Carregando...
— Planos de aula

#RedesParaOBem: Minha voz nas redes

Como as redes sociais podem ser utilizadas para engajar e mobilizar?

Eixo EducaMídia

Escrever Participar

  • Habilidades midiáticas
  • Habilidades BNCC EF09CI13, EF67LP19, EF69LP09, EF69LP13, EF69LP22, EF69LP36, EF89LP18, EF89LP20
  • Segmento Ensino Fundamental 2
    Ensino Médio
  • Duração sugerida2 aulas ou mais

Objetivos

Entender as linguagens próprias das redes sociais e as oportunidades de engajamento, mobilização e participação por meio delas. Estabelecer uma relação responsável e fortalecedora com as ferramentas digitais, de modo a integrar o conhecimento construído na escola com possibilidades reais de atuação na sociedade. Criar campanhas de engajamento ou utilidade pública, praticando a análise e a autorreflexão enquanto autor.

Roteiro de aula

AULA 1 – REDES SOCIAIS E MOBILIZAÇÃO

ATIVAÇÃO

5 min | Apresente aos estudantes a animação “Quem tem voz nas redes” que fala do uso responsável das redes sociais, produzido pelo EducaMídia.

10 min | Utilize os slides da aula para explicar o que é uma rede social, os elementos que definem esse tipo de ambiente, e como podemos fazer uso fortalecedor delas.

Em pequenos grupos ou com a sala toda, peça que os alunos listem as redes sociais em que são atuantes e reflitam sobre o tipo de conteúdo que costumam produzir ou compartilhar. Algumas sugestões de perguntas para instigar a conversa:

  • Para que usamos as redes sociais? O que você faz nelas com mais frequência?
  • Você já participou de alguma discussão acalorada nas redes sociais? Por quê?
  • Você acha que as pessoas se comportam de forma diferente nos ambientes online e offline? Se sim, por quê?
  • Você já promoveu ou participou de algum tipo de mobilização nas redes sociais? (ex. “vaquinha”, campanhas em prol do meio ambiente, movimentos contra o racismo etc.)

DESENVOLVIMENTO

15 min | Apresente aos alunos exemplos de mobilização nas redes sociais, como campanhas de vacinação, contra o desperdício de alimentos, de defesa de minorias ou de outro tema que faça sentido em sua comunidade. 

Divididos em grupos, os alunos deverão analisar as características das campanhas de mobilização, levando em conta:

 

CAMPANHA [título ou identificação da campanha]
IMAGENS OU OUTRO RECURSO VISUAL [como a campanha busca chamar atenção]
LINGUAGEM E TOM [frase de efeito, hashtag, slogan etc]
INTERAÇÃO OU ENGAJAMENTO [postagem gerou comentários? de que tipo?]
PÚBLICO-ALVO [a quem se destina a campanha]

 

Se quiser, imprima e distribua uma tabela a ser preenchida pelos alunos

FECHAMENTO

10 min | Reflita com os alunos sobre a importância das redes sociais para nos informar sobre causas que nos são caras, e seu papel de mobilização. Como tarefa, peça aos alunos para que pensem sobre problemas em sua comunidade que gostariam de solucionar, e que pesquisem se algo já foi feito nas redes a esse respeito. 

AULA 2 – CRIAR PARA MOBILIZAR

ATIVAÇÃO

10 min |  Relembre brevemente os conceitos trabalhados na aula anterior. Trabalhe colaborativamente com os alunos (em um documento compartilhado, um mapa mental digital ou no quadro) para que reflitam sobre causas importantes para sua comunidade que poderiam gerar mobilização nas redes sociais. Façam uma lista das possibilidades (ex. doações de livros para a biblioteca da escola, mais áreas verdes no bairro, arrecadação de roupas no inverno etc.). Caso trabalhe no quadro, fotografe / peça aos alunos que fotografem).

Peça que os alunos dividam-se em grupos de acordo com o problema que mais gostariam de solucionar.

DESENVOLVIMENTO

30 min | É hora de criar! Ofereça voz e escolha aos alunos, deixando que cada grupo escolha a rede social em que gostaria de veicular sua campanha (Twitter, Instagram, TikTok, Facebook etc.)

Eles deverão criar posts, frases, hashtags e quaisquer outros recursos necessários para produzir a campanha. Utilize a lista de passos nos slides da aula para organizar a produção.

FECHAMENTO

10 min | Reflexão: qual é a relevância das redes sociais para envolver mais pessoas em prol de uma causa? De que outras maneiras você pode atuar nas redes sociais de forma a ajudar a sociedade?

 

Criado por Daniela Machado para www.educamidia.org.br

Este conteúdo foi produzido em parceria com o Twitter Brasil.
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Para explorar mais

Afinal, qual é nossa responsabilidade ao curtir, comentar e compartilhar /conteúdos? O vídeo Educação Midiática no dia a dia: Postar, Curtir e Compartilhar amplia o debate sobre nossa presença nas redes sociais. 

– Animação: Participação Cidadã

– Educação Midiática na Prática (para educadores): Live EducaMídia sobre participação cidadã

Glossário Interativo EducaMídia: Redes Sociais

Glossário Interativo EducaMídia: Hashtags

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade