Carregando...
— Planos de aula

Muito além das "fake news"

Como combater a desinformação?

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Habilidades BNCC EF07LP01, EF07LP02, EF08LP02, EF09LP01, EF67LP03, EF67LP04, EF69LP03, EF69LP05, EF69LP14, EF69LP16, EF69LP17
  • Segmento Ensino Médio
  • Duração sugerida1 aulas + extensões

Objetivos

O termo “fake news” é muito utilizado, porém pouco estudado. Esta aula leva o aluno a entender as nuances da desinformação, explorando as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da poluição informacional. Queremos estimular a prática habitual da leitura cuidadosa e reflexiva, e o hábito de “interrogar” a informação ao invés de simplesmente consumi-la, avaliando seu propósito e qualidade e utilizando mecanismos básicos de checagem. Também levamos o aluno a refletir sobre seu papel no combate à desinformação.

Roteiro de aula

ATIVAÇÃO

Discussão: Pergunte o que os alunos conhecem sobre o fenômeno das “fake news”. Como definiriam o termo? Conhecem algum exemplo recente? Depararam-se com alguma informação falsa? O que fizeram? Acham que são pessoalmente afetados pela circulação de desinformação?

DESENVOLVIMENTO

1. Apresentação:

  • apresente os slides da aula para explorar os tipos de desinformação e o que há por trás de cada um;
  • discuta as estratégias de avaliação apresentadas – do simples bom senso e cautela até a análise de autoria, propósito, contexto etc.

2. Atividade: Imprima um kit de notícias para cada grupo. Alunos recebem o kit com 6 a 8 notícias e, em 15 minutos, utilizando seus celulares, precisam determinar se são confiáveis. Várias estratégias são possíveis: determinar a fonte, buscar palavras-chave ou o título no Google, buscar alguma organização ou personagem mencionados no texto. Procure enfatizar estratégias de leitura lateral, ou seja, navegar pela internet para buscar evidências da confiabilidade de determinado site, e não apenas avaliar o próprio site. Utilize o protocolo dos 4 movimentos (nos slides da aula) para guiar as perguntas.

FECHAMENTO

Solicite que cada integrante do grupo fale sobre o que aprendeu com a atividade e o que fará daqui para frente quando se deparar com o que considera uma desinformação.

ATIVIDADES ADICIONAIS

Caso tenha mais tempo, você pode aprofundar o plano de aula e o debate a partir das seguintes sugestões:

  • Fundamental 2: É difícil criar uma informação falsa? Além do conceito de autoria, experimente explorar classes gramaticais e textos jornalísticos por meio de uma atividade divertida (disponível nos Materiais da Aula abaixo).
  • Ensino Médio: Por que pessoas boas espalham informações ruins? Explore o conceito de “viés de confirmação” (disponível nos Materiais da Aula abaixo).

Criado por Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Para explorar mais

Como não cair em “fake news”? – Vídeo (DW Brasil)

Como as notícias falsas se espalham – Vídeo (TEDEd – ativar legendas)

Fábio Fato Não Dá Mole Para Notícias Falsas – Manual de verificação em HQ (Agência Lupa)

Como identificar uma notícia falsa – Guia Palavra Aberta e Nova Escola

Educação para a Informação – Guia MídiaMakers

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade