Imagem de carregamento
— Planos de aula

O universo da informação

O que esta mensagem quer de mim? Vamos identificar o propósito de cada conteúdo a que estamos expostos.

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Habilidades BNCC EF69LP02, EF69LP03, EF69LP04, EF69LP05, EF69LP14, EF69LP17
  • Segmento Ensino Fundamental 2
  • Duração sugerida2 aulas

Objetivos

Desenvolver atitude reflexiva e ativa diante da informação, de modo a diferenciar os tipos de conteúdo a que estamos expostos. Identificar notícia, sátira, opinião, publicidade (ou conteúdo patrocinado), propaganda e outros; e compreender a “intenção” de cada formato com o público. 

Roteiro de aula

AULA 1 – INTERROGANDO A INFORMAÇÃO

ATIVAÇÃO

10 min | Promova um debate para entender como seus alunos se mantêm informados. Eles buscam ativamente algum tipo de conteúdo online e offline? Quais tipos? Por meio de quais canais acompanham o que acontece de relevante no mundo? Que elementos procuram na informação para saber sua natureza (se é notícia, publicidade, humor etc.)?

DESENVOLVIMENTO

15 min | A partir das respostas da ativação, introduza a ideia de que precisamos ter uma atitude reflexiva diante das informações. Ao invés de simplesmente consumi-la, é preciso interrogá-la (consultar a ficha do Project Look Sharp, disponível neste link). 

FECHAMENTO

15 min | Apresente aos alunos um conteúdo impresso ou em vídeo ligado a algum tema de interesse da turma (que você deve selecionar antes da aula). Juntos, analisem as informações a partir das perguntas propostas na ficha do Project Look Sharp. 

AULA 2 – IDENTIFICANDO AS MENSAGENS

ATIVAÇÃO

10 min | Retome o conteúdo apresentado na aula anterior, lendo com os alunos as perguntas propostas na ficha do Project Look Sharp. 

25 min | Apresente aos alunos uma seleção de informações sobre determinado tema (na área de recursos, abaixo, você encontra sugestões com o tema “Usain Bolt e Atletismo”). Peça que eles identifiquem a principal intenção de cada recurso. Perguntas que podem ajudar a identificar o propósito dos conteúdos apresentados: que tipo de sentimento essa informação desperta em você? O que o autor deste conteúdo pretende comunicar?

Educador(a): Você pode criar sua própria coleção de informações, organizando em um documento exemplos de notícia, publicidade, sátira, propaganda, informação bruta etc. sobre um mesmo tema. Uma sugestão é aproveitar algum assunto de sua disciplina para criar esse material.

FECHAMENTO

5 min | Peça que os alunos, individualmente ou em grupos, destaquem o que aprenderam de mais relevante com este plano de aula. A reflexão pode ser feita oralmente, se houver tempo para que todos falem, ou por escrito.

Educador(a): Dependendo do tempo, você pode acrescentar atividades a este plano de aula, conforme sugestão apresentada na área “Para explorar mais”.

 

Criado por Daniela Machado para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Para explorar mais

  • Amplie a discussão convidando os alunos a fazerem uma pesquisa sobre um determinado tema e, a partir dos resultados encontrados, determinar a intenção de cada informação. 
  • A partir de um tema pré-definido, peça que os alunos desenvolvam textos, vídeos ou áudios com cada uma das intenções (noticiar, vender, persuadir, documentar, entreter etc).
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade