Objetivos
O termo “fake news” é muito utilizado, porém pouco estudado. Esta aula leva o aluno a entender as nuances da desinformação, explorando as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da poluição informacional. Queremos estimular a prática habitual da leitura cuidadosa e reflexiva, e o hábito de “interrogar” a informação ao invés de simplesmente consumi-la, avaliando seu propósito e qualidade. Também levamos o aluno a refletir sobre seu papel no combate à desinformação.
Roteiro de aula
AULA 1 – SE É FAKE, TÔ FORA
ATIVAÇÃO
10 min | Pergunte o que os alunos conhecem sobre o fenômeno das “fake news”. Como definiriam o termo? Conhecem algum exemplo recente? Depararam-se com alguma informação falsa? O que fizeram? Acham que são pessoalmente afetados pela circulação de desinformação?
DESENVOLVIMENTO
20 min | Apresente os slides da aula para explorar os tipos de desinformação e o que há por trás de cada um e discuta as estratégias de avaliação apresentadas – do simples bom senso e cautela até a análise de autoria, propósito, contexto etc.
FECHAMENTO
10 min | Discuta com os alunos se eles já conheciam alguma das estratégias para avaliar a confiabilidade das informações. Peça que planejem algum material (post para rede social, cartaz, folheto etc.) para alertar amigos e/ou familiares sobre o perigo das “fake news”.
Educador(a): Se houver tempo, os alunos poderão desenvolver o material planejado para sensibilizar a comunidade sobre as consequências negativas da desinformação.
AULA 1 – AVALIANDO INFORMAÇÕES
ATIVAÇÃO
10 min | Peça que os alunos relembrem, em voz alta, algumas das estratégias para avaliar a confiabilidade das informações que foram apresentadas na aula anterior.
DESENVOLVIMENTO
20 min | Imprima um kit de notícias para cada grupo (este conteúdo está disponível abaixo, na área “Materiais da aula”). Os alunos receberão o kit com 6 a 8 notícias e, em 15 minutos, utilizando seus celulares, precisam determinar se são confiáveis. Várias estratégias são possíveis: determinar a fonte, buscar palavras-chave ou o título no Google, buscar alguma organização ou personagem mencionados no texto.
Educador(a): Procure enfatizar estratégias de leitura lateral, ou seja, navegar pela internet para buscar evidências da confiabilidade de determinado site, e não apenas avaliar o próprio site (sem sair dele). Utilize o protocolo dos 4 movimentos (nos slides da aula) para guiar as perguntas.
FECHAMENTO
10 min | Solicite que cada integrante do grupo fale sobre o que aprendeu com a atividade e o que fará daqui para frente quando se deparar com o que considera uma desinformação.
ATIVIDADES ADICIONAIS
Caso tenha mais tempo, você pode aprofundar o plano de aula e o debate a partir das seguintes sugestões:
- Fundamental 2: É difícil criar uma informação falsa? Além do conceito de autoria, experimente explorar classes gramaticais e textos jornalísticos por meio de uma atividade divertida (disponível nos “Materiais da Aula” abaixo).
- Ensino Médio: Por que pessoas boas espalham informações ruins? Explore o conceito de “viés de confirmação” (disponível nos “Materiais da Aula” abaixo).
Criado por Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
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Materiais da aula
Para explorar mais
Como não cair em “fake news”? – Vídeo (DW Brasil)
Como as notícias falsas se espalham – Vídeo (TEDEd – ativar legendas)
Fábio Fato Não Dá Mole Para Notícias Falsas – Manual de verificação em HQ (Agência Lupa)
Como identificar uma notícia falsa – Guia Palavra Aberta e Nova Escola
Educação para a Informação – Guia MídiaMakers