Objetivos
Evidenciar as imagens como textos que fornecem informações e possibilidades interpretativas. Desenvolver o ato da leitura de imagens e refletir sobre as mudanças interpretativas partindo de cada indivíduo e da quantidade de informações disponíveis sobre a imagem em questão. Analisando ilustrações feitas a partir de manchetes, iremos entender como nossas experiências prévias e preconceitos impactam nossa leitura. Observar se imagens podem ser intencionalmente criadas para nos levar a pensar de uma determinada forma.
Roteiro de aula
ATIVAÇÃO
Mostre uma parte de uma imagem como se fosse inteira. Pergunte o que os alunos vêem. Na sequência, mostre a imagem inteira e repita a pergunta. Comente o fato de nossas percepções serem alteradas de acordo com as informações que temos disponíveis e que as imagens, assim como textos verbais, também nos transmitem informações e precisam ser lidas.
DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento dessa atividade há três apresentações, para três grupos distintos, nos materiais da aula.
Trabalhe em pequenos grupos, com uma folha de papel por grupo:
- Abra uma ilustração e pergunte aos alunos o que está acontecendo nela, cada grupo deve anotar suas respostas se certificando de que todos sintam-se contemplados, na sequência peça que dobrem o pedaço de papel com as anotações (que não deve ser desdobrado até o terceiro momento).
- Revele a manchete (ou história) à qual a ilustração faz referência e pergunte como eles enxergam a ilustração agora. Mais uma vez as respostas devem ser escritas no mesmo papel, logo abaixo da parte dobrada.
- Reflexão: Troque os papéis dos grupos entre eles e peça para que leiam, conversem e respondam como as percepções mudaram da primeira para a segunda anotação.
FECHAMENTO
Peça para que cada grupo compartilhe a interpretação que fez sobre as percepções do outro grupo e na sequência pergunte ao grupo “avaliado” o que achou. Repita até todos os grupos falarem. A intenção é perceber se houve alteração nas percepções e leituras das imagens nas duas situações e se as ilustrações podem nos levar a pensar de uma determinada forma.
Para conduzir essa reflexão, faça perguntas como:
– Por que você acha que aquele grupo passou a pensar diferente no segundo momento?
– O que você acha que fez mudar sua interpretação do primeiro para o segundo momento?
– Vocês acham que as imagens podem nos levar a pensar de determinada forma? Por quê? Peça exemplos para os argumentos usando as anotações realizadas.
Criado por Dominique Gogolevsky para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Materiais da aula
Para explorar mais
- Para a sequência prática da atividade peça aos alunos que produzam imagens para uma determinada manchete ou história (pré-selecionada por você). É essencial expor as ilustrações produzidas e realizar uma discussão sobre as imagens e a manchete. Aborde questões como ponto de vista, escolha de pontos valorizados (ou não valorizados) nos desenhos em relação à manchete, qual informação se destaca em cada imagem e questione os alunos.
- Uma variação pode ser pedir aos alunos que escrevam uma manchete (ou título de uma história) a partir de uma imagem. Realize o mesmo processo de exposição – para que todos possam ler todas – e de discussão sobre a escolha de palavras, o que fica mais evidente em cada uma, como e por quê.
- Outra atividade sugerida é pedir para que os alunos produzam imagens de possíveis notícias da escola sem usar qualquer recurso de linguagem verbal. Troque as imagens entre os alunos e peça para que eles dêem a manchete ou contem a história a partir da ilustração que receberam. Exponha todas as ilustrações com suas manchetes e realize uma discussão com os alunos.