Carregando...
— Planos de aula

Leitura reflexiva de imagens

Como interpreto informações a partir de imagens?

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • Habilidades BNCC EF69LP03, EF69LP04, EF69LP17
  • Segmento Ensino Fundamental 2
  • Duração sugerida1 a 2 aulas

Objetivos

Evidenciar as imagens como textos que fornecem informações e possibilidades interpretativas. Desenvolver o ato da leitura de imagens e refletir sobre as mudanças interpretativas partindo de cada indivíduo e da quantidade de informações disponíveis sobre a imagem em questão. Analisando ilustrações feitas a partir de manchetes, iremos entender como nossas experiências prévias e preconceitos impactam nossa leitura. Observar se imagens podem ser intencionalmente criadas para nos levar a pensar de uma determinada forma.

Roteiro de aula

ATIVAÇÃO

Mostre uma parte de uma imagem como se fosse inteira. Pergunte o que os alunos vêem. Na sequência, mostre a imagem inteira e repita a pergunta. Comente o fato de nossas percepções serem alteradas de acordo com as informações que temos disponíveis e que as imagens, assim como textos verbais, também nos transmitem informações e precisam ser lidas.  

DESENVOLVIMENTO

Trabalhe em pequenos grupos, com uma folha de papel por grupo:

  1. Abra uma ilustração e pergunte aos alunos o que está acontecendo nela, cada grupo deve anotar suas respostas se certificando de que todos sintam-se contemplados, na sequência peça que dobrem o pedaço de papel com as anotações (que não deve ser desdobrado até o terceiro momento). 
  2. Revele a manchete (ou história) à qual a ilustração faz referência e pergunte como eles enxergam a ilustração agora. Mais uma vez as respostas devem ser escritas no mesmo papel, logo abaixo da parte dobrada. 
  3. Reflexão: Troque os papéis dos grupos entre eles e peça para que leiam, conversem e respondam como as percepções mudaram da primeira para a segunda anotação.

FECHAMENTO

Peça para que cada grupo compartilhe a interpretação que fez sobre as percepções do outro grupo e na sequência pergunte ao grupo “avaliado” o que achou. Repita até todos os grupos falarem. A intenção é perceber se houve alteração nas percepções e leituras das imagens nas duas situações e se as ilustrações podem nos levar a pensar de uma determinada forma. 

Para conduzir essa reflexão, faça perguntas como:

– Por que você acha que aquele grupo passou a pensar diferente no segundo momento?

– O que você acha que fez mudar sua interpretação do primeiro para o segundo momento?

– Vocês acham que as imagens podem nos levar a pensar de determinada forma? Por quê? Peça exemplos para os argumentos usando as anotações realizadas. 

Criado por Dominique Gogolevsky para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Para explorar mais

  1. Para a sequência prática da atividade peça aos alunos que produzam imagens para uma determinada manchete ou história (pré-selecionada por você). É essencial expor as ilustrações produzidas e realizar uma discussão sobre as imagens e a manchete. Aborde questões como ponto de vista, escolha de pontos valorizados (ou não valorizados) nos desenhos em relação à manchete, qual informação se destaca em cada imagem e questione os alunos. 
  2. Uma variação pode ser pedir aos alunos que escrevam uma manchete (ou título de uma história) a partir de uma imagem. Realize o mesmo processo de exposição – para que todos possam ler todas – e de discussão sobre a escolha de palavras, o que fica mais evidente em cada uma, como e por quê. 
  3. Outra atividade sugerida é pedir para que os alunos produzam imagens de possíveis notícias da escola sem usar qualquer recurso de linguagem verbal. Troque as imagens entre os alunos e peça para que eles dêem a manchete ou contem a história a partir da ilustração que receberam. Exponha todas as ilustrações com suas manchetes e realize uma discussão com os alunos.  

 

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia