Imagem de carregamento
Ler Escrever Participar

— Formação

EducaMídia na prática

As apresentações periódicas do EducaMídia sobre temas ligados ao universo da educação midiática, incluindo sugestões de práticas e recomendação de recursos e ferramentas.

 

Playlist de vídeos

Ilustração do item

Educação Midiática: Por que democracia é assunto de escola?

Por que a democracia é assunto de sala de aula? Como podemos, apesar da polarização, discutir esse assunto com nossos alunos?

É o que debatemos na live do dia 16 de setembro, no nosso canal, com a participação especial da Alice Gomes, da Coordenação de Educação para Democracia da Câmara dos Deputados.

Para apoiar esta ação, lançamos um E-book: Educação midiática e democracia.

Acesse
Ilustração do item

Como a educação midiática transforma o aprendizado?

Como a educação midiática transforma o aprendizado? O que podemos esperar de educadores e estudantes? Como ela modifica as formas com que se aprende e se ensina?

Veja a live realizada em 02/09/21 e acesse aqui a apresentação.

Acesse
Ilustração do item

Como ler imagens: estratégias de letramento visual

Como interpretar informações a partir de imagens? Em tempos de infodemia, a abundância de mensagens pode se transformar em uma armadilha. Assim, saber ler imagens de forma crítica é uma habilidade midiática fundamental.

Para ver a apresentação, clique aqui.

Acesse
Ilustração do item

Educação Midiática e Cartografia: Mapas que Contam Histórias

Com mapas podemos localizar histórias no espaço e no tempo, entender como impactamos o nosso entorno, e como ele nos impacta. A tecnologia hoje nos permite interagir com mapas, observar camadas diferentes no tempo, ou ainda criar histórias geolocalizadas de forma colaborativa . Vamos aprender a decodificar as escolhas narrativas feitas pelos autores desses mapas.

Para acessar a apresentação, clique aqui.

Acesse
Ilustração do item

Educação Midiática: novas tendências

O EducaMídia está super antenado nas tendências de educação midiática, inclusive nas internacionais! Participamos de dois eventos recentes com os maiores especialistas da área e queremos dividir algumas coisas com vocês.

Para ver a apresentação, clique aqui.

Acesse
Ilustração do item

Publicidade e Propaganda: comunicação para vender e convencer

A enxurrada de informações a que estamos expostos diariamente inclui publicidade e propaganda. Os termos, muitas vezes usados como sinônimo, identificam conteúdos com propósitos diferentes: vender ou convencer. Para ler e entender o mundo, temos que desenvolver habilidades que nos permitam reconhecer e refletir sobre esses tipos de informação. Acesse a apresentação.

Acesse
Ilustração do item

Multiplicadores EducaMídia: novos projetos

O EducaMídia encerrou mais uma super formação de educadores multiplicadores em educação midiática e, com o término do curso, são finalizados também projetos incríveis! Quer conhecer algumas dessas criações para se inspirar na sua prática pedagógica? Veja aqui a apresentação.
Acesse
Ilustração do item

Educação Midiática: como criar atividades?

Conheça o modelo proposto pelo EducaMídia para criar atividades pedagógicas que combinam os objetivos curriculares com habilidades próprias da educação midiática.

Para ver a apresentação, clique aqui.

Para acessar este recurso, clique aqui.

Acesse
Ilustração do item

BNCC: o campo de atuação jornalístico-midiático

Como explorar em sala de aula o campo de atuação jornalístico-midiático, que faz parte do componente Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Fundamental e no Ensino Médio? Conheça nossas dicas e recursos nessa live e acesse a apresentação neste link.

Acesse
Ilustração do item

Representação e preconceito nas Redes Sociais

Como debater esses temas com os jovens por meio da educação midiática? Acompanhem nossas dicas preciosas na live do dia 08/04.
Para acessar a apresentação, clique aqui.
Acesse
Ilustração do item

Busca, algoritmos e curadoria

Todo mundo acha que sabe mexer nos buscadores e nas redes sociais, não é mesmo? Mas você sabe exatamente como funcionam os algoritmos? Como encontrar e escolher quais informações consumir de acordo com os seus interesses? Daremos dicas valiosas sobre esses temas, sempre dentro da perspectiva da educação midiática.

Acesse aqui a apresentação.

 

 

Acesse
Ilustração do item

Educação Midiática: Projetos Inovadores

Conheça os projetos inovadores em educação midiática selecionados pelo TechCamp 2020!

MídiaBox

O MídiaBox tem como objetivo combater a desinformação em ambientes não escolares por meio da ação de jovens. O jogo propõe ações disparadoras para promoção da educação midiática de forma leve, com o objetivo de que levem para suas famílias e grupos de amigos um pouco de seu conhecimento sobre as mídias e estratégias de conscientização e de combate à desinformação que circula em diferentes plataformas.

Acesse em midiabox.net.br.

Alfinetando a bolha

Este é o primeiro curso em podcast do Brasil. Através de uma narrativa dividida em módulos, da educação infantil até o superior, educadores ouvirão exemplos e conceitos sobre educação midiática aplicada ao contexto escolar. O PodCurso “Alfinetando a Bolha” pode ser encontrado no site www.alfinetandoabolha.com.br, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts ou no seu tocador de podcasts favorito.

Guia de Impacto na Educação Midiática

Para estimular a participação crítica no ambiente informacional e midiático, o Redes Cordiais desenvolveu o Guia de Impacto na Educação Midiática. O guia reúne textos de sete especialistas de diversas áreas com a missão de criar parâmetros claros e novos formatos de mensuração de impacto. Estão reunidos artigos de Pedro Burgos, Pablo Ortellado, Sérgio Lazzarini, Claudia Costin, Taís Oliveira, Cíntia Gomes e Luiza Futuro. A publicação tem o intuito de beneficiar a todos que queiram avaliar a efetividade de suas iniciativas de educação midiática no combate à desinformação, e está disponível para download gratuito em redescordiais.com.br.

Para assistir a live completa, clique aqui.

Acesse
Ilustração do item

Coleções EducaMídia para aprender e ensinar

Como realmente aplicar a educação midiática em sala de aula? Como implementar práticas de ensino e aprendizagem que dialoguem com a sociedade conectada? Vem que a gente te mostra!

Clique aqui e veja a live completa e acesse a apresentação.

Ilustração do item

Educação midiática e educação híbrida

Como a educação midiática apoia e facilita a aprendizagem no modelo híbrido?

Essa abordagem pedagógica centrada na personalização do ensino, na fluência digital e na construção autônoma de conhecimento está diretamente ligada às propostas da educação midiática.

Nossos recursos incluem ferramentas e estratégias que conectam a escola com a realidade e instigam a construção de conhecimento por meio das mais variadas mídias.

Acompanhe a live realizada sobre o tema, veja a apresentação e fique por dentro!

 

Acesse
Ilustração do item

Como enfrentamos 2020 com a lente da educação midiática

Formações, novos recursos, Guia da Educação Midiática… perdeu alguma coisa que a gente fez durante este ano? Acompanhe na nossa última live do ano uma retrospectiva do nosso 2020!

Acesse
Ilustração do item

Tudo sobre o Guia da Educação Midiática

Vamos explorar o nosso guia, um livro que convida educadores e demais agentes ligados à educação a refletir sobre a importância e a urgência de prepararmos crianças e jovens para uma relação rica e fortalecedora com as mídias!

Acesse
Ilustração do item

Algoritmos, representação e viés

Você sabe como os algoritmos afetam a sua navegação nas redes? E o que eles têm a ver com suas opiniões e crenças? Existe racismo algorítmico? Vamos falar de tudo isso na nossa live com a educadora Giselle Santos!

Acesse
Ilustração do item

Formando o leitor contemporâneo

Incentivar a leitura com tantas distrações disponíveis para crianças e jovens pode ser um desafio! Por isso, recebemos a pedagoga Carolina Sanches para dar várias dicas!

E para ver os slides da apresentação, clique aqui.

Acesse
Ilustração do item

Lançamento do Guia da Educação Midiática

O EducaMídia está lançando o Guia de educação midiática para download gratuito! Quer conhecer? Acompanhe nossa live especial do Dia dos Professores! É nosso presente para você!

 

Acesse
Ilustração do item

Vozes para o bem: educação midiática e participação cívica

Como a educação midiática pode REALMENTE impactar a sociedade? Como ela pode ser útil para a minha comunidade e o meu território? Que tipo de impactos sociais ela pode trazer? Vamos te mostrar na nossa live da semana.

Para ver os slides da apresentação, clique aqui.

Acesse
Ilustração do item

Educação Midiática e saúde digital

As redes sociais viciam? Estamos dependentes do celular? Somos manipulados/as pelos algoritmos? Somos produtos das empresas de tecnologia? Como furar as bolhas de informação? Vamos falar desses temas e de como a educação midiática pode nos ajudar a ter uma relação mais saudável com o mundo conectado.

Clique aqui e veja a apresentação completa.

Acesse
Ilustração do item

Jornalismo visual: como o design conta histórias

Jornalistas contam histórias não só com palavras, mas com imagens, fotografias e vários outros recursos gráficos e visuais. Nesta live discutimos como fazer a leitura crítica do design de capas de revistas e jornais, e como usar o design editorial na escola.

Acesse
Ilustração do item

O papel das bibliotecas na educação midiática

Acesso à informação, curadoria, letramento digital e midiático de estudantes e professores: as bibliotecas e os bibliotecários têm um papel fundamental na disseminação da educação midiática! Confira nesta live.

Para ver a apresentação, clique aqui.

Acesse
Ilustração do item

Visualização de dados e infografia

Os dados nos ajudam a contar histórias, noticiando e contextualizando fatos importantes. Decodificar informações nesses formatos mediados pelo design, como infográficos e visualizações, exige um novo tipo de letramento. Como podemos preparar os alunos para visualizar e produzir infografia de maneira crítica e assertiva?

Para acessar o conteúdo apresentado, clique aqui.

Acesse
Ilustração do item

Educação midiática e ciências

Como a educação midiática pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa na área de ciências? Para refletir sobre este e outros temas, a 16a Live EducaMídia contou com a participação do educador Estêvão Zilioli.

Acesse
Ilustração do item

A força da hashtag

A internet e, principalmente, as redes sociais abriram novas possibilidades de comunicação e as hashtags estão entre elas. Isso expande nossa ideia de letramento, que precisa dar conta de formatos e linguagens que não existiam há bem pouco tempo.

Acesse
Ilustração do item

1o showcase de projetos

Projetos de educação midiática desenvolvidos por educadores que participaram da formação EducaMídia em São Paulo no início de março de 2020. Os próprios participantes tiveram a oportunidade de contar um pouquinho sobre seus projetos na live “Com a palavra, o educador”.

Acesse
Ilustração do item

2o showcase de projetos

Chegamos à segunda rodada de apresentação de projetos de educação midiática desenvolvidos por educadores que participaram da formação EducaMídia em São Paulo, no início de março de 2020.

Acesse
Ilustração do item

Educação midiática todo dia

A educação midiática constrói habilidades para a vida intrinsecamente ligadas ao acesso à informação, à construção do conhecimento e à participação na sociedade. Buscar informações confiáveis e identificar tipos de mensagens são algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas em qualquer disciplina.

Acesse
Ilustração do item

Criar para aprender

O aprendizado mais consistente é aquele desenvolvido por meio de experiências ativas de investigação e criação. Ao criar uma peça de mídia que atenda as expectativas de aprendizagem do currículo escolar, o aluno pode também desenvolver algumas habilidades essenciais da educação midiática.

Acesse
Ilustração do item

Por que tem jornalismo na BNCC?

A BNCC aborda elementos do jornalismo em vários momentos. De forma mais explícita, os processos e reflexões da atividade aparecem no Campo Jornalístico-Midiático. Mas também estão presentes nas discussões mais gerais ao longo de todo a Base.

Acesse
Ilustração do item

Fontes: crer ou não crer, eis a questão

A internet alterou completamente nossa relação com a informação. Hoje temos acesso a uma infinidade de fontes, sem necessariamente depender de qualquer intermediário (como jornais, editoras, fontes oficiais etc). Como filtrar o que é confiável? Como incentivar crianças e jovens a desenvolver habilidades de curadoria?

Acesse
Ilustração do item

Os memes no universo da informação

Consumimos e produzimos informações de inúmeras maneiras, o que exige novas habilidades. Precisamos expandir nossa ideia de letramento e é nesse contexto que o trabalho com memes pode ser um importante aliado do professor.

Acesse
Ilustração do item

Multiletramentos: leitura reflexiva em qualquer formato

O que significa ser ‘alfabetizado’ hoje em dia? Com tantos formatos diferentes de mensagens, é preciso expandir nossa ideia de letramento para dar conta de gráficos, infográficos, vídeos, imagens, memes, posts, cartazes, campanhas e muito mais.

Acesse
Ilustração do item

Coronavírus: como pesquisar melhor e encontrar fontes confiáveis

É praticamente impossível evitar o assunto do momento: coronavírus. Mas será que, além das questões de saúde, a epidemia pode nos ensinar algo sobre educação midiática? Quais são as oportunidades de abordar o tema de uma maneira propositiva com os alunos?

Acesse
Ilustração do item

Como lidar com o excesso de informação

A pandemia do coronavírus trouxe consigo um outro fenômeno: a infodemia. A primeira grande crise na saúde mundial na era da abundância da informação faz com que sejamos bombardeados por todo tipo de conteúdo e, infelizmente, muitos deles não são confiáveis.

Acesse

Dúvidas ou sugestões?

Mande uma mensagem pra gente pelo e-mail educamidia@palavraaberta.org.br com suas sugestões.

Fale com a gente
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade