Carregando...
— Planos de aula

O universo da informação

O que esta mensagem quer de mim?

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Habilidades BNCC EF69LP02, EF69LP03, EF69LP04, EF69LP05, EF69LP14, EF69LP17
  • Segmento Ensino Fundamental 2
  • Duração sugerida2 aulas

Objetivos

Desenvolver atitude reflexiva e ativa diante da informação de modo a diferenciar os tipos de conteúdo a que estamos expostos. Identificar notícia, sátira, opinião, publicidade (ou conteúdo patrocinado), propaganda e outros e compreender a “intenção” de cada formato com o público. 

Roteiro de aula

ATIVAÇÃO

Promova um debate para entender como seus alunos se mantêm informados. Eles buscam ativamente algum tipo de conteúdo online e offline? Quais tipos?

Por meio de quais canais acompanham o que acontece de relevante no mundo?

Que elementos procuram na informação para saber sua natureza (é notícia, publicidade, humor etc)?

DESENVOLVIMENTO

  1. A partir das respostas da ativação, introduza a ideia de que precisamos ter uma atitude reflexiva diante das informações. Ao invés de simplesmente consumi-la, é preciso interrogá-la (consultar a ficha do Project Look Sharp). 
  2. Apresente aos alunos uma seleção de informações sobre determinado tema (na área de recursos, abaixo, você encontra sugestões com o tema “Usain Bolt e Atletismo”).
  3. Peça que os alunos identifiquem a principal intenção ou propósito de cada recurso. Perguntas disparadoras: que tipo de sentimento essa informação desperta em você? O que o autor deste conteúdo pretende comunicar?

FECHAMENTO

Apresente aos alunos os diferentes tipos de informação, de acordo com a intenção do autor. Passe para a sessão “Para explorar mais”.

Criado por Daniela Machado para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Para explorar mais

  • Amplie a discussão convidando os alunos a fazerem uma pesquisa sobre um determinado tema e, a partir dos resultados encontrados, determinar a intenção de cada informação. 
  • A partir de um tema pré-definido, peça que os alunos desenvolvam textos, vídeos ou áudios com cada uma das intenções (noticiar, vender, persuadir, documentar, entreter etc).
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia