Objetivos
Apresentar o meme como uma linguagem articulada com elevado potencial de promover uma comunicação eficiente, oferecendo subsídios para um processo de leitura crítica e um guia rápido para produção.
Roteiro de aula
AULA 1
ATIVAÇÃO:
Interrogando um meme – Exibir um meme (sugestão de repositório para pesquisa: www.museudememes.com.br). Promover uma discussão a partir das perguntas: O que você vê? Em que contexto esse meme pode ter surgido? Qual você acha que é a mensagem?
Peça aos alunos para, em pares, escolherem um meme da coleção acima e preencher a seguinte frase: “A intenção desse meme é nos fazer refletir sobre (…).” (pode ser em um doc colaborativo se tiverem acesso). Discuta com o grupo as frases geradas.
DESENVOLVIMENTO
Anatomia do meme – Apresente os slides da aula para discutir a linguagem dos memes: como são criados e distribuídos, como sintetizam informações e opiniões, e como podemos refletir sobre seu conteúdo e impacto.
FECHAMENTO:
Antes de descrever a tarefa de casa, peça aos alunos que indiquem uma palavra relacionada a memes; capture-as em um aplicativo de nuvem de palavras, no quadro ou em um doc.
Tarefa de casa – Proponha as seguintes perguntas para reflexão (ou distribua-as entre os grupos). Peça aos alunos que tragam um exemplo para ilustrar.
- Os memes são uma forma eficaz de transmitir uma mensagem? Por quê?
- Um meme pode ser opinativo? Informativo? Jornalístico?
- Um meme pode ser educativo?
- Um meme pode ofender ou discriminar? Pode espalhar desinformação?
- Um meme pode violar o direito de imagem? E a privacidade?
- Quais as nossas responsabilidades ao produzir um meme? E ao compartilhar?
AULA 2
ATIVAÇÃO:
Enquete – Apresente três ou quatro exemplos de memes e faça uma enquete (Mentimeter, Google Forms ou mesmo levantando a mão), perguntando: este meme é engraçado ou ofensivo? Este meme é informação ou opinião? Etc.
Peça aos alunos que apresentem os exemplos que trouxeram de casa e suas conclusões sobre as perguntas propostas. Pontos a destacar na discussão:
- Explicar o potencial de alcance dos memes e destacar a questão da responsabilidade que se tem ao compartilhar ou criar um meme. Discutir os riscos de invasão de privacidade ou de espalhar desinformação.
- Promover uma rápida discussão sobre humor, destacando que textos humorísticos e satíricos não são necessariamente inofensivos.
- Um meme pode comprometer a imagem de uma pessoa pública, de uma marca ou mesmo de um cidadão comum. Que atitude precisamos ter diante desse tipo de conteúdo?
DESENVOLVIMENTO:
Laboratório de memes – Peça aos alunos que escolham um tema da atualidade entre 2 ou 3 opções oferecidas, ou proponha um tema da disciplina.
Os alunos deverão:
- elaborar uma mensagem em forma de texto: “A intenção desse meme é nos fazer refletir sobre (…).”;
- transmitir essa mesma mensagem na forma de meme;
- adicionar o meme a um ambiente colaborativo (Google Fotos, Padlet, Slides, Powerpoint ou qualquer outro)
FECHAMENTO:
Reflexão: o meme pode ser coisa séria? Por quê?
Criado por Karla Vidal e Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)