Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Pressa é inimiga da empatia nas redes sociais

Foto de Mariana Mandelli
Autor Mariana Mandelli Coordenadora de comunicação Sobre o autor

Informações falsas sobre a morte de famosos nas redes desrespeitam famílias

Imagem de destaque do post

Imagem: Rami Al Zayat/Unsplash

Boatos sobre a morte de personalidades e autoridades são uma prática infeliz mas bastante comum nas redes sociais. A especulação sobre o falecimento de famosos tem até nome em inglês: death hoax, termo que serve inclusive para classificar aqueles casos em que uma pessoa deliberadamente finge o próprio óbito, em uma espécie de pegadinha ou “trollagem”, transformando-se em meme.

Mas, no auge da pandemia de Covid-19 no Brasil, um país imerso em luto, com centenas de milhares de mortos e milhões de infectados, fazer suposições sobre o estado de saúde alheio ganhou contornos ainda mais cruéis.
O caso mais recente envolveu o humorista Paulo Gustavo, internado desde o dia 13 de março com coronavírus em um hospital no Rio de Janeiro. Nos primeiros dias de abril, informações falsas sobre sua morte circularam em diversos grupos de WhatsApp. O mesmo ocorreu em meados de dezembro com a atriz Nicette Bruno. Seu filho, o também ator Paulo Goulart Filho, teve de desmentir publicamente o boato de que sua mãe teria morrido em decorrência da Covid-19. Ela faleceu dias depois.

Se antes os jornalistas detinham o poder de noticiar essas e outras fatalidades, hoje a disseminação de hipóteses é livre nos balcões das redes sociais. A principal diferença entre esses dois processos é o profissionalismo da imprensa, que investiga, apura, confirma e, enfim, comunica. Tal método, porém, não a isenta de erros. Mas é preciso lembrar que, quando um veículo de comunicação divulga erroneamente o falecimento de alguém ilustre, como já ocorreu com a própria Folha, a retratação da empresa é imediata, o que não acontece quando não se sabe a origem e a autoria de uma informação falsa.

É difícil compreender o que motiva a propagação desse tipo de mentira impiedosa, que só aumenta a angústia de familiares e admiradores, mas as razões podem ser diversas, intencionais ou não. Há quem invente para ganhar engajamento e audiência nas plataformas e mídias e há quem, ansioso por participar do assunto do momento, embarque na boataria por curiosidade, sem se dar conta de que está afligindo pessoas e contribuindo para gerar mais desinformação.

Isso porque mensagens que tratam de tragédias mexem diretamente com as nossas emoções e, antes mesmo de terminarmos de lê-las, já nos encontramos envolvidos com o seu conteúdo. Sob impacto, é mais fácil curtirmos, comentarmos e compartilharmos aquele post do que buscarmos uma fonte segura e oficial sobre o ocorrido. 

Casos como o do jornalista Ricardo Boechat, morto em um acidente de helicóptero em fevereiro de 2019, e do apresentador Gugu Liberato, que sofreu uma queda em casa em novembro do mesmo ano, são exemplos disso. Por serem duas personalidades admiradas por décadas por grandes públicos e com quem milhares de pessoas se identificavam, a ânsia em confirmar o falecimento e ser o primeiro a “dar a notícia” acaba sendo uma armadilha de  desrespeito e propagação de conteúdo falso.

Ao colocarmos nossa curiosidade e imediatismo na frente da dor alheia, ultrapassamos o limite do bom senso de uma forma aparentemente sutil. A disseminação desse tipo de boato borra a fronteira entre o público e o privado da maneira mais cruel possível. 

Não somos todos jornalistas. Compreender como se obtém uma informação sensível como a doença ou a morte de alguém é importante para não nos deixarmos levar pelo excesso de emoções e muito menos pela velocidade das mídias sociais. Se elas próprias têm se mostrado um celeiro fértil de ideias e projetos que exigem, com justiça, mais diversidade, respeito e empatia, é preciso que coloquemos isso realmente em prática, ainda mais em um momento sensível como a maior crise de saúde pública que já enfrentamos. É nossa responsabilidade construir redes melhores.

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade