Objetivos
A partir de exemplos práticos, ao final desta aula, o aluno ou aluna será capaz de avaliar a credibilidade de fontes encontradas online, utilizando ferramentas de avaliação de fontes da busca do Google e o protocolo PIER.
Roteiro de aula
A avaliação de fontes é parte essencial de uma pesquisa e o mecanismo de busca do Google conta com algumas ferramentas de avaliação de fontes que ajudam nesse processo. Este plano de aula foi desenhado para ser facilmente integrado a qualquer disciplina que exija dos alunos a realização de pesquisas online, em qualquer disciplina ou áreas do conhecimento.
A capacidade de avaliar a credibilidade das informações é fundamental para o desenvolvimento da leitura crítica de mídias. Ao aprender a utilizar as ferramentas de avaliação de fontes, os alunos começam a dar os primeiros passos nesse letramento.
Esta aula proporciona o desenvolvimento de habilidades práticas para a avaliação de informações a partir do uso de ferramentas e protocolos estabelecidos e incentiva os alunos a “interrogarem a informação”, refletindo sobre autoria, propósito, estratégias empregadas e interesses por trás de qualquer tipo de conteúdo que consomem e compartilham. A avaliação de fontes é uma competência transversal que beneficia todas as áreas do conhecimento, tornando-se uma ferramenta valiosa para a realização de pesquisas acadêmicas, bem como para a vida cotidiana dos estudantes.
Este plano de aula faz parte da coleção de recursos do projeto Craques da Busca.
ATIVAÇÃO (15 min)
Inicie uma conversa com os alunos, resgatando o que eles recordam da experiência da aula sobre busca eficiente. Destaque a importância de não só fazer uma boa busca, mas também avaliar as fontes das informações que encontramos como resultado dela.
Pergunte:
– “Por que precisamos avaliar as fontes dos resultados de nossa busca?”
Depois, proponha:
– “Suponhamos que fizemos uma busca sobre algum boato a respeito de uma doença infantil, e temos resultados de documentos dessas duas instituições, uma confirmando e a outra contradizendo o boato.”
Na sequência mostre o slide com as imagens de dois sites: da Academia Americana de Pediatria e do Colégio Americano de Pediatras.
Utilize a imagem que já está pronta no slide número 3 do plano de aula. Pergunte aos estudantes:
- “Há alguma diferença entre esses dois sites?’’
- “Qual vocês avaliam que teria o conteúdo mais confiável?”
- “O que faz você dizer isso?”
Dê a eles 2 minutos para discutirem as hipóteses e motivos em pares. Se alguém chegar à conclusão correta, explore-a. Se não, revele o que cada instituição/site representa a partir da imagem que está no slide número 4 do plano de aula.
Agora, chame a atenção para fatos que esse exemplo ilustra: dependendo da fonte…
- a informação pode estar sujeita a recortes ou vieses que atendem a determinados interesses – e, portanto, pode ter sido fabricada, manipulada ou descontextualizada;
- e de como a narrativa é construída (e por quem), ela pode destacar ou silenciar vozes.
Encoraje os alunos a refletirem sobre as consequências de utilizarem conteúdo sem avaliar a fonte. Peça que compartilhem experiências pessoais sobre informações duvidosas online e como reagiram ao encontrá-las.
DESENVOLVIMENTO
Como avaliar fontes – Ferramentas busca + Protocolo PIER (15 min)
Resumindo: a pergunta mais importante que devemos fazer ao pesquisar algo é: “Quem está por trás dessa informação?”
Para orientar a nossa reflexão sobre os resultados da busca, podemos utilizar a ferramenta de avaliação de fontes da própria busca e também recorrer a protocolos como o PIER (ou SIFT, em inglês), criado pelo pesquisador norte-americano Mike Caulfield, para estruturar nossa avaliação.
A sigla do protocolo PIER nos ajuda a lembrar de etapas que devemos seguir. Apresente o slide 6 do plano de aula e os que aparecem na sequência, detalhando a estratégia para avaliar a informação.
Navegue com eles pelas etapas do protocolo [um slide para cada uma], explicando e ilustrando com os exemplos dos slides.
Durante essa navegação, serão exploradas também as seguintes funcionalidades:
- em INVESTIGUE – explorar a funcionalidade “sobre este resultado” [slide 9]: explicando os três pontos […] de avaliação das fontes, que aparecem ao lado das URLs dos resultados das buscas.
- em RASTREIE – explorar a “busca reversa” de imagens [slide 12]: mostrando como fazer a busca reversa de imagens no Google Imagens.
DICA: Ao mencionar exemplos para as etapas do protocolo, estimule os alunos com perguntas provocadoras. E, para navegar por cada etapa do protocolo, siga as orientações das notas de cada slide.
Atividade prática em grupos (20 min)
Divida os alunos em grupos de três pessoas.
- Imprima uma Ficha do Protocolo PIER e uma das fichas do Passaporte de Busca, e distribua com um desafio diferente para cada grupo investigar;
- Peça que eles usem as estratégias do protocolo PIER e usem também as ferramentas demonstradas para avaliar a credibilidade das fontes nos resultados da busca e também a busca reversa.
(Você pode editar o passaporte para utilizar outros exemplos e referências que ache pertinentes para seu contexto/disciplina.)
FECHAMENTO (10 min)
Convide os voluntários dos grupos para compartilhar suas descobertas e processos de avaliação. Destaque a importância contínua da avaliação de fontes e a utilização das ferramentas aprendidas.
Peça aos alunos que compartilhem em um Drive (ou painel colaborativo como Padlet ou Wakelet) uma foto do passaporte juntamente com uma breve reflexão sobre algo novo que aprenderam na aula.
Materiais da aula
Para explorar mais
Um outro plano de aula oferece estratégicas básicas de busca que pode preceder essa aula.
- Os seguintes vídeos aprofundam o assunto (lembre-se de ativar as legendas em português):
- Navegando a informação digital – Check yourself with lateral reading
- Em quem você pode confiar? – Who Can You Trust?
- Stanford History Education Group – Sort Fact from Fiction Online with Lateral Reading
- O que são e como reconhecer teorias da conspiração?
- Como reconhecer uma teoria da conspiração | Cultura (El País)
- Por que as pessoas acreditam nas teorias da conspiração, e como conseguir que mudem de opinião (El País)
- Explore o conceito de falsa equivalência neste vídeo do Porta dos Fundos.
Com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, aqui estão três exemplos de conteúdos que podem ser beneficiados com uma aula de busca online + avaliação de fontes:
Língua Portuguesa
- Análise crítica de textos jornalísticos e de mídia: Analisar criticamente fontes de informação diversas, incluindo mídias digitais, identificando diferentes pontos de vista e interesses subjacentes.
Ciências da Natureza
- Pesquisa científica e checagem de boatos: Distinguir entre boatos, informações jornalísticas embasadas e dados científicos, identificando possíveis vieses e conflitos de interesse nas publicações.
Geografia
- Interpretação de informações geográficas e dados ambientais: Analisar criticamente diferentes fontes de informação geográfica, considerando os interesses por trás das informações e sua veracidade.
Alinhar conteúdos de sala de aula com atividades de busca online intencional, combinada com a avaliação diligente das fontes de seus resultados, permite que seus alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e compreensão contextual, utilizando a internet como uma ferramenta de aprendizado ativa e integrada ao currículo.
DICA
Educador(a), para que você se sinta seguro(a) conduzindo essa aula, explore você o Protocolo PIER e realize previamente os desafios que irá propor aos alunos. É importante que você saiba navegar pelas estratégias mais avançadas da busca e pelas etapas do protocolo para poder identificar as dificuldades que eles venham a ter e facilitar a experiência com desenvoltura e empatia.
Recomendamos que essa aula seja precedida da aula “Como melhorar sua busca no Google“.
Criado por Soraya Lacerda para www.educamidia.org.br
Este material foi produzido com apoio do Google
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