Carregando...
— Planos de aula

Não caia em "fake news"

Como combater a desinformação?

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Habilidades BNCC EF07LP01, EF07LP02, EF08LP02, EF09LP01, EF67LP03, EF67LP04, EF69LP03, EF69LP05, EF69LP14, EF69LP16, EF69LP17
  • SegmentoEnsino Médio
  • Duração sugerida1 aulas + extensões

Objetivos

O termo “fake news” é muito utilizado, porém pouco estudado. Esta aula leva o aluno a entender as nuances da desinformação, explorando as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da poluição informacional. Queremos estimular a prática habitual da leitura cuidadosa e reflexiva, e o hábito de “interrogar” a informação ao invés de simplesmente consumi-la, avaliando seu propósito e qualidade e utilizando mecanismos básicos de checagem. Também levamos o aluno a refletir sobre seu papel no combate à desinformação.

Roteiro de aula

ATIVAÇÃO

Discussão: Pergunte o que os alunos conhecem sobre o fenômeno das “fake news”. Como definiriam o termo? Conhecem algum exemplo recente? Depararam-se com alguma informação falsa? O que fizeram? Acham que são pessoalmente afetados pela circulação de desinformação?

DESENVOLVIMENTO

1. Apresentação:

  • apresente os slides da aula para explorar os tipos de desinformação e o que há por trás de cada um;
  • discuta as estratégias de avaliação apresentadas – do simples bom senso e cautela até a análise de autoria, propósito, contexto etc.

2. Atividade: Imprima um kit de notícias para cada grupo. Alunos recebem o kit com 6 a 8 notícias e, em 15 minutos, utilizando seus celulares, precisam determinar se são confiáveis. Várias estratégias são possíveis: determinar a fonte, buscar palavras-chave ou o título no Google, buscar alguma organização ou personagem mencionados no texto. Procure enfatizar estratégias de leitura lateral, ou seja, navegar pela internet para buscar evidências da confiabilidade de determinado site, e não apenas avaliar o próprio site. Utilize a tabela do NewseumEd abaixo para guiar as perguntas.

FECHAMENTO

Solicite que cada integrante do grupo fale sobre o que aprendeu com a atividade e o que fará daqui para frente quando se deparar com o que considera uma desinformação.

Criado por Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Aprofunde

Caso tenha mais tempo, você pode aprofundar o plano de aula e o debate a partir das seguintes sugestões:

É difícil criar uma informação falsa? Além do conceito de autoria, experimente explorar classes gramaticais e textos jornalísticos por meio de uma atividade divertida. 

Por que pessoas boas espalham informações ruins? O vídeo abaixo introduz o conceito de “viés de confirmação”.

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia