Objetivos

Ao pesquisar na internet, muitas vezes nos deparamos com afirmações conflitantes. Nem sempre é possível determinar simplesmente se uma informação é falsa ou verdadeira — ela pode ser embasada em fontes enviesadas, controversa, ou mesmo uma afirmação sem suporte ou evidências concretas. Este plano de aula introduz a necessidade de avaliar a confiabilidade da fonte em si, entendendo o contexto da mensagem e quem está por trás dela.

Para isto iremos utilizar uma metodologia do professor Mike Caulfield chamada SIFT, que consiste em quatro “movimentos” que nos ajudam a escolher fontes confiáveis de informação.

Roteiro de aula

AULA 1 – AVALIANDO INFORMAÇÕES

ATIVAÇÃO

10 min | Entregue aos estudantes uma lista de afirmações, algumas verdadeiras, outras falsas, outras controversas. Utilize exemplos de assuntos da atualidade ou selecione algo ligado à sua disciplina. Alguns exemplos:

  • O aquecimento global é uma farsa 
  • As calotas polares estão derretendo cada vez mais rápido
  • O celular pode trazer danos à saúde
  • Beber vinho ajuda a combater o coronavírus
  • Ciclovias prejudicam o trânsito nas grandes cidades
  • Vacinas causam autismo
  • As queimadas na Amazônia estão aumentando

Peça aos alunos que trabalhem em pares para explorar essas afirmações. Eles devem encontrar duas fontes de pesquisa para cada afirmação da lista e registrar as URLs.

DESENVOLVIMENTO

20 min | Cada par de alunos deve apresentar sua conclusão sobre a afirmação (correta, incorreta, polêmica, inconclusiva), e mostrar as fontes de pesquisa utilizadas. O foco da discussão deve ser a fonte escolhida. Pergunte:

  • Por que você determinou que esta é uma boa fonte de pesquisa sobre a afirmação?
  • Você tinha uma ideia pré-concebida sobre este tema? Isso impactou a sua seleção de fontes de pesquisa?
  • O que você sabe sobre o autor ou o veículo onde encontrou a informação? Procurou se informar sobre isso? Caso tenha se informado sobre o site ou o autor, isso mudou a sua percepção sobre o conteúdo?
  • Você encontrou a mesma informação em diversos lugares? Ou encontrou informações conflitantes? Nesse caso, como escolheu em qual fonte confiar?

FECHAMENTO

10 min | Trabalhe colaborativamente com os alunos (em um doc compartilhado, ou em uma mapa mental digital ou no quadro) para desenvolver alguns conceitos:

  • O que é uma fonte de informação?
  • Quem publica a informação nem sempre é a fonte original
  • O que é uma fonte primária e uma fonte secundária?
  • Precisamos estabelecer as credenciais e as motivações de quem publica algo etc.

Educador(a): Se trabalhar no quadro, fotografe ou peça aos alunos que fotografem.

Para casa: pesquise o tema “A terra é plana?” em pelo menos duas fontes diferentes. Quais seriam bons indicadores de credibilidade?

AULA 2 – CRER OU NÃO CRER, EIS A QUESTÃO

ATIVAÇÃO

10 min | Abra a aula com uma discussão sobre os achados e as hipóteses dos alunos sobre confiabilidade.

DESENVOLVIMENTO

30 min | Apresente os slides da aula  (disponíveis abaixo, na seção Materiais da Aula) para explorar os conceitos de fonte e confiabilidade, e introduzir os quatro movimentos (metodologia SIFT).

FECHAMENTO

10 min | Reflexão: Porque é tão difícil / importante avaliar a qualidade da informação que circula nas redes? Discuta a importância de adquirir essa atitude mais reflexiva perante a informação, e como podemos atuar para propagá-la.

Criado por Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Materiais da aula

Para explorar mais

Os seguintes vídeos aprofundam o assunto (ative as legendas automáticas): 

Para analisar a confiabilidade das fontes de informação, consulte este modelo de atividade.

O que são e como reconhecer teorias da conspiração? 

Explore o conceito de falsa equivalência neste vídeo do Porta dos Fundos.