Carregando...
— Planos de aula

Quem disse isso?

Que técnicas de leitura devemos utilizar para avaliar a confiabilidade de uma fonte?

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Habilidades BNCC EF06LP01, EF07LP01, EF07LP02, EF08LP02, EF09LP01, EF09LP02, EF67LP03, EF67LP04, EF69LP11, EF69LP14, EF69LP15, EF89LP06, EF89LP14
  • Segmento Ensino Fundamental 2
    Ensino Médio
  • Duração sugerida2 aulas

Objetivos

OBJETIVOS

Ao pesquisar na internet, muitas vezes nos deparamos com afirmações conflitantes. Nem sempre é possível determinar simplesmente se uma informação é falsa ou verdadeira — ela pode ser embasada em fontes enviesadas, controversa, ou mesmo uma afirmação sem suporte ou evidências concretas. Este plano de aula introduz a necessidade de avaliar a confiabilidade da fonte em si, entendendo o contexto da mensagem e quem está por trás dela.

Para isto iremos utilizar uma metodologia do professor Mike Caulfield chamada SWIFT, que consiste em quatro “movimentos” que nos ajudam a escolher fontes confiáveis de informação.

Roteiro de aula

AULA 1 – ATIVAÇÃO

10 min | Entregue uma lista de afirmações, algumas verdadeiras, outras falsas, outras controversas. Utilize exemplos de assuntos da atualidade ou selecione algo ligado à sua disciplina:

  • O aquecimento global é uma farsa 
  • As calotas polares estão derretendo cada vez mais rápido
  • O celular pode trazer danos à saúde
  • Beber vinho ajuda a combater o coronavírus
  • Ciclovias prejudicam o trânsito nas grandes cidades
  • Vacinas causam autismo
  • As queimadas na Amazônia estão aumentando

Peça aos alunos que trabalhem em pares para explorar essas afirmações. Eles devem encontrar duas fontes de pesquisa para cada afirmação da lista e registrar as URLs.

DESENVOLVIMENTO

20 min | Cada par de alunos deve apresentar sua conclusão sobre a afirmação (correta, incorreta, polêmica, inconclusiva), e mostrar as fontes de pesquisa utilizadas. O foco da discussão deve ser a fonte escolhida. Pergunte:

  • porque você determinou que esta é uma boa fonte de pesquisa sobre a afirmação?
  • você tinha uma ideia pré-concebida sobre este tema? isso impactou a sua seleção de fontes de pesquisa?
  • o que você sabe sobre o autor ou o veículo onde encontrou a informação? procurou se informar sobre isso? caso tenha se informado sobre o site ou o autor, isso mudou a sua percepção sobre o conteúdo?
  • você encontrou a mesma informação em diversos lugares? ou encontrou informações conflitantes? nesse caso, como escolheu em qual fonte confiar?

FECHAMENTO

20 min | trabalhe colaborativamente com os alunos (em um doc compartilhado, ou em uma mapa mental digital ou no quadro) para desenvolver alguns conceitos:

  • o que é uma fonte?
  • quem publica a informação nem sempre é a fonte original
  • o que é uma fonte primária e uma fonte secundária?
  • precisamos estabelecer as credenciais e as motivações de quem publica algo
  • etc.

(se trabalhar no quadro, fotografe / peça aos alunos que fotografem)

Para casa: pesquise o tema “A terra é plana?” em pelo menos duas fontes diferentes. Quais seriam bons indicadores de credibilidade?

AULA 2 – ATIVAÇÃO

10 min |  Abra a aula com uma discussão sobre os achados e as hipóteses dos alunos sobre confiabilidade.

DESENVOLVIMENTO

30 min | Apresente os slides da aula para explorar os conceitos de fonte e confiabilidade, e introduzir os quatro movimentos (metodologia SWIFT).

FECHAMENTO

10 min | Reflexão: porque é tão difícil / importante avaliar a qualidade da informação que circula nas redes? Discuta a importância de adquirir essa atitude mais reflexiva perante a informação, e como podemos atuar para propagá-la.

Criado por Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia