Objetivos
O enorme interesse dos usuários por IAs generativas desde o lançamento do ChatGPT significa uma grande possibilidade de lucro para os desenvolvedores, e com isso dezenas de novos apps têm surgido toda semana. Mas, com toda essa velocidade, não temos tempo de acompanhar esse desenvolvimento com as perguntas necessárias sobre os impactos dessa tecnologia na sociedade, e muito menos de propor alguns parâmetros éticos. O fato é que essa explosão das IAs generativas traz riscos sociais e ambientais. Esta sequência didática nos ajuda a examiná-los.
Roteiro de aula
- Antes de iniciar a atividade, pergunte se os alunos já utilizaram o ChatGPT, Gemini, MidJourney, Adobe Firefly ou qualquer outro aplicativo que gera textos ou imagens a partir de comandos em linguagem natural. Explique que essa categoria de aplicativos utiliza uma tecnologia chamada inteligência artificial generativa. Se quiser, dê a eles alguns minutos para pesquisar o termo no Glossário Anotado EducaMídia+IA.
- Peça aos estudantes que criem uma nuvem de palavras (no quadro ou em ambiente digital) com as suas impressões sobre esses aplicativos. As palavras são majoritariamente positivas ou negativas?
- A seguir peça que elaborem hipóteses, em pares ou em grupos, sobre os possíveis riscos ou efeitos negativos dessa tecnologia para a sociedade e para o planeta.
- Mostre os slides da atividade: Os custos ocultos das IAs generativas.
- Conduza uma discussão coletiva sobre as hipóteses prévias dos alunos e o que descobriram com a apresentação.
- Reflexão final: o que precisamos fazer, como sociedade e individualmente, para mitigar os riscos da IA?