Objetivos
As inteligências artificiais não são realmente inteligentes. São apenas programas de computador capazes de analisar uma enorme quantidade de textos ou imagens em pouco tempo, e reconhecer padrões em meio a essa quantidade imensa de informações. Esses textos e imagens são os dados com os quais treinamos as IAs – e, a partir desses dados, os programas “aprendem”, ou sejam, buscam prever quais combinações de palavras ou imagens vão atender ao nosso comando da forma esperada. As máquinas não aprendem no sentido humano, é claro, porque não conseguem acionar memórias, experiências, sentimentos, ou mesmo entender o contexto em que estamos – a não ser que isso seja parte do nosso comando.
Nossa atividade nos ajudará a compreender como essas ferramentas de IA utilizam dados para aprender e como os prompts (comandos) que criamos influenciam as imagens produzidas. Vamos observar, através de experimentações práticas, que apesar de serem ferramentas poderosas, as IAs possuem limitações e dependem significativamente das instruções que recebem.
Objetivos específicos:
— Entender o conceito de dados de treinamento usados pelas IAs;
— Compreender a necessidade de refinar prompts para obter melhores resultados;
— Observar que as IAs são falíveis e podem gerar erros;
— Reconhecer que a geração de conteúdo por IA não é mágica, mas sim resultado de decisões humanas que estabelecem parâmetros e limites.
Roteiro de aula
Material Necessário:
— Acesso a computadores ou dispositivos com internet.
— Acesso a uma plataforma de IA generativa (como Midjourney, Canva, Adobe Firefly).
— Ferramenta para criação de murais digitais colaborativos (como Padlet).
Introdução (10 minutos)
Entregue as duas primeiras folhas deste roteiro para os alunos. Introduza os conceitos básicos sobre inteligência artificial generativa, focando em como as IAs aprendem a partir de grandes quantidades de dados e como os prompts guiam as respostas das IAs.
(Obs: Caso queira aprender mais sobre as IAs Generativas antes de fazer a atividade com os alunos, acesse o Glossário Anotado EducaMídia+IA)
Criação de Prompts (10 minutos)
Divida os alunos em duplas; todas irão criar uma ilustração de um mesmo personagem literário clássico. Peça para que cada dupla crie um prompt inicial para gerar uma imagem do personagem.
(Obs: essa atividade pode ser realizada nas aulas de língua estrangeira, escolhendo um personagem clássico da literatura do país, como Don Quixote, Sherlock Holmes ou Alice no País das Maravilhas. Enquanto os alunos refinam os seus prompts, aproveite para trabalhar vocabulário e explorar comandos e adjetivos)
Refinamento e Geração de Imagens (15 minutos)
Peça aos alunos que refinem seus prompts baseados na primeira imagem para tentar obter resultados melhores. Durante a atividade:
— encoraje-os a ajustar os detalhes para ver como pequenas mudanças nos prompts podem alterar significativamente os resultados das imagens;
— permita que caminhem entre os grupos para observar os prompts e os resultados dos colegas;
— observe se alguma palavra foi bloqueada pelos filtros da IA e pergunte se eles imaginam qual pode ter sido o motivo (geralmente palavras potencialmente ofensivas, sexualmente sugestivas ou nomes de marcas ou empresas são bloqueados);
— observe se há detalhes incongruentes, como por exemplo um Dom Quixote de boné, ou aberrações anatômicas nas imagens, com um cavalo de 5 patas.
Reflexão e Documentação (10 minutos)
Cada dupla deve colocar no mural digital (Padlet) a imagem obtida, o primeiro prompt, o prompt refinado e uma reflexão sobre o processo. Com as imagens reunidas, discuta como diferentes interpretações do mesmo prompt podem levar a resultados variados, e se é possível controlar adequadamente o resultado.
Fechamento da Aula:
Reúna os alunos para uma discussão sobre as descobertas, enfatizando as limitações da ferramenta e as decisões humanas por trás das IAs. Coletivamente, construam um documento com o que aprenderam nessa primeira exploração das IAs generativas. Alguns tópicos possíveis
— a importância dos dados de treinamento;
— a falibilidade das IAs;
— a importância do controle humano para bloquear ações ou funcionalidades que podem violar direitos ou causar dano.