Imagem de carregamento
Ler Escrever Participar

— Formação

Baralho de criação de atividades

Como podemos ensinar as habilidades de leitura crítica e criação reflexiva de mídias ao mesmo tempo em que exploramos o conteúdo da nossa disciplina, seja ela qual for? Combinar objetivos curriculares com habilidades próprias da educação midiática exige certa prática, mas esta ferramenta vai inspirar você no planejamento de experiências de aprendizado que atendam às duas vertentes.

Seja qual for a disciplina ou a faixa etária de seus alunos, o baralho de criação de atividades desenvolvido pelo EducaMídia vai ajudá-lo a descobrir maneiras de inserir a educação midiática no seu planejamento – bastando que você acrescente à sua aula a possibilidade de ler criticamente ou de criar algum texto de mídia, em qualquer formato. O método está baseado na combinação intencional de quatro eixos:

TEMA: Que assunto do currículo vamos discutir? Que textos disparadores podemos encontrar para esse tópico? Em qual linguagem?

AÇÃO: O que faremos com as mídias selecionadas? A atividade pode ser concebida a partir de uma série de verbos ativos, como analisar, remixar ou criar. Quais verbos vamos ativar? O que os alunos farão a partir das mídias?

MÍDIA: Com que formato vamos trabalhar? Procure variar e considere formatos impressos ou digitais, estáticos ou audiovisuais, jornalísticos ou não.

REFLEXÃO: O que estamos lendo, assistindo ou criando? Para que os alunos consumam e produzam mídias de maneira responsável e fortalecedora, é importante refletir sobre o que estamos lendo, assistindo ou criando. Como reconhecemos autoria, intenção, técnicas, impacto etc?

A atividade pode ser resumida em uma frase-padrão, que será preenchida com uma ou mais cartas de cada um dos eixos apresentados acima, da seguinte maneira:

Ao discutirmos (tema curricular), vamos (carta de ação) + (carta de mídia), levando os alunos a refletir sobre (carta de reflexão) .

Acompanhe este tutorial para entender melhor o processo:

Acesse aqui uma versão para impressão do baralho, ou então uma versão para utilização no celular e outros dispositivos móveis.

Para sistematizar a sua atividade, conforme mostramos no tutorial, acesse este canvas.

Para ver mais exemplos de atividades, acesse o Guia da Educação Midiática.

 

Baixar conteúdo

Dúvidas ou sugestões?

Mande uma mensagem pra gente pelo e-mail educamidia@palavraaberta.org.br com suas sugestões.

Fale com a gente
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade