Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Quando fãs viram haters

Foto de Mariana Mandelli
Autor Mariana Mandelli Coordenadora de comunicação Sobre o autor

Usuários das redes sociais transformam admiração em patrulha doentia da vida dos ídolos

Imagem de destaque do post

📸: Kate Torline/Unsplash

Mesmo quem não tem o costume de acompanhar influenciadores digitais provavelmente já ouviu falar sobre o humorista Whindersson Nunes, 26, e a cantora Luísa Sonza, 23. Fenômenos das redes sociais, ambos movimentam milhões de reais e de pessoas em seus respectivos nichos. Entre 2016 e 2020, formaram um casal venerado e seguido nessas plataformas, com um séquito de fãs que acompanhava cada passo da dupla. Mas, quando o casamento chegou ao fim em meados do ano passado, o que era para ser visto como algo comum transformou-se numa arena pública de farpas, agressões e até ameaças de morte provocadas justamente pelos admiradores de ambos.

Não vale a pena entrar em detalhes, mas o ponto principal é que os seguidores de Whindersson passaram a atacar Luísa e vice-versa. A violência online migrou para o offline e chegou ao ápice após os dois assumirem novos relacionamentos. No caso de Luíza, os ataques misóginos chegaram a culpá-la pela morte do filho do ex-marido, que nasceu prematuro. Ela se ausentou das mídias sociais por algumas semanas e vem dando uma série de entrevistas sobre o potencial destrutivo das redes para a saúde mental.

“Mano, vocês ainda não entenderam que fazer comentários destrutivos sobre o outro mata? Eu não sei mais como falar para vocês. Um menino se matou por conta disso faz alguns dias e vocês ainda não param de fazer isso? Vocês querem o quê? Matar mais um?”, postou ela em um de seus perfis, referindo-se ao jovem Lucas Santos,  que se suicidou após receber uma série de comentários de ódio em um vídeo brincando com um amigo no TikTok. “E aos meus fãs, não façam com o outro o que vocês não gostam que façam comigo”, completou.

Diferentemente de celebridades tradicionais, como artistas que fizeram carreira na televisão, no rádio e no cinema, pessoas como Whindersson e Luísa ganharam o mundo por meio da internet, construindo uma relação sólida e próxima com suas respectivas audiências. É possível que isso faça com que os fãs se sintam parte da vida deles, como se tivessem papel ativo nas conquistas e relações de ambos? Talvez. Mas isso não justifica a proporção da violência e da toxicidade imputadas por aqueles que, em tese, os admiram.

Esse caso é emblemático porque revela como a dinâmica das redes é fluída e muda repentinamente, transformando amor em ódio e fãs em haters. Guardadas as devidas proporções, ocorre algo semelhante com jogadores de futebol: se em uma partida marcam gol e recebem emojis de coração dos torcedores, na primeira derrota surgem comentários odiosos e de baixo calão. Não à toa, muitos deles só permitem comentários de pessoas próximas em suas páginas.

Tal lógica doentia é alimentada por perfis de fofoca no Instagram, em que detalhes banais se tornam polêmicas e assuntos pessoais se transformam em pauta. O que se convencionou chamar de “jornalismo de celebridades” ganhou uma nova escala com as mídias sociais, muito mais rápido e poderoso na construção e destruição de reputações. Se antes o público folheava páginas de revistas para ver fotos de famosos em momentos de intimidade, hoje é possível acompanhar passo a passo do cotidiano dos ídolos tudo depende, é claro, do quanto eles mostram.

A superexposição a que todos estamos sujeitos, e não só os artistas, é somada às falsas sensações de liberdade e proximidade da audiência que, escondida atrás de telas, se sente à vontade para criticar, xingar, agredir, demonizar e ameaçar. É sabido que a digitalização da vida social borrou os limites entre o público e o privado, e isso não é diferente na relação ídolo-fã.

O problema é que, independentemente de como os artistas e influenciadores alimentam essa engrenagem de engajamento e vida pessoal, expondo ou não sua intimidade (e faturando com isso), nada justifica as hordas de perseguidores e ataques sistemáticos.

Por mais difícil que seja coibir a criação de perfis anônimos (ou não) destinados a esse tipo de conduta deplorável, é necessário conscientizar os usuários para não engajarem posts tóxicos e não postarem comentários agressivos, agindo em efeito manada. Especialmente porque esse comportamento tem sido comum entre adolescentes, faixa etária que precisa ser orientada quanto a práticas de cyberbullying e disseminação de ofensas e discursos de ódio.

Apesar de uma das máximas da internet ser “haters gonna hate” (algo como “odiadores odiarão”), há muito que pode ser evitado, especialmente no que tange à responsabilidade individual de produzir e compartilhar mensagens desse tipo. Comentários agressivos não são postados somente por robôs, assim como também não são recebidos somente por eles. Liberdade de expressão é um direito humano e seu mau uso também tem sido desempenhado por nós.

 

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade