o objetivo de apoiar professores na inserção desses temas no dia a dia das escolas. Além disso, lançamos o plano de aula Autoexpressão com responsabilidade com foco na discussão sobre liberdade de expressão.

Neste ano, também divulgamos o Guia Prático para Gestores, que está disponível para ser baixado gratuitamente no site do EducaMídia. O Guia é um convite para que redes de educação embarquem em projetos sustentáveis de educação midiática. Nele, os gestores encontram o passo a passo para sensibilizar, engajar e  formar a comunidade escolar.

Formação de Multiplicadores
O EducaMídia tem como principal objetivo capacitar educadores para multiplicar boas práticas de educação midiática em seus contextos educacionais. Os educadores selecionados no processo passam por uma formação de 30 horas, além de acompanhamento da equipe EducaMídia para a implementação do projeto de multiplicação.

Em 2022, realizamos uma formação por semestre, alcançando mais de 400 certificados emitidos pelo Instituto Palavra Aberta para participantes de todo o Brasil.

Parceria com a ONG Vagalume
A ONG VagaLume atua entregando livros para comunidades rurais e ribeirinhas da Amazônia. Com a necessidade de conexão à internet cada vez mais latente, as comunidades de Santo Isidoro e Perpétuo Socorro foram selecionadas para um programa de inclusão digital.

O EducaMídia desenvolveu um curso de 6 horas sobre letramento informacional com o objetivo de ajudar as comunidades a usarem a internet de forma consciente e responsável. O curso foi aplicado ao longo do primeiro semestre de 2022.

• Parceria com a ACNUR
No segundo semestre de 2022, criamos e aplicamos um módulo de 3 horas intitulado Educação Midiática, Desinformação e Jornalismo Humanitário, dentro da cátedra de Jornalismo Humanitário oferecida pela ACNUR a diversas universidades brasileiras. O curso, com foco em educação midiática para o combate ao discurso de ódio e proteção às populações vulnerabilizadas, foi aplicado in loco nas faculdades de jornalismo da PUC-MG em Belo Horizonte e da UFRR em Boa Vista, com transmissão simultânea para outras universidades.

Além de impactar os mais de 200 alunos que assistiram às aulas, também tivemos a oportunidade de nos aproximar de coordenadores e professores de jornalismo nas duas universidades visando parcerias futuras, e de conversar com jornalistas e ativistas locais sobre o impacto das fake news.

• Curso de Extensão UNB
Realizamos a primeira edição do curso de extensão universitária “Mídia, Informação e Cidadania”, em parceria com a Universidade de Brasília. O objetivo principal deste curso foi estimular alunos de diferentes cursos superiores a se perceberem como agentes de transformação de seus ecossistemas informacionais e como potenciais educadores de mídia. Desta primeira edição (ainda em fase piloto) participaram estudantes de cursos como Ciências da Informação, Administração e Pedagogia.

• Apoio e participação no IX Encontro Brasileiro de Educomunicação
O IX Encontro Brasileiro de Educomunicação destacou o potencial da Educação Midiática para fortalecer relações saudáveis entre o homem e o meio ambiente. Os participantes analisaram os desafios socioambientais e comunicacionais contemporâneos, incluindo o consumo consciente de informação (aprender a identificar desinformação e fake news, por exemplo) e mobilização social por meio da expressão cultural.

• Oficinas Ajor + Tik Tok
Em parceria com a AJOR (Associação de Jornalismo Digital) e o TikTok realizamos, no mês de setembro, quatro oficinas de combate à desinformação direcionadas a jornalistas, organizações da sociedade civil, jovens usuários e criadores de conteúdo da rede social TikTok. Além de conteúdos de combate às fake news, apresentamos com profundidade a contribuição da educação midiática na formação de cidadãos críticos e responsáveis.

• Congressos internacionais
Em 2022, o EducaMídia participou mais uma vez de um dos principais congressos internacionais de educação midiática, promovido pela Namle (Associação Norte-Americana de Educação Midiática). Nesta edição apresentamos o projeto #FakeToFora, de educação política pela ótica da educação midiática, e também o case de sucesso do Curso de Multiplicadores da Educação Midiática.

Outro reconhecimento internacional veio da Universidade de Rhode Island, onde a professora Renee Hobbs conduz um renomado curso de verão sobre educação digital. Em 2022, o EducaMídia fez parte do corpo docente do Summer Institute in Digital Literacy (SIDL), além de participar ativamente do planejamento e desenho instrucional do evento híbrido, que contou com a participação de cerca de 100 educadores.

Participamos também do Congresso da Rede Alfamed, em Arequipa (Peru), com a apresentação de um estudo que realizamos acerca dos projetos finais de uma das edições da formação de multiplicadores, bem como de uma mesa redonda, em que abordamos a proposta do EducaMídia frente aos desafios da informação e da desinformação no Brasil.

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade