Carregando...
— Notícias

Relatórios mostram aumento na violência contra jornalistas

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Dois relatórios publicados nos últimos meses mostram o alto crescimento da violência contra jornalistas e violações à liberdade de imprensa no Brasil em 2020. De acordo com o...

Imagem de destaque do post

Dois relatórios publicados nos últimos meses mostram o alto crescimento da violência contra jornalistas e violações à liberdade de imprensa no Brasil em 2020.

De acordo com o documento o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e divulgado em janeiro, o aumento foi de 105,77% no último ano. Foram registrados 428 ataques, número que inclui casos de homicídio de profissionais de imprensa.

Segundo o documento, 35% do total de agressões – ou seja, 152 casos – estão relacionados à descredibilização e à deslegitimação da imprensa. Para a Fenaj, isso se deve principalmente ao bolsonarismo no poder, já que a o presidente Jair Bolsonaro foi responsável por 142 das 152 ocorrências contabilizadas pela entidade.

Já o relatório da organização Repórter sem Fronteiras contabilizou 580 casos de ataques a jornalistas e à imprensa de modo geral durante o ano de 2020. Somente no último trimestre foram registrados 131 casos, justamente durante o período eleitoral para a escolha de prefeitos e vereadores nos municípios brasileiros.

O documento também mostra que 85% das agressões vindas de autoridades são creditadas à família Bolsonaro.

Acesse o relatório da Fenaj aqui.

Acesse o relatório da RSF aqui.

 

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade