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— Planos de aula

Criar para aprender

Como orientar a construção de conhecimento por meio da produção de mídias?

Eixo EducaMídia

Escrever

  • Habilidades midiáticas
  • - Autoexpressão
  • Habilidades BNCC EF69LP06, EF69LP09, EF69LP10, EF69LP12
  • Segmento Ensino Médio
  • Duração sugerida2 a 3 aulas

Objetivos

O aprendizado mais consistente é aquele desenvolvido por meio de experiências ativas de criação. Neste projeto, os alunos irão criar uma peça de mídia que atenda as expectativas de aprendizagem do currículo escolar, fundamentada em escolhas técnicas e criativas intencionais. Este conteúdo será disponibilizado para que outros alunos aprendam, oferecendo assim a experiência de publicar para uma audiência real. Os alunos irão aprender a estruturar um processo de investigação através de pergunta disparadora, escolher fontes confiáveis, desenvolver uma narrativa clara e fundamentada em evidências, e dar a ela uma expressão audiovisual. Durante o processo, irão aprender a fazer buscas, avaliar fontes, pensar criticamente sobre mídia e exercitar o trabalho em colaboração. 

A atividade tem por objetivo também incentivar o professor a integrar a produção audiovisual como trabalho acadêmico de maneira frequente, mostrando que é possível fazê-lo de maneira simples e estruturada, sem necessidade de equipamentos sofisticados ou muito conhecimento técnico. 

Roteiro de aula

ATIVAÇÃO

Apresente um mesmo conteúdo informativo – por exemplo, migrações ou densidade populacional – em um texto de livro didático ou site e em um vídeo explicativo. Peça aos alunos que comparem os materiais, respondendo:

  • Com qual material foi mais fácil assimilar os conteúdos? E com qual foi mais difícil? Por quê?
  • Que tipos de recursos foram utilizados para apresentar a informação nos dois casos? A informação ficou clara? 
  • A informação é confiável? Em que se baseia a sua afirmação?
  • Com que tipo de conteúdo vocês preferem aprender? Textos, vídeos explicativos, infográficos, histórias ilustradas, podcasts? Por quê?

DESENVOLVIMENTO

Pesquisa

  1. Os alunos criam a pergunta disparadora. Estimule os alunos a explorar diferentes aspectos e recortes do assunto que está sendo estudado; discuta o que é uma boa pergunta disparadora – aquela que não pode ser respondida com uma simples busca na internet.
  2. Oriente o processo de pesquisa, utilizando o roteiro disponível abaixo. 

Roteiro

  1. A partir da pesquisa, os alunos irão estruturar uma narrativa clara e concisa, em frases curtas que apresentam as ideias centrais e as evidências levantadas.
  2. Em seguida irão decidir qual a melhor maneira de apresentar o conteúdo: vídeo explicativo (sequência de imagens), animação, infográfico etc.
  3. Para cada trecho do texto, irão identificar possibilidades de tratamento visual e pesquisar as imagens necessárias. Isso deve ser feito em um roteiro, como o modelo que está na sessão de “materiais para a aula”.

Produção

  • A partir da pesquisa, os alunos irão estruturar uma narrativa clara e concisa, em frases curtas que apresentam as ideias centrais e as evidências

FECHAMENTO

Utilizar uma aula para apresentação dos materiais e análise de todo o grupo sobre as produções. Cada grupo deve se reunir com outro e assistir os respectivos vídeos. Proponha as seguintes perguntas:

Sobre o vídeo:

Você aprendeu alguma coisa assistindo o vídeo do outro grupo?

Do que você gostou no vídeo do outro grupo?

Como as informações foram apresentadas?

O que mais você ficou com vontade de saber depois de assistir ao vídeo?

Sobre o processo:

Como você trabalhou em equipe?

O que você achou mais fácil / difícil de fazer?

Criado por Mariana Ochs para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

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