Carregando...
— Planos de aula

Memes na comunicação

Como podemos analisar e criar memes, refletindo sobre seu papel no universo da informação?

Eixo EducaMídia

Escrever Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Autoexpressão
  • - Análise Crítica da Mídia
  • Habilidades BNCC EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG302
  • Segmento Ensino Fundamental 2
  • Duração sugerida2 aulas

Objetivos

Apresentar o meme como uma linguagem articulada com elevado potencial de promover uma comunicação eficiente, oferecendo subsídios para um processo de leitura crítica e um guia rápido para produção.

Roteiro de aula

AULA 1

ATIVAÇÃO: 

Interrogando um meme – Exibir um meme (sugestão de repositório para pesquisa: www.museudememes.com.br). Promover uma discussão a partir das perguntas: O que você vê? Em que contexto esse meme pode ter surgido? Qual você acha que é a mensagem?

Peça aos alunos para, em pares, escolherem um meme da coleção acima e preencher a seguinte frase: “A intenção desse meme é nos fazer refletir sobre (…).” (pode ser em um doc colaborativo se tiverem acesso). Discuta com o grupo as frases geradas.

DESENVOLVIMENTO

Anatomia do meme Apresente os slides da aula para discutir a linguagem dos memes: como são criados e distribuídos, como sintetizam informações e opiniões, e como podemos refletir sobre seu conteúdo e impacto. 

FECHAMENTO:

Antes de descrever a tarefa de casa, peça aos alunos que indiquem uma palavra relacionada a memes; capture-as em um aplicativo de nuvem de palavras, no quadro ou em um doc.

Tarefa de casa – Proponha as seguintes perguntas para reflexão (ou distribua-as entre os grupos). Peça aos alunos que tragam um exemplo para ilustrar.

  • Os memes são uma forma eficaz de transmitir uma mensagem? Por quê?
  • Um meme pode ser opinativo? Informativo? Jornalístico?
  • Um meme pode ser educativo?
  • Um meme pode ofender ou discriminar? Pode espalhar desinformação? 
  • Um meme pode violar o direito de imagem? E a privacidade? 
  • Quais as nossas responsabilidades ao produzir um meme? E ao compartilhar?

AULA 2

ATIVAÇÃO:

Enquete – Apresente três ou quatro exemplos de memes e faça uma enquete (Mentimeter, Google Forms ou mesmo levantando a mão), perguntando: este meme é engraçado ou ofensivo? Este meme é informação ou opinião? Etc.

Peça aos alunos que apresentem os exemplos que trouxeram de casa e suas conclusões sobre as perguntas propostas. Pontos a destacar na discussão:

  • Explicar o potencial de alcance dos memes e destacar a questão da responsabilidade que se tem ao compartilhar ou criar um meme. Discutir os riscos de invasão de privacidade ou de espalhar desinformação.
  • Promover uma rápida discussão sobre humor, destacando que textos humorísticos e satíricos não são necessariamente inofensivos.
  • Um meme pode comprometer a imagem de uma pessoa pública, de uma marca ou mesmo de um cidadão comum. Que atitude precisamos ter diante desse tipo de conteúdo?

DESENVOLVIMENTO:

Laboratório de memes Peça aos alunos que escolham um tema da atualidade entre 2 ou 3 opções oferecidas, ou proponha um tema da disciplina.

Os alunos deverão:

  • elaborar uma mensagem em forma de texto: “A intenção desse meme é nos fazer refletir sobre (…).”;
  • transmitir essa mesma mensagem na forma de meme;
  • adicionar o meme a um ambiente colaborativo (Google Fotos, Padlet, Slides, Powerpoint ou qualquer outro)

FECHAMENTO:

Reflexão: o meme pode ser coisa séria? Por quê?

Criado por Karla Vidal e Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia