Imagem de carregamento
— Planos de aula

Quem disse isso?

Que técnicas de leitura devemos utilizar para avaliar a confiabilidade das informações que encontramos?

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Habilidades BNCC EF08LP02, EF09LP01, EF09LP02, EF67LP03, EF67LP04, EF69LP11, EF69LP14, EF69LP15, EF89LP06
  • Segmento Ensino Fundamental 2
    Ensino Médio
  • Duração sugerida2 aulas

Objetivos

Ao pesquisar na internet, muitas vezes nos deparamos com afirmações conflitantes. Nem sempre é possível determinar simplesmente se uma informação é falsa ou verdadeira — ela pode ser embasada em fontes enviesadas, controversa, ou mesmo uma afirmação sem suporte ou evidências concretas. Este plano de aula introduz a necessidade de avaliar a confiabilidade da fonte em si, entendendo o contexto da mensagem e quem está por trás dela.

Para isto iremos utilizar uma metodologia do professor Mike Caulfield chamada SIFT, que consiste em quatro “movimentos” que nos ajudam a escolher fontes confiáveis de informação.

Roteiro de aula

AULA 1 – AVALIANDO INFORMAÇÕES

ATIVAÇÃO

10 min | Entregue aos estudantes uma lista de afirmações, algumas verdadeiras, outras falsas, outras controversas. Utilize exemplos de assuntos da atualidade ou selecione algo ligado à sua disciplina. Alguns exemplos:

  • O aquecimento global é uma farsa 
  • As calotas polares estão derretendo cada vez mais rápido
  • O celular pode trazer danos à saúde
  • Beber vinho ajuda a combater o coronavírus
  • Ciclovias prejudicam o trânsito nas grandes cidades
  • Vacinas causam autismo
  • As queimadas na Amazônia estão aumentando

Peça aos alunos que trabalhem em pares para explorar essas afirmações. Eles devem encontrar duas fontes de pesquisa para cada afirmação da lista e registrar as URLs.

DESENVOLVIMENTO

20 min | Cada par de alunos deve apresentar sua conclusão sobre a afirmação (correta, incorreta, polêmica, inconclusiva), e mostrar as fontes de pesquisa utilizadas. O foco da discussão deve ser a fonte escolhida. Pergunte:

  • Por que você determinou que esta é uma boa fonte de pesquisa sobre a afirmação?
  • Você tinha uma ideia pré-concebida sobre este tema? Isso impactou a sua seleção de fontes de pesquisa?
  • O que você sabe sobre o autor ou o veículo onde encontrou a informação? Procurou se informar sobre isso? Caso tenha se informado sobre o site ou o autor, isso mudou a sua percepção sobre o conteúdo?
  • Você encontrou a mesma informação em diversos lugares? Ou encontrou informações conflitantes? Nesse caso, como escolheu em qual fonte confiar?

FECHAMENTO

10 min | Trabalhe colaborativamente com os alunos (em um doc compartilhado, ou em uma mapa mental digital ou no quadro) para desenvolver alguns conceitos:

  • O que é uma fonte de informação?
  • Quem publica a informação nem sempre é a fonte original
  • O que é uma fonte primária e uma fonte secundária?
  • Precisamos estabelecer as credenciais e as motivações de quem publica algo etc.

Educador(a): Se trabalhar no quadro, fotografe ou peça aos alunos que fotografem.

Para casa: pesquise o tema “A terra é plana?” em pelo menos duas fontes diferentes. Quais seriam bons indicadores de credibilidade?

AULA 2 – CRER OU NÃO CRER, EIS A QUESTÃO

ATIVAÇÃO

10 min | Abra a aula com uma discussão sobre os achados e as hipóteses dos alunos sobre confiabilidade.

DESENVOLVIMENTO

30 min | Apresente os slides da aula  (disponíveis abaixo, na seção Materiais da Aula) para explorar os conceitos de fonte e confiabilidade, e introduzir os quatro movimentos (metodologia SIFT).

FECHAMENTO

10 min | Reflexão: Porque é tão difícil / importante avaliar a qualidade da informação que circula nas redes? Discuta a importância de adquirir essa atitude mais reflexiva perante a informação, e como podemos atuar para propagá-la.

 

Criado por Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Para explorar mais

Os seguintes vídeos aprofundam o assunto (ative as legendas automáticas): 

Para analisar a confiabilidade das fontes de informação, consulte este modelo de atividade.

O que são e como reconhecer teorias da conspiração? 

Explore o conceito de falsa equivalência neste vídeo do Porta dos Fundos.

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade