Objetivos
Ao pesquisar na internet, muitas vezes nos deparamos com afirmações conflitantes. Nem sempre é possível determinar simplesmente se uma informação é falsa ou verdadeira — ela pode ser embasada em fontes enviesadas, controversa, ou mesmo uma afirmação sem suporte ou evidências concretas. Este plano de aula introduz a necessidade de avaliar a confiabilidade da fonte em si, entendendo o contexto da mensagem e quem está por trás dela.
Para isto iremos utilizar uma metodologia do professor Mike Caulfield chamada SIFT, que consiste em quatro “movimentos” que nos ajudam a escolher fontes confiáveis de informação.
Roteiro de aula
AULA 1 – AVALIANDO INFORMAÇÕES
ATIVAÇÃO
10 min | Entregue aos estudantes uma lista de afirmações, algumas verdadeiras, outras falsas, outras controversas. Utilize exemplos de assuntos da atualidade ou selecione algo ligado à sua disciplina. Alguns exemplos:
- O aquecimento global é uma farsa
- As calotas polares estão derretendo cada vez mais rápido
- O celular pode trazer danos à saúde
- Beber vinho ajuda a combater o coronavírus
- Ciclovias prejudicam o trânsito nas grandes cidades
- Vacinas causam autismo
- As queimadas na Amazônia estão aumentando
Peça aos alunos que trabalhem em pares para explorar essas afirmações. Eles devem encontrar duas fontes de pesquisa para cada afirmação da lista e registrar as URLs.
DESENVOLVIMENTO
20 min | Cada par de alunos deve apresentar sua conclusão sobre a afirmação (correta, incorreta, polêmica, inconclusiva), e mostrar as fontes de pesquisa utilizadas. O foco da discussão deve ser a fonte escolhida. Pergunte:
- Por que você determinou que esta é uma boa fonte de pesquisa sobre a afirmação?
- Você tinha uma ideia pré-concebida sobre este tema? Isso impactou a sua seleção de fontes de pesquisa?
- O que você sabe sobre o autor ou o veículo onde encontrou a informação? Procurou se informar sobre isso? Caso tenha se informado sobre o site ou o autor, isso mudou a sua percepção sobre o conteúdo?
- Você encontrou a mesma informação em diversos lugares? Ou encontrou informações conflitantes? Nesse caso, como escolheu em qual fonte confiar?
FECHAMENTO
10 min | Trabalhe colaborativamente com os alunos (em um doc compartilhado, ou em uma mapa mental digital ou no quadro) para desenvolver alguns conceitos:
- O que é uma fonte de informação?
- Quem publica a informação nem sempre é a fonte original
- O que é uma fonte primária e uma fonte secundária?
- Precisamos estabelecer as credenciais e as motivações de quem publica algo etc.
Educador(a): Se trabalhar no quadro, fotografe ou peça aos alunos que fotografem.
Para casa: pesquise o tema “A terra é plana?” em pelo menos duas fontes diferentes. Quais seriam bons indicadores de credibilidade?
AULA 2 – CRER OU NÃO CRER, EIS A QUESTÃO
ATIVAÇÃO
10 min | Abra a aula com uma discussão sobre os achados e as hipóteses dos alunos sobre confiabilidade.
DESENVOLVIMENTO
30 min | Apresente os slides da aula (disponíveis abaixo, na seção Materiais da Aula) para explorar os conceitos de fonte e confiabilidade, e introduzir os quatro movimentos (metodologia SIFT).
FECHAMENTO
10 min | Reflexão: Porque é tão difícil / importante avaliar a qualidade da informação que circula nas redes? Discuta a importância de adquirir essa atitude mais reflexiva perante a informação, e como podemos atuar para propagá-la.
Criado por Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
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Materiais da aula
Para explorar mais
Os seguintes vídeos aprofundam o assunto (ative as legendas automáticas):
- Navegando a informação digital – Check yourself with lateral reading (ativar as legendas em português)
- Em quem você pode confiar? – Who Can You Trust? (ativar as legendas em português)
- Stanford History Education Group – Sort Fact from Fiction Online with Lateral Reading
Para analisar a confiabilidade das fontes de informação, consulte este modelo de atividade.
O que são e como reconhecer teorias da conspiração?
- Como reconhecer uma teoria da conspiração | Cultura (El País)
- Por que as pessoas acreditam nas teorias da conspiração, e como conseguir que mudem de opinião (El País)
Explore o conceito de falsa equivalência neste vídeo do Porta dos Fundos.