Objetivos
Apresentar o meme como uma linguagem articulada com elevado potencial de promover uma comunicação eficiente, oferecendo subsídios para um processo de leitura crítica e um guia rápido para produção.
Roteiro de aula
AULA 1 – INTERROGANDO UM MEME
ATIVAÇÃO
10 min | Apresente um meme à turma (sugestão de repositório para pesquisa: www.museudememes.com.br). Promova uma discussão a partir das perguntas: O que você vê? Em que contexto esse meme pode ter surgido? Qual você acha que é a mensagem?
Na sequência, peça aos alunos para, em pares, escolherem um meme da coleção acima e preencher a seguinte frase: “A intenção desse meme é nos fazer refletir sobre (…).” (pode ser em um doc colaborativo se tiverem acesso). Discuta com o grupo as frases geradas.
DESENVOLVIMENTO
25 min | Apresente os slides da aula para discutir a linguagem dos memes: como são criados e distribuídos, como sintetizam informações e opiniões, e como podemos refletir sobre seu conteúdo e impacto.
FECHAMENTO:
5 min | Peça aos alunos que indiquem uma palavra relacionada a memes; capture-as em um aplicativo de nuvem de palavras, no quadro ou em um documento.
Educador(a): Sugerimos uma atividade para os alunos realizarem em casa ou, se houver tempo, em uma outra aula sobre memes.
Tarefa de casa – Proponha as seguintes perguntas para reflexão (ou distribua-as entre os grupos). Peça aos alunos que tragam um exemplo de meme para ilustrar.
- Os memes são uma forma eficaz de transmitir uma mensagem? Por quê?
- Um meme pode ser opinativo? Informativo? Jornalístico?
- Um meme pode ser educativo?
- Um meme pode ofender ou discriminar? Pode espalhar desinformação?
- Um meme pode violar o direito de imagem? E a privacidade?
- Quais as nossas responsabilidades ao produzir um meme? E ao compartilhar?
AULA 2 – O PODER DOS MEMES
ATIVAÇÃO
10 min | Apresente três ou quatro exemplos de memes e faça uma enquete (você pode usar ferramentas digitais como Mentimeter e Google Forms ou mesmo pedir que os alunos levantem a mão), perguntando: este meme é engraçado ou ofensivo? Este meme é informação ou opinião?
Peça aos alunos que apresentem os exemplos que trouxeram de casa e suas conclusões sobre as perguntas propostas (se eles não tiverem feito a atividade em casa, reserve alguns minutos para que pesquisem exemplos de memes durante a aula). Pontos a destacar na discussão:
- Explicar o potencial de alcance dos memes e destacar a questão da responsabilidade que se tem ao compartilhar ou criar um meme. Discutir os riscos de invasão de privacidade ou de espalhar desinformação.
- Promover uma rápida discussão sobre humor, destacando que textos humorísticos e satíricos não são necessariamente inofensivos.
- Um meme pode comprometer a imagem de uma pessoa pública, de uma marca ou mesmo de um cidadão comum. Que atitude precisamos ter diante desse tipo de conteúdo?
DESENVOLVIMENTO
25 min | Vamos criar um laboratório de memes! Peça aos alunos que escolham um tema da atualidade entre 2 ou 3 opções oferecidas por você, ou proponha um tema da disciplina.
Os alunos deverão:
- Elaborar uma mensagem em forma de texto: “A intenção desse meme é (…) e nos fazer refletir sobre (…).”;
- Transmitir essa mesma mensagem na forma de meme;
- Adicionar o meme a um ambiente colaborativo (Google Fotos, Padlet, Slides, Powerpoint ou qualquer outro).
FECHAMENTO
5 min | Como reflexão final, pergunte aos estudantes se meme pode ser coisa séria? Por quê?
Criado por Karla Vidal e Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
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