Objetivos
Empresas de tecnologia coletam nossos dados para melhorar nossa experiência de navegação e nos oferecer conteúdo personalizado. Mas será que é uma transação assim tão simples? Vamos refletir sobre conveniência versus transparência, privacidade dos nossos dados, riscos, limites do marketing e outros temas.
Roteiro de aula
- Mostre o vídeo do humorista Fabão disponível neste link.
- Pergunte aos estudantes se eles já perceberam que recebem conteúdos nas redes sociais e páginas de busca que têm muita aderência aos seus interesses pessoais ou histórico de busca. Peça que formulem hipóteses sobre como isso acontece.
- Acesse o verbete personalização algorítmica no Glossário Anotado EducaMídia+IA, e converse com os estudantes sobre ele. Deixe que aprofundem a discussão sobre onde podem ter encontrado os efeitos dessa tecnologia.
- Ofereça o material acima para a leitura e em seguida realize a atividade proposta. Os alunos devem recortar as frases e separá-las em “conveniência”, “irritação” e “ameaça”. Se preferir, realize a atividade coletivamente, no quadro da sala. Aponte o facto de que algumas serão ambíguas – vantajosas para alguns públicos, risco ou irritação para outros.
- Conduza uma reflexão final: o quanto a sua percepção sobre as vantagens e desvantagens da personalização algorítmica mudou depois desta atividade? O que eles acham que os usuários deveriam saber ao navegar na internet e nos feeds das redes sociais? O que deveriam poder controlar? O que as empresas poderiam mudar para isso?
Materiais da aula
Para explorar mais
— Amplie a unidade com este artigo que apresenta uma discussão mais aprofundada sobre personalização algorítmica e democracia: Personalização on-line: o elo entre algoritmos, democracia e rede sociais.
— Explore o Glossário Interativo EducaMídia sobre personalização e filtros-bolha.